sexta-feira, 4 de abril de 2014

Kiko Loureiro – The White Balance (DVD)



Por Davi Pascale

Ídolo dos jovens guitarristas, o musico Kiko Loureiro lança seu primeiro DVD solo. O eterno guitarrista do Angra, acompanhado de músicos de primeira, deixa claro sua versatilidade enquanto instrumentista e nos entrega um vídeo bem profissional que deve agradar os amantes da música instrumental.

Já havia lido algumas resenhas do show onde os autores diziam que a apresentação havia sido marcada por confusões. Alguns reclamavam do artista ter repetido algumas musicas no dia. Não sei quantas gravações eles já presenciaram, mas quando se está registrando o espetáculo, esta tática, infelizmente, é comum. Já presenciei a gravação de 3 discos ao vivo e todos eles tiveram musicas sendo repetidas. As razões para esse tipo de atitude são diversas. Não tem muito a ver com ser bom musico ou não. Isso já fica nítido para o publico e para os críticos durante o show em si. Na maior parte do tempo, é por conta de falhas técnicas. Microfonia indesejada, acabou a fita da câmera, áudio ficou saturado por algum motivo etc. Erros de execução, os caras corrigem em estúdio. Sim, meus amigos, esta tática também é comum. Entretanto, se houve confusão no dia, isso não fica nítido para quem está assistindo ao DVD. 

Algo que eu considerei um erro, contudo, foi terem filmado a apresentação de um modo que deixasse nítido que vários assentos estavam vazios. Acredito que isso joga contra o artista. Poderiam pedir para aqueles que estivessem para trás, viessem para os assentos disponíveis mais à frente. Já vi gente reclamar de ter que assistir de mais longe, mas nunca vi ninguém reclamar de ter que assistir mais próximo. Daí bastava posicionar as câmeras de um jeito que pegassem até aquele ponto. Quem assistisse em casa, teria impressão de platéia cheia. Isso é tecnicamente possível. Aliás, fiquei triste de notar isso. Os ingressos na ocasião foram vendidos por um preço baixo e o rapaz é bem popular no meio. Tinha certeza que lotaria o local...

Musico passeia pelo jazz, pelo heavy metal e pela musica brasileira em seu DVD de estreia

A apresentação, ocorrida no Auditório do Ibirapuera, foi dividida em 3 atos: uma focando o material mais rock, outra focando um lado mais jazzístico e um set acústico ali no meio. Pelo material que li sobre os shows, percebi que ele inverteu o primeiro e o terceiro set no vídeo. Desnecessário. Poderia ter deixado na sequência exata. Um registro do set daquela ocasião. Os músicos mudam de uma parte para a outra. Kiko teve a preocupação de pegar músicos que estivessem acostumados com aquela linguagem especifica, o que faz com que o espetáculo mantenha o nível. Não tem aquela onda de ‘fulano manda bem no rock n roll, mas fica a dever nas musicas que não são do segmento’. Deve ter sido difícil ensaiar com todos esses caras, mas considero a escolha acertada.

O DVD começa com a parte roqueira. Além de Kiko, completavam o time Felipe Andreoli (seu parceiro do Angra), o excepcional Virgil Donati (Soul Sirkus, Derek Sherinian), seu irmão Zeca Loureiro e os percussionistas Eduardo Cubano (Jota Quest, Eduardo Costa) e DaLua (Nação Zumbi, Sheik Tosado). Aqui, o musico demonstra toda sua habilidade enquanto instrumentista, O rapaz faz, literalmente, sua guitarra cantar em um som que tem referencias claras de Joe Satriani e John Petrucci. Foram evidenciadas as canções dos álbuns No Gravity e Sounds of Silence. Curiosamente, o musico não executou nenhuma faixa de Fullblast e do projeto Neural Code durante o show. Não entendi a razão. São dois grandes discos. Seria o momento ideal para fazer um apanhado geral de sua carreira.

Já sua passagem com o Angra não passou batida. Rafael Bittencourt participa do set acústico interpretando “Late Redemption”. Justo, uma vez que 90% de seus admiradores são fãs do Angra. Nessa, fica claro que Kiko não nasceu para cantar, contudo gosto muito da voz do Rafael. Achei que o cara mandou bem. Nesse set, fica possível notar as influencia brasileiras de Kiko Loureiro, mas peca em dois aspectos. Um por ser muito curto. E outra razão é o guitarrista sozinho no palco quase que 100% do tempo. Sem duvidas, um puta músico, mas gostaria de ter assistido algumas musicas contando com uma percussão como complemento. Também seria interessante visualmente falando. Começaria com uma formação de banda. Depois ficaria somente ele. Voltaria os percussionistas. E, por fim, entraria o novo baixista e o novo baterista que certamente causaria um impacto no público. Nem precisaria os tais intervalos ocorridos no dia. Olha eu querendo palpitar nos shows dos outros, mas não seria má idéia, fala aí...

Rafael Bittencourt participa em "Late Redemption"

A terceira etapa é a parte jazzística. Saem do palco Andreoli, Donati e DaLua e juntam-se o pianista Yaniel Matos (Carlinhos Brown, Lenine), o baixista Carlinhos Noronha (Demônios da Garoa) e o baterista Jônatas Sansão (Michel Leme Trio). Aqui focam as composições de Universo Inverso. Os músicos mais uma vez dão uma aula de interpretação misturando suingue e técnica como poucos.

Os extras trazem um making of bem bacana (porém curto) e um video onde Kiko demonstra os equipamentos que utiliza (para quem é músico, é muito legal). Mesmo contendo uma ou outra falha, o resultado final é muito bom. A qualidade de gravação é excelente e certamente irá agradar seus fiéis e exigentes seguidores.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Diversificado

Faixas:

01)  Conflicted
02)  The Hymn
03)  Reflective
04)  Ray of Life
05)  Gray Stone Getaway
06)  No Gravity
07)  Dilemma
08)  El Guajiro
09)  Choro de Criança
10)  Giz
11)  Late Redemption
12)  Anastácia
13)  Ojos Verdes
14)  Samba da Elisa
15)  Beautiful Language
16)  Mãe D´Agua
17)  Pau-de-Arara