sábado, 17 de outubro de 2015

Leaves’ Eyes – King of Kings (2015)

Por Rafael Menegueti

Leaves' Eyes - King of Kings
O Leaves’ Eyes é um ótimo exemplo de banda que encontrou um estilo o longo de sua trajetória no qual eles nunca vão decepcionar. A banda norueguesa/alemã chega ao seu sexto álbum de estúdio com uma forma excelente, traçado uma tênue linha entre o folk e o metal sinfônico com muita coesão. “King of Kings” traz novamente os vários elementos que vem fazendo a banda um dos destaques da cena, e também uma das referências.

Em suas composições, a banda abraça o tema da cultura nórdica e busca inspiração em influências bem diversificadas para definir sua fórmula. Se lembrarmos que o grupo é formado pelos mesmos integrantes do Atrocity, mais a vocalista Liv Kristine, fica fácil percebermos de onde vem a pegada que a banda insere em seus momentos mais pesados. Se no Atrocity a banda usa uma sonoridade death mais brutal e veloz, no Leaves’ Eyes a ideia é impregnar as melodias sinfônicas com peso na medida certa. O poder da voz de Liv, ex-vocalista da banda de gothic metal Theater of Tragedy, é um dos principais alicerces da banda, que se distanciou do lado mais gótico de sua origem, o que combinou muito mais com a proposta.

Alexander Krull, líder e responsável pelos vocais guturais na banda, vem cada vez mais se fazendo presente nessa fórmula. Se nos primeiros trabalhos, ele aparecia ocasionalmente deixando a voz de Liv se sobressair com as melodias, nos dois últimos álbuns, “Symphony of the Night” e principalmente nesse novo, ele vem equilibrando e participando mais nos vocais. Isso fez com que as canções ganhassem um peso a mais, mesmo que o diferencial ainda sejam os arranjos sinfônicos. Outro elemento que ganhou ainda mais ênfase foram os corais, bem mais presentes em refrães e passagens das canções, tornando elas ainda mais memoráveis. O novo guitarrista, Pete Streit (ex-Elis), fez sua primeira participação em um disco da banda conseguindo deixar um pouco de sua marca na ótima execução dos riffs e solos.

Os membros do Leaves' Eyes
Com barulhos de natureza e instrumentos de percussão e flautas como introdução na faixa “Sweven” (que conta com o filho do casal Liv e Alex, Leon Krull, pronunciando versos em norueguês), a banda ambienta o clima que está por vir. A faixa-título vem em seguida com um forte uso do coral no meio da melodia sinfônica. Um pouco mais de ênfase na guitarra e um riffs mais presente tornam “Halvdan The Black” uma das mais pesadas do disco. O single “The Waking Eye” traz a melodia radiofônica típica que o estilo pede. Já em “Vengeance Venom” a melodia folk encontra elementos de power metal que tornam a faixa uma das melhores do disco.

O disco também traz duas participações especias pontuais. Simone Simons (Epica) aparece em “Edge of Stell”, outro grande destaque do álbum. Já a vocalista do Wardruna, Lindy Fay Hella, aparece em “Blazing Waters”, faixa mais longa do disco, que oferece uma bela mistura de todos os elementos presentes ao longo do trabalho. “King of Kings” acerta por ser um disco onde a banda fornece aquilo que faz de melhor, dando ainda um passo a frente do que foi apresentado em seu antecessor. Um disco que, com certeza, os fãs do Leaves’ Eyes irão aproveitar muito.


Nota: 8,5/10
Status: equilibrado e empolgante

Faixas:
01. Sweven
02. King of Kings
03. Halvdan the Black
04. The Waking Eye
05. Feast of the Year
06. Vengeance Venom
07. Sacred Vow
08. Edge of Steel (feat. Simone Simons)
09. Haraldskvæði
10. Blazing Waters (feat. Lindy-Fay Hella)