sábado, 18 de abril de 2015

Frantic Amber – Burning Insight (2015)

Por Rafael Menegueti

Frantic Amber - Burning Insight
O primeiro disco dessa banda formada na Suécia finalmente foi lançado mundialmente nessa semana. “Burning Insight” era aguardado por fãs de death metal melódico a um bom tempo. Isso porque o Frantic Amber já vinha chamando atenção na cena com seu EP de estreia, “Wrath of Judgement” (2010), além de alguns singles, mas faltava o primeiro full-lenght. Não falta mais. Tudo bem que o disco já havia sido lançado na Suécia no ano passado, mas ele não havia saído de lá, nem em versões digitais. Portanto só nesta sexta-feira o álbum chegou aos ouvidos do resto do planeta.

A primeira vista o Frantic Amber pode parecer uma banda manjada. Um quinteto que faz death metal vindo de Estocolmo, claramente influenciado por outros nomes conhecidos dessa mesma cena, como In Flames, At The Gates e, a mais clara das influências, o Arch Enemy. Mas observando de perto percebemos as singularidades da banda.


O grupo é quase todo feminino, a não ser pelo baterista colombiano Mac Dalmanner, que abusa do pedal duplo e imprime um ritmo acelerado e coeso. Os vocais guturais da dinamarquesa Elizabeth Andrews são ferozes e sombrios, e se assemelham muito ao estilo de Angela Gossow por serem bem graves. A diferença é que Elizabeth também faz uso da voz limpa em certos momentos, mais especificamente nas faixas “Drained” e “Awakening”, e ela soa mais clara e compreensível do que a vocalista na qual ela claramente se espelha.

A dupla de guitarras, formada pela japonesa Mio Jäger e pela sueca Maria Siebecke, é bem entrosada e varia de momentos mais técnicos e cadenciados, como nas faixas “Bleeding Sanity”, “Wrath of Judgement” e “Awakening”, para outros mais agressivos e caóticos, como em “Entwined” e no single “Ghost”. Os solos de guitarra são boas adições à musicalidade das canções. O baixo de Madeleine Gusberg completa bem o time da banda.

Ainda destaco a variedade que a banda mostra com “Burning Insight”, “Soar” e “Entwined”, que mostram a capacidade do grupo para fazer canções diversificadas sem perder sua própria identidade. O disco de estreia do Frantic Amber me parece uma boa mostra de uma banda que tem tudo pra se destacar na forte cena de death metal escandinava. Embora não seja inovadora, o grupo conseguiu mostrar identidade trazendo bons elementos de suas influencias com personalidade própria. Um bom começo que compensa a longa espera.


Nota: 8,5/10
Status: feroz

Faixas:
1. Intro
2. Burning Insight
3. Bleeding Sanity
4. Soar
5. Drained
6. Awakening
7. Entwined
8. Wrath of Judgement
9. Unbreakable
10. Destruction
11. Ghost