sábado, 22 de agosto de 2015

Iron Maiden: como o novo single já ganhou o mundo

Por Rafael Menegueti

A Donzela de Ferro está de volta 
Desde a semana passada os fãs de heavy metal não falam de outra coisa senão o novo single do Iron Maiden, “Speed of Light”. A música chegou e, tal qual o seu título, rapidamente conquistou os fãs antigos e novos, por uma serie de fatores que certamente foram bem pensados pela banda e sua equipe. Claro que só o fato de ser uma música nova do Iron Maiden já ajuda muito, mas paremos pra analisar alguns elementos que fizeram com que essa canção ganhasse ainda mais evidencia e tantos comentários.

A canção que foi escolhida como o primeiro single do novo e aguardado disco “The Book of Souls” tem jeito de hit. Ela tem a pegada característica do grupo, vocais vibrantes e um andamento animado. Segundo Bruce Dickinson, poderia até estar em “Piece of Mind”, de 1983. De fato sua escolha parece boa para chamar a atenção de um disco que promete. Primeiro ponto a favor do grupo.

Depois vem toda a expectativa em cima do novo álbum. Se o primeiro single já conseguiu causar tamanho impacto positivo, certamente os fãs ficaram ainda mais ansiosos por “The Book of Souls”, a ponto até de um falso vazamento ter rolado, com uma coletânea sendo colocada para download com o nome trocado pelo nome do disco, causando um belo de um alvoroço entre os mais apressadinhos.

A expectativa é grande demais. É um disco marcado pela historia de superação de Bruce Dickinson, que o gravou enquanto ainda estava com um tumor na língua, do qual ele anunciou estar curado recentemente. Além de que esse é o primeiro disco do Iron Maiden desde “The Final Frontier", de 2010, álbum que já havia sido muito bem recebido. Portanto, esse novo single reacendeu ainda mais a fome dos fãs pelo novo trabalho, já que esse primeiro aperitivo foi muito proveitoso.

Por fim, a grande cartada da banda ficou com o videoclipe. A ideia de uma animação com referencias a videogames e também de capas e clipes clássicos da banda ficou genial. Agradou os fãs antigos e chamou a atenção da garotada que se interessa por tecnologia e games. Com uma tacada só eles aproximaram as gerações e os trouxeram pro lado deles. Por isso é fácil dizer que o Iron Maiden é uma das melhores bandas do mundo. Eles sabem como entrar no jogo pra ganhar. Abram espaço porque eles estão por aí de novo, pra mostrar como se faz.