quarta-feira, 23 de abril de 2014

The Iron Maidens: Caught Somewhere In Tokyo DVD


Por Davi Pascale
Calma! Não escrevi errado o nome da banda. O artigo não se trata sobre a banda britânica liderada por Steve Harris. O assunto é a banda tributo ao Iron Maiden, formada apenas por mulheres. Kirsten “Bruce Chickinson” Roserberg, Linda “Nikki McBURRain” McDonald, Courtney “Adriana Smith” Cox, Nita “Mega Murray” Strauss e Wanda “Steph Harris” Ortis, montaram o grupo em 2001 na California (EUA). Em seu currículo já contam 3 discos e esse DVD ao vivo.
A banda alcançou proporções gigantescas.O que era para ser apenas uma homenagem aos seus ídolos acabou se tornando um negócio. Conseguiram tudo aquilo que as bandas iniciantes sonham. Receberam elogios de seus ídolos, dividiram o palco com grandes nomes do rock (Kiss, Danzig, Nightwish, Motorhead, para citar alguns). O repertório gira em torno daquela que é considerada a fase de ouro da “donzela de ferro” (The Number of the BeastSeventh Son of a Seventh Son). Algumas canções da fase atual e da fase iniciante da banda, no entanto, são lembradas. Não faltam no repertório canções como “Killers” e “The Wickerman”.
Muito bem já sabemos da popularidade que atingiram e no que se baseia o concerto. Agora vem o mais importante de tudo. O lado instrumentistas. Todo amante do rock n roll (sim, o Iron ultrapassa a barreira do público ‘headbanger’. Metallica não é o único que consegue isso) sabe do nível que a banda tem. Ame ou odeie, uma coisa é fato. Não há como negar a qualidade do conjunto britânico. Embora tenha lido algumas críticas às garotas, reconheço que gostei do que vi. É óbvio que elas estão distante do grupo original, mas não dá para chamar as garotas de curiosas. As canções são bem interpretadas. Inclusive na parte vocal, tarefa que não é muito fácil. Já vi muito marmanjo passar vergonha tentando cantar algumas músicas que elas interpretam aqui.
As garotas conseguiram dividir palco com medalhões do rock
Assim como o grupo original, elas mantêm uma teatralidade. Todos aqueles números marcantes estão aqui (a bandeira da Inglaterra, a presença do mascote, etc). Claro que tudo guardado às suas devidas proporções. Enquanto o grupo de Steve Harris tem profissionalizado cada vez mais o espetáculo, as meninas contam com uma simplicidade extrema: não há troca de instrumentos, a iluminação é simples, os trajes são simples, a gravação do DVD é simples. Porém, a simplicidade não prejudica nem o espetáculo, nem o filme.
Minha maior critica fica mesmo com a arte da capa. Parece mais capa de um filme pornô do que de um show de rock. Tirando isso, quem adquirir o  DVD, sem preconceitos e sem buscar comparações com o original, certamente irá se divertir. Principalmente os garotos (4 das 5 meninas são bonitas). Agora é esperar por mais um lançamento e mais um concerto por aqui...
Faixas:
      01)   Opening
      02)   Die With Your Boots On
      03)   The Trooper
      04)   Flight of Icarus
      05)   Revelations
      06)   Killers
      07)   Wasted Years
      08)   Alexandr the Great
      09)   Losfer Words
      10)   The Number of the Beast
      11)   The Wicker Man
      12)   The Evil That Men Do
      13)   Hallowed Be Thy Name
      14)   The Prisoner
      15)   22 Acacia Avenue
      16)   The Phantom of the Opera
      17)   Run to the Hills
      18)   Moonchild (Bonus)