domingo, 4 de janeiro de 2015

Eric Clapton: MTV Unplugged Deluxe Edition 2 CD + DVD (2013)


Durante o mês de Janeiro, o Riff Virtual está de férias. Nesse período, estaremos reprisando algumas de nossas melhores matérias. A partir de 1 de Fevereiro estaremos de volta com matérias inéditas. Obrigado pelo apoio. Rock On!


  

Por Davi Pascale
Recentemente chegou ao mercado brasileiro essa edição de luxo do MTV Unplugged do Eric Clapton. Gravado em um período difícil para o musico, o concerto tornou-se um enorme sucesso e ajudou o ex-Cream a entrar em contato com a nova geração.

O show foi filmado em 16 de Janeiro de 1992 no Bray Film Studios em Windsor (Inglaterra) para uma plateia de 300 pessoas. Alguns marcos ocorreram. 5 novas músicas foram apresentadas, entre elas a hoje clássica “Tears In Heaven”. Além disso, Clapton voltava a tocar várias músicas sem o auxílio da palheta (algo que se tornou tradição em seus concertos após o especial). Sem contar que ele conseguiu algo impossível. Reinventou clássicos. Era bem capaz que muitos de seus fãs considerassem uma ousadia que ele recriasse os arranjos para hinos como “Layla”. Mas a verdade é que muitos passaram a preferir a versão do acústico após ouvir o resultado final. Tarefa para poucos. 

Como disse, Eric passava por um período negro. Em 21 de Março de 1991, seu filho de apenas 4 anos caiu do 53º andar de um prédio. O garoto estava na casa de sua mãe, a atriz Lori Del Santo. Clapton estava de férias quando recebeu a notícia por telefone. As 5 novas músicas apresentadas – “The Circus Lef to Town” (depois abreviada par “Circus”), “Signe”, “Lonely Stranger”, “My Father´s Eyes” e “Tears In Heaven” – foram escritas em homenagem à Connor. 

O musico optou por compor essas faixas como uma espécie de terapia. Uma tentativa de se recuperar da tragédia. “Circus” falava sobre a última noite que haviam passado juntos. “My Fathers Eyes” tinha uma ideia igualmente triste. O musico não havia conhecido seu pai e dizia que olhar nos olhos de seu filho era a experiência mais próxima que tinha dessa relação. Foi desse conceito que nasceu a letra. A instrumental “Signe” foi a primeira escrita após a morte do garoto e foi composta na tentativa de criar um samba. Algumas dessas faixas seriam registradas mais tarde no álbum Pilgrim.

Programa gravado em momento delicado ajudou o guitarrista a renovar seu público
O especial fez tanto sucesso que a MTV se viu na obrigação de criar uma segunda parte, 3 meses após a exibição do programa com as músicas que não haviam ido ao ar. Contudo, em Agosto de 1992 finalmente o CD chegava às lojas com todo o show. Bem, não exatamente todo, já que algumas músicas foram gravadas mais de uma vez e algumas (poucas) ficaram de fora. E é justamente esse o legal da reedição. O segundo CD é exatamente esse material: as já citadas “Circus”, “My Father´s Eyes” que haviam ficado de fora da versão oficial finalmente vêem a luz do dia, assim como a também esquecida “Worried Life Blues”.  

No primeiro disco e no DVD temos a apresentação clássica de aproximadamente uma hora com Eric Clapton fazendo um cruzamento do blues com suas bonitas baladas. Nos brinda tanto com releituras únicas como “Before You Accuse Me” e “Nobody Knows When You Were Down And Out” quanto com faixas de seu repertório como a não menos cativante “Running On a Faith”. Como curiosidade vale citar que “Rolling and Tumbling” não fazia parte do script, nascendo de um improviso entre os músicos e que um dos violões utilizados pelo rapaz nessa apresentação foi leiloado em 2006 pelo singelo valor de 791.500 dólares.

O vídeo traz excelente qualidade de imagem e além do show, traz uma verdadeira perola aos fãs: o ensaio final do concerto registrado algumas horas antes da gravação, sem cortes, sem remakes. O que mais um fã de Clapton poderia querer?

Nota: 10/10
Status: Clássico 

Faixas:

CD + DVD: 

      01)   Intro 
      02)   Signe 
      03)   Before You Accuse Me 
      04)   Hey Hey 
      05)   Tears In Heaven 
      06)   Lonely Stranger 
      07)   Nobody Knows When You Are Down And Out 
      08)   Layla 
      09)   Running On Faith 
      10)   Walkin´ Blues 
      11)   Alberta 
      12)   San Francisco Bay Blues 
      13)   Malted Milk 
      14)   Old Love 
      15)   Rollin´ & Tumblin´

CD Bônus:

01)   Circus
02)   My Father´s Eyes (Take 1)
03)   Running On Faith (Take 1)
04)   Walkin´ Blues (Take 1)
05)   My Father´s Eyes (Take 2)
06)   Worried Life Blues