sábado, 20 de junho de 2015

Arven - Black Is the Colour (2013)

Por Rafael Menegueti

Arven - Black Is the Colour
Como um fã de metal sinfônico, as vezes acabo esbarrando em bandas que considero que mereciam um pouco mais de reconhecimento nesse meio. Uma delas é o Arven, banda alemã que tem apenas dois discos lançados, mas suficientes para comprovar a capacidade do grupo. “Black Is the Colour” é o segundo trabalho da banda, lançado em 2013.

A banda quase feminina (não fosse pelo baterista Till Fenden, único homem da formação) entrega composições com boa qualidade técnica, melodias cativantes e letras simples e pessoais. Ok, o cenário esta repleto de bandas que fazem isso, mas não considero isso problema nenhum, tendo em vista que o Arven faz o papel deles direitinho.

A introdução de “Believe”, faixa de abertura e carro-chefe do disco, já mostra a competência do trabalho. As guitarras de Anastasia Schmidt e Inez Thomé (a segunda infelizmente deixou a banda no ano passado) são bem alinhadas, o baixo de Lisa Lisa Geiß é bem presente, os arranjos de teclado de Lena Yatsula criam uma sustentação excelente para o resto da instrumentação e os incríveis vocais de Carina Hanselmann completam a receita de suas músicas em perfeita harmonia. Existe uma certa pegada, bem equilibrada com os trechos mais harmoniosos e melódicos.

A formação da banda hoje não conta mais com a guitarrista Ines (segunda a esq.)
Depois da bem elaborada “Don’t Look Back”, “Rainsong” aparece como uma das mais carismáticas canções da banda. A canção seguinte, “The One for Me”, traz um dueto de Carina com Stefan Schmidt, uma das vozes do Van Canto. Um bom destaque do álbum fica com a faixa “All I Got”, uma baladinha embalada principalmente pelo piano, mas com uma presença vocal de Carina, especialmente no refrão, que a tornam viciante. “My Darkest Dream” já traz um pouco mais de velocidade e força, especialmente nos riffs. A faixa seguinte é a instrumental “Cercle d’Emeraude”, quase uma exibição de técnica e musicalidade criada com arranjos de violino e ótimos temas de guitarra, numa levada com leve influencia folk.

O disco vai se aproximando do final com mais uma balada (ou semi-balada no caso), “In Your Dreams”, um pouco mais melancólica mas novamente evidenciando a beleza da voz de Carina. “Firesite Stories” tem um estilo mais épico e cadenciado. Mas a mais bem elaborada faixa do disco é mesmo a que encerra. “My Fall” tem intensidade, leveza nos versos, belos arranjos e potencia nos refrães e muita qualidade técnica. Ou seja, ela praticamente resume o que todo o disco trouxe. Uma banda que consegue fazer música competente e empolgante com composições simples e cativantes, algo perfeito pro estilo que se propõem.


Nota: 9/10
Status: Cativante

Faixas:
01. Believe
02. Don't Look Back
03. Rainsong
04. The One For Me
05. All I Got
06. My Darkest Dream
07. Cercle d'Emeraude
08. In Your Dreams
09. Firesite Stories
10. My Fall