quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Velhas Virgens – Todos os Dias A Cerveja Salva a Minha Vida! (2014)





Por Davi Pascale

E o irreverente grupo Velhas Virgens chega à mais um álbum. Menos desbocados, mas mantendo a veia rock n´ roll, os caras soltaram um CD para roqueiro nenhum botar defeito. Quero ver qual é a desculpa agora para não tocarem a banda nas rádios...

Velhas Virgens = putaria, certo? Bem... nem sempre. É claro que é uma das temáticas preferidas tanto dos músicos, quanto dos seus fãs. E é claro que é um dos pontos altos do show. Entretanto, em sua discografia, já houve vezes onde eles pegaram mais leve nesse quesito. Com a Cabeça No Lugar é um bom exemplo e esse novo álbum também. Como o título entrega, o assunto principal é a bebida. Outro assunto típico e presente em todos os discos dos rapazes. E também as brigas entre casal (muitas vezes, por conta da bebida).

O novo trabalho abre com uma frase extraída da película A Banda Das Velhas Virgens, um dos últimos filmes de Mazzaropi. Local de onde foi retirado o nome do grupo. A primeira música é “Balada Para Charlie Harper”, uma singela homenagem ao personagem principal do seriado Two And a Half Men. Também pudera. O personagem é um músico que gosta da vida boêmia, passa cada noite com uma garota diferente e está sempre bebendo (álcool, é claro). Quer algo mais Velhas Virgens do que isso? “Pau No Meu Cu” vem na sequência com a sonoridade típica do Velhas, altamente influenciada pelo blues rock dos anos 70. Essas duas têm de tudo para se tornarem novos hinos do grupo.

Uma que tem de tudo para se tornar um ponto alto nos shows é “O Que Seria do Rock”, uma homenagem ao nosso tão amado gênero, onde Paulão se lembra de alguns personagens que foram fundamentais nessa historia. De Little Richard à Marilyn Manson. De Ney Matogrosso à Cazuza. Sacada genial!

Grupo solta trabalho com letras menos sacanas

No lado instrumental, traz um pouco de tudo que já foi realizado dentro da trajetória do Velhas. O blues aparece firme e forte em “Problemas Com a Bebida”, a sonoridade mais crua e direta, quase punk aparece em “Dedo-Duro, Puxa-Saco e Covarde”, o lado baladeiro surge em “Uma Lágrima no Rosto”. A música tendo sua cantora assumindo o vocal principal aparece em “Matadora de Aluguel”, enquanto o dueto entre Juliana e Paulão surge em “Sexy Hot”. Os arranjos mais ousados são os de “Kid Marreta”, onde cruzam o rock n roll com baião e a já citada “Matadora de Aluguel”, onde cruzam o rockabilly com o mariachi criando uma sonoridade de salloon. Essa também deve funcionar muito bem ao vivo. Ainda mais que a Juliana Kosso tem uma ótima presença de palco e dá pra ela brincar bastante (sem nenhum trocadilho) em cima dessa letra.

O guitarrista Alexandre Cavalo e o vocalista Paulão de Carvalho continuam sendo os principais compositores do Velhas Virgens. Entretanto, as portas não estão fechadas para a contribuição dos demais integrantes. O baixista Tuca Paiva divide os créditos de “Kid Marreta”, enquanto Roy Carlini assina sozinho “Você Foi Feita Pra Mim”. Todos Os Dias A Cerveja Salva A Minha Vida foi patrocinado pelos seus próprios seguidores, através do sistema de crowdfunding. Ainda que as letras estejam menos sacanas, o trabalho não decepciona. Pelo contrário, os caras entregaram um trabalho maduro, mantendo a essência da banda. Ou seja, rock n´ roll e diversão. O que seria do rock, sem Velhas Virgens?

Nota: 8,5 / 10,0
Status: Menos explicito

Faixas:
01)Balada Para Charlie Harper (Todos Os Dias A Cerveja Salva A Minha Vida)
02) Pau No Meu Cú
03) Meus Problemas Com a Bebida
04) Matadora de Aluguel
05) Dedo-Duro, Puxa-Saco e Covarde
06) Kid Marreta
07) Uma Lágrima No Rosto
08) O Que Seria do Rock
09) Eu Era Mais Feliz Quando Era Triste
10) Sexy Hot
11) Você Foi Feita Pra Mim
12) Rua da Golada