sexta-feira, 20 de maio de 2016

Collective Soul – See What You Started By Continuing (2015):



Por Davi Pascale

Depois de 6 anos sem lançar nada, os garotos de Georgia retornam com álbum extremamente inspirado. Seu melhor trabalho desde Dosage (1999).

Nos Estados Unidos eles ainda são bem sucedidos e vez ou outra colocam uma musica nas rádios. Aqui no Brasil, o grupo conseguiu destaque apenas nos seus 3 primeiros discos. Muitos ainda se referem à eles como “a banda que canta Shine”. O que é uma pena... A banda é muito legal!

Há quem acredite que tenham acabado à alguns anos. Na verdade, nunca pararam. O que acontece é que desde que se afastaram da Atlantic Records, seus discos pararam de ser distribuídos no Brasil. E o último trabalho lançado pela antiga gravadora foi uma coletânea. Então dá a falsa impressão para quem os acompanha de longe. Quem quiser algum de seus 4 últimos discos, terá que importar. Infelizmente...

See What You Started By Continuing traz o grupo de volta ao seu território. O álbum de 2009, conhecido como Rabbit, trazia o grupo apostando em uma sonoridade mais rock n roll, com guitarras mais sujas e bateria em maior evidência. O novo CD resgata a sonoridade de Collective Soul (1995). Ou seja, guitarras levemente distorcidas, sem presença de elementos eletrônicos (com aconteceu em Blender), melodia pop em evidência. A que mais se aproxima do disco anterior é o rock “Am I Getting Through”.

Grupo mantém sonoridade clássica em novo trabalho

Os irmãos Roland continuam comandando o grupo ao lado do velho parceiro Will Turpin. A bateria ficou a cargo de Johnny Rabb. Já é o quarto integrante à assumir as baquetas. Shane Evans, que tocava no período em que o grupo era popular por aqui, foi afastado em 2003 por estar abusando de drogas.  As guitarras solo ficaram a cargo de Jesse Triplett, o mais novo membro da banda.

“Exposed” começa devagar, com um dedilhado, antes de cair na sonoridade tradicional. O riff de guitarra, por alguma razão, me remeteu bastante ao Blur. “This” e “Life” contam com uma mixagem um pouco mais moderna, espírito parecido aos tempos de Dosage. “Confession” nos remete diretamente ao álbum auto-intitulado de 1995. Inclusive, o riff me lembrou bastante de “Simple”.

Suas baladas continuam marcando presença. “AYTA”, “Memoirs of 2005”, “Tradition” e “Without Me” seguem a tradição. “AYTA” e “Tradition” deixam o violão bem na cara. Assim como acontecia em “Maybe”.  “Without Me” conta com piano, orquestração e traz a influencia beatle de volta ao trabalho. Difere-se ao utilizar voz feminina por trás do backing, dando um ar meio gospel, no final da canção.

See What You Started By Continuing é um disco fiel às suas origens, recheado de canções fortes e deve agradar os velhos fãs do grupo. Se você curte ou curtiu o trabalho da banda, vá fundo!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Honesto

Faixas:
      01)   This
      02)   Hurricane
      03)   Exposed
      04)   Confession
      05)   AYTA (Are You The Answer)
      06)   Contagious
      07)   Life
      08)   Am I Getting Through
      09)   Memoirs Of 2005
      10)   Tradition
      11)   Without Me