sexta-feira, 28 de março de 2014

Lobão – Acústico MTV (2007)



Por Davi Pascale

Em 2007, João Luiz Woerdenbag Filho, finalmente se rendeu ao formato mais popular da MTV. Mesmo tendo realizado um dos melhores shows da série, a crítica torceu o nariz. Insistiam em ficar citando a incoerência artística, no lugar de analisar a qualidade do produto. Para quem não se recorda do fato, Lobão chegou a afirmar que achava o formato degradante e que não toparia participar da série. Os jornalistas acharam sua posição contraditória e passaram 90 % do tempo discutindo esse fato, no lugar de discutir a música apresentada. O cantor tentou se defender dizendo que a história é mutável e o que o formato havia mudado. Uma de suas principais criticas era de que os artistas, até então, da nova cena não participavam da serie. E também reclamava dos álbuns serem meramente releitura de hits. Nesse sentido, realmente havia mudado. 

De todo modo, não estou dizendo que a mudança de postura não devesse ser discutida. Acho até justo uma vez que ele utilizou a expressão 'nunca' na época da declaração. Estou dizendo que terem se focado apenas nisso é sacanagem. Sem contar que quando os artistas que são protegidos da mídia fazem cagada, ninguém fala nada. Por exemplo, quando o Roberto Carlos gravou o mesmo programa e proibiu a MTV de transmiti-lo. Vários jornalistas passaram a mão na cabeça. Roberto realmente é um grande artista. Tenho enorme respeito, mas achei a atitude lamentável. Ele já conhecia o contrato que tinha com a Globo há décadas, por que topou? 
Há alguns pontos para serem analisados. O cara realmente lutou muito para que ocorressem mudanças na indústria fonográfica brasileira. Começou com a onda de lançar CD em banca de jornal (estratégia que depois foi imitada por Blitz, Supla e Titãs), conseguiu a numeração de discos (o que possibilita que o artista tenho um controle maior do quanto precisa receber por vendas, além de dificultar que as gravadoras enganem o público) e esteve por tras da Revista OutraCoisa que ajudou a chamar a atenção de artistas como Vanguart e Cachorro Grande, além de terem lançados trabalhos de artistas renegados pelas gravadoras como o mutante Arnaldo Baptista e o grupo baiano Cascadura. Tentou derrubar os jabás nas rádios (ainda presentes). Pode parecer pouco, mas não é. Ainda mais quando se está praticamente sozinho na luta...
Sua carreira foi marcada por polêmicas. Não apenas nas palavras, mas também nas atitudes. Lobão largou a Blitz no auge do sucesso por não concordar com o rumo das coisas (talvez esse seja um dos poucos casos onde o termo ‘divergência’ não seja utilizado com o intuito de esconder a sujeira) e provocou a fúria de milhares de fãs do heavy metal ao subir ao palco do lado de uma escola de samba durante o Rock In Rio 1991, onde foi escalado para tocar na noite do heavy metal depois do Sepultura. O cantor pretendia demonstrar que o peso da percussão dos sambistas poderia ser maior do que dos ícones do metal. A galera não deu nem chance. Atacaram tudo que tinham direito na cabeça do musico, que interrompeu a apresentação na terceira faixa. Parece que Lobão está certo quando diz que a história é mutável. Atualmente vários artistas de heavy metal utilizam instrumentos percussivos e os headbangers acham o máximo! Qual a diferença entre tocar com a Bateria da Mangueira e o Tambour Du Bronx?
Trabalho vencedor do Grammy Latino foi ofuscado pelo ataque da imprensa
  
As críticas negativas prejudicaram o desempenho do programa. Se o especial não serviu para leva-lo de volta às paradas (como aconteceu com os Titãs e o Capital Inicial), ao menos serviu para mostrar à nova geração que Lobão é muito mais do que um rapaz de opiniões fortes, muitos mais do que um cara sem papas na língua.
Lobão optou por dar ênfase à canções que acreditava que mereceria maior destaque. Das 18 faixas, apenas 7 eram grandes sucessos. Poderia muito bem ter feito um álbum com os hits, assim como fez seu ex-companheiro do Vimana, Lulu Santos. Tem material para isso. Vários de seus grandes sucessos ficaram de fora. Alguns exemplos? “O Rock Errou”, “Vida Bandida”, “Panamericana”, “Vida Louca Vida”, Chorando no Campo”, “Cenas de Cinema”, somente para citar alguns. E, o pior de tudo, é que funcionou. E incrivelmente bem. Para mim, é um dos melhores acústicos da série. A apresentação é inspirada e os arranjos são fantásticos. Mesmo!
Podem até discutir suas atitudes, mas há duas características do artista que ninguém pode negar: ele realmente é um bom músico e é inteligente pra caralho. Essa inteligência fica explicita nas letras de várias de suas canções. Como exemplo poderia citar “El Desdichado II” (onde a versão acústica consegue superar a versão original) e “A Vida É Doce”. O lado bom músico? Basta analisar seu trabalho com um pouquinho de calma. Seja seu trabalho como baterista da Blitz, seja no seu lado hitmaker ou ainda na segurança com a qual toca sua guitarra nas apresentações.
A única coisa que me deixa chateado é perceber como ele fala com desdém de sua obra dos anos 80. Nesse show, deixar as músicas de lado realmente foi uma opção. Já tive a oportunidade de assisti-lo ao vivo e no dia ele tocou tudo que eu esperava ouvir, mas nas entrevistas ele tende a criticar o seu período de maior popularidade e inclusive a cena da época. Cena que ajudou a desenhar, seja tocando bateria com a Blitz ou com a Gang 90, seja ouvindo músicas suas nas vozes de outros artistas (como Marina Lima e Cazuza), seja ouvindo sua própria voz nas rádios. Parece que a raiva que ele tem do sistema fez com que ele pegasse raiva do que produziu quando esteve dentro do sistema. Tudo bem... Concordo que tinha bastante artista de segunda linha nas rádios, mas qual geração não teve isso? Tirando esse fato, minha única reclamação é que ele tem lançados poucos discos. Lobão, estamos à espera de novo material brother!

Faixas:
01)   El Desdichado II
02)   Essa Noite, Não
03)   Decadence Avec Elegance
04)   Bambina
05)   Vou Te Levar
06)   Quente
07)   Por Tudo Que For
08)   Noite e Dia
09)   Me Chama
10)   Você e a Noite Escura
11)   A Queda
12)   A Vida é Doce
13)   Pra Onde Voce Vai
14)   O Misterio
15)   Canos Silenciosos
16)   Blá Blá Blá ... Eu Te Amo
17)   Corações Psicodélicos
18)   A Gente Vai Se Amar