domingo, 18 de maio de 2014

The Unguided – Fragile Immortality (2014)

Por Rafael Menegueti

The Unguided - Fragile Immortality
Quando os vocalistas Roland Johansson e Richard Sjunnesson decidiram deixar o Sonic Syndicate e formar uma nova banda, era possível imaginar que esse novo projeto seguiria um caminho parecido de sua banda anterior. A entrada do guitarrista Roger Sjunnesson, irmão de Richard, e também ex-Sonic Syndicate, deixou essa pista ainda mais clara. A banda lançou “Hell Frost”, em 2011, e confirmou as expectativas. Tratava-se de uma banda que tentava resgatar a sonoridade pesada e agressiva do inicio do Sonic Syndicate. Os suecos haviam se desligado do antigo grupo para buscar uma sonorodade menos comercial, que havia surgido nos últimos discos da banda.

A nova banda agradou os fãs dos antigos membros do Syndicate, que agora dão prosseguimento ao trabalho lançando seu segundo álbum, “Fragile Immortality”, pela Napalm Records. Com uma abordagem moderna, que prioriza as guitarras e os sintetizadores, alem de dar prosseguimento aos temas futuristas abordados no primeiro disco, assim como no primeiro álbum do Sonic Syndicate, “Eden Fire”.

As canções seguem a mesma linha habitual das composições dos irmãos Sjunnesson. A mescla entre as guitarras pesadas, os efeitos de teclado e os vocais guturais seguem sendo as principais características do som da banda, que pode ser definido como um death metal melódico moderno. Os vocais limpos de Roland Johansson dão uma quebrada no peso, trazendo mais harmonia às músicas.

Os suecos do The Unguided
Faixas como “Enforced” e “Eye Of The Thylacine”, apesar de pesadas, tem melodias bem interessantes. O single “Inception”, que abre o disco, e a ótima “Granted” mostram uma banda bem mais afiada. Os músicos parecem mais maduros e o som bem melhor trabalhado. “Only Human”, outra música que faz referencia ao Sonic Syndicate, é outra faixa que se destaca no álbum, com um excelente refrão. O disco encerra com “Oblivion”, que tem ótimos arranjos de guitarra e teclados, alem de bons vocais, e “Deathwalker”, que conta com a boa e surpreendente participação do vocalista Hansi Kürsch, ídolo do power metal com o seu Blind Guardian.

O The Unguided não é uma banda pra qualquer um. Precisa curtir metal pesado, moderno e com uma abordagem mais simples, similar ao do metalcore atual, para gostar da banda. “Fragile Immortality” é um disco bem superior ao anterior da banda, e com certeza agrada aos fãs mais antigos dos músicos suecos. Pra quem se interessa por metal moderno, vale a pena conferir.

Nota: 7,5/10
Status: Moderno e pesado

Faixas:
1. Inception
2. Defector DCXVI
3. Granted
4. Eye Of The Thylacine
5. Unguided Entity
6. Carnal Genesis
7. Enforce
8. Blodbad
9. Only Human
10. Singularity
11. Oblivion
12. Deathwalker (Feat. Hansi Kürsch)
13. Unguided Entity (Zardonic Remix Bonus Track)
14. Deathwalker (Zardonic Remix Bonus Track)

15. When All The Seraphim Cry (Zardonic feat. The Unguided) (Bonus Track)