sábado, 5 de julho de 2014

Timo Tolkki's Avalon - Angels of the Apocalypse (2014)

Por Rafael Menegueti

Timo Tolkki's Avalon - Angels of the Apocalypse

Um ano após nos trazer a primeira parte (na verdade última, lembram?) de sua trilogia em ópera metal, Timo Tolkki agora lança “Angels of the Apocalypse”, segunda parte de seu projeto Avalon. Pena que isso não signifique uma evolução no seu trabalho. Inconsistente e cheio de defeitos, esse disco nem de perto lembra o bom “The Land of New Hope”, lançado ano passado. Então vamos ao que interessa.

Primeiro, vale frisar que se uma coisa não ficou ruim nesse disco foram os vocais. Fabio Lione, Elise Ryd (única que havia participado do antecessor), Floor Jansen, David DeFeis (Virgin Steele), Simone Simons (Epica), Caterina Nix e Zachary Stevens (ex-Savatage, Circle II Circle) formam o time de vozes desse trabalho. De todos, o único que definitivamente não me agrada é David Defeis. A faixa onde ele canta, “Rise of the 4th Reich”, é de longe a mais fraca e estranha. Com guitarras mal mixadas e um vocal desastroso, ela é difícil de aturar.

Floor Jansen salva a fraca “The Paradise Lost” (que parece acabar de repente) e se destaca em “You’ll Bleed Forever” e “Design The Century”, que são boas músicas, apesar da falta de inspiração de Timo nas guitarras. “Neon Sirens”, cantada por Zak Stevens, é uma outra que poderia ficar melhor com um pouco mais de empolgação. Os solos e riffs parecem muito pouco para o potencial que a faixa teria. As faixas com Simone Simons no vocal (“High Above of Me” e “Angels of the Apocalypse”) também são interessantes, com bons arranjos orquestrais.

O guitarrista finlandês Timo Tolkki

Fabio Lione é outro que segura bem as faixas onde participa. “Stargate Atlantis” se salva com sua performance, e “Jerusalen Is Falling”, faixa que abre o disco, é uma das poucas realmente empolgantes. No demais, acho extremamente triste que um disco de um projeto de um guitarrista precise tanto dos convidados especiais para ser interessante.

Instrumentalmente o disco é bem confuso. Algumas faixas até possuem bons arranjos e rifs e solos bacanas, casos de “Jerusalen Is Falling”, “Design The Century” e “Angels of the Apocalypse”, mas o resto decepciona. Arranjos muito simples, guitarras baixas, um som que parece não ter a atmosfera comum em trabalhos de power metal. As mixagens são fracas e deixam o disco ainda menos empolgante. E isso é uma pena, pois esse trabalho realmente tinha potencial. Ao invés de avançar, ele regrediu. Agora é torcer para que a parte final da trilogia compense a falta de inspiração presente nesse disco.


Nota: 4/10
Status: Decepcionante

Faixas:
1. "Song for Eden"
2. "Jerusalem is Falling"
3. "Design the Century"
4. "Rise of the 4th Reich"
5. "Stargate Atlantis"
6. "You'll Bleed Forever"
7. "The Paradise Lost"
8. "Neon Sirens"
9. "High Above Me"
10. "Angels of the Apocalypse"