terça-feira, 28 de outubro de 2014

Paralamas do Sucesso – 30 Anos: Multishow Ao Vivo (2014)



Por Davi Pascale

Os Paralamas do Sucesso estão comemorando 30 anos de estrada. Para celebrar a data, soltam no mercado seu oitavo álbum ao vivo, contendo os melhores momentos do show realizado no Citibank Hall do Rio de Janeiro, no final do ano passado.

Na apresentação, o trio resgata sua essência. Nos primeiros anos; Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro faziam um show extremamente simples. Somente os três no palco esbanjando energia e mostrando ao publico seu pop/rock mesclado com ska. Aos poucos foram introduzindo novos elementos e deixando seu som cada vez mais particular. Podemos dizer, sem medo de errar, a influência da música afro e da MPB em Selvagem! e a presença dos metais em Bora Bora. Nos shows, os metais ganhavam destaque e cresciam em intensidade, conforme deixou explícito o (bom) Acústico MTV e o (excepcional) Vamo Batê Lata Ao Vivo. Nesse novo registro, contudo, os metais aparecem quase nada e a guitarra volta a ganhar volume dando um ar mais rock n´ roll ao espetáculo.

Desde que sofreu o acidente com o ultraleve em 2001, o musico Herbert Vianna foi afetado. Fisicamente e musicalmente. Preso à uma cadeira de rodas, Herbert não tinha mais o mesmo domínio que possuía antes da tragédia. Nem na guitarra, nem nos vocais. Embora sempre tenha se saído bem nos discos, nas apresentações o músico demonstrava que não tinha mais a mesma habilidade de outrora, embora sempre tenha se entregado inteiramente em cada performance. Isso ficava nítido nos shows com transmissões ao vivo. Embora haja algumas engasgadas aqui e acolá, sua performance agrada. A parte vocal, inclusive, está bem legal. Bi e Barone continuam com a eficiência de sempre.

Trio relembra musicas que marcaram sua trajetória

Outra mudança notável foi nos arranjos. Mais diretos e mais próximos às versões originais. Há inclusive, alguns pequenos medleys. Os Paralamas têm o costume de fazer citações de outros artistas durante o show. Aqui ela ocorre em “Vital e Sua Moto”, onde os músicos fazem citações de dois grandes hits do The Police: “Don´t Stand So Close To Me” e “Every Breath You Take”. Não surpreende a escolha de utilizar músicas do ex-grupo de Sting, uma vez que os criticos adoravam compara-los nos anos 80. Dois trios de rock com uma pegada comercial e forte influencia de ska e reggae invadindo as rádios, do que mais precisavam?

A qualidade de áudio é excelente. Escutando pelo fone, é quase como se estivéssemos no local presenciando o show. As falas foram quase todas cortadas, fazendo com que a apresentação ganhe um verdadeiro clima de festa. A sensação é quase como se estivéssemos participando de um evento de flashback. Hit atrás de hit atrás de hit atrás de hit....

O CD não traz o espetáculo inteiro. A edição em DVD conta com 10 musicas adicionais, trazendo mais canções da fase mais recente. O repertório escolhido para o compact disc prioriza a fase de ouro do trio (Cinema Mudo - Big Bang). Há algumas poucas músicas dos anos 90/00. Aquelas que são mais essenciais como "Uma Brasileira", "Lourinha Bombril" e "Ela Disse Adeus". Do mais, o que temos aqui são grandes clássicos revisitados como "Alagados", "Meu Erro" e "Óculos"; além de algumas menos óbvias como "Patrulha Noturna" e "Cinema Mudo". Três décadas depois, o trio carioca continua alegrando os brasileiros. Se na década de 80, Herbert era visto como um herói por conta da qualidade de suas composições, hoje pode ser considerado um herói pela sua determinação em não abandonar a música e a (infinita) vontade de driblar seus problemas. Quanto ao disco? Uma cativante e emocionante volta ao passado.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Divertido e nostalgico

Faixas:
01) Alagados
02) Patrulha Noturna / Cinema Mudo / Ska
03) Mensagem de Amor
04) Cuide Bem Do Seu Amor
05) Busca Vida
06) Saber Amar / Romance Ideal
07) Quase Um Segundo
08) Meu Erro
09) Óculos
10) Lanterna dos Afogados
11) Ela Disse Adeus
12) Melô do Marinheiro
13) Uma Brasileira
14) O Beco
15) Lourinha Bombril
16) Aonde Quer Que Eu Vá
17) Caleidoscópio
18) Vital e Sua Moto / Don´t Stand So Close To Me/ Every Breath You Take