quarta-feira, 1 de abril de 2015

Os Boatos do Rock

Por Davi Pascale

Hoje, será comum começarem a postar notícias sem pé, nem cabeça. Certeza que alguns de seus amigos irão tentar tapeá-lo por um breve momento. É o famoso “Dia da Mentira”. Mas o rock tem tanta história sem pé, nem cabeça, que não precisamos inventar nada. Para brincar com a data, resolvi lembrar de 5 boatos que rolaram no universo do rock. No ano passado, fizemos essa brincadeira. Mas são tantos e tantos casos que daria para fazer posts e mais posts. Por isso, apresento aqui 5 novos velhos casos. Confere aí...

Rod Stewart e a lavagem de estômago
Hoje, é comum inventarem boatos de morte, especialmente no Facebook. Durante muito tempo, vários artistas foram acusados de terem passado por lavagem intestinal por terem consumido grande quantidade de sêmen. No rock, o caso mais famoso foi o de Rod Stewart. A razão de tanta polêmica é que a notícia foi espalhada por um rapaz de sua equipe, Tony Toons. O rapaz cuidava da imagem pública de Rod e ficou irado quando foi despedido pelo cantor. Stewart estava casado com a atriz Alana Hamilton e o casal foi passar férias no Hawaii. Tony resolveu ir para lá e, assim que chegou, descobriu que o hotel estava lotado. Por conta disso, ficou no quarto onde estava hospedado o filho de Alana, até então com 7 anos. O rapaz resolveu ir para o bar do hotel e voltou de lá carregado. Na manhã seguinte, o cantor o demitiu. A vingança? O garoto espalhou para a imprensa que Rod Stewart havia passado por uma lavagem intestinal depois de ter praticado sexo oral para um bando de marinheiros em um bar gay de San Diego. Mais alguns artistas sofreriam com o boato durante os anos. Entre eles, Jon Bon Jovi, Elton John, David Bowie, Mick Jagger e Alanis Morissette.

Mama Cass morreu engasgada
Mama Cass era uma das cantoras do famoso grupo Mamas & Papas. Manja “California Dreamin´”? É dela mesma que estamos falando. Seu nome artístico na verdade era Cass Elliot, mas durante os anos, muitos passaram a se referir à ela como Mama Cass por conta do nome do grupo. A garota morreu em 29 de julho de 1974, aos 32 anos, vítima de parada cardíaca. Muito provavelmente, ocasionado por conta de seu peso. Ao lado de seu corpo foi encontrado um sanduíche. Foi o suficiente para que algum engraçadinho começasse a divulgar que a cantora havia morrido engasgada com um sanduiche de presunto. Os médicos alegaram que não havia restos de comida na traqueia. Mesmo assim, o boato ficou famoso e até hoje é comentado.

Kiss: Knights In Satan´s Service
Não é segredo para ninguém que fanáticos de igreja não gostam muito de roqueiros, certo? Vários grupos já foram perseguidos por fanáticos religiosos. E nos anos 70 foi a vez do Kiss. Um grupo de mães evangélicas resolveu protestar contra os rapazes por considerarem má influencias aos jovens, já que faziam um som pesado e tinham letras com conotações sexuais. As senhoras inventaram que o nome da banda era uma sigla que significava Knights In Satan´s Service. A confusão ocorria porque o logo da banda, criado pelo guitarrista Ace Frehley,  traz as 4 letras em maiúsculo. A razão era uma estratégia visual. Com um nome curto, utilizando apenas a primeira letra em maiúsculo não se cria impacto visual. Pode reparar que não há nenhum tipo de sinal entre uma letra e outra como ocorre nos logos de grupos como W.A.S.P. ou Ratos de Porão (RxDxPx). O nome, criado pelo Paul Stanley, sempre significou “beijo” e nada mais.

Keith Richards e a troca de sangue
Outro boato muito comentado é de que Keith Richards, guitarrista do Rolling Stones, teria trocado o sangue do seu corpo para se livrar das drogas. O boato surgiu de uma brincadeira do próprio músico. O guitarrista realmente passou por uma transfusão de sangue para se livrar de algumas impurezas, mas obviamente está longe de ter sido todo o sangue de seu corpo. O que ocorreu é que durante uma de suas entrevistas, o músico não aguentava mais ouvir os repórteres perguntando como havia se livrado das drogas e resolveu tirar um barato dizendo que havia trocado todo o sangue de seu corpo durante sua passagem pela Suíça. Muitos acreditaram e a história é comentada até os dias de hoje.

Jim Morrison estaria vivo
Essa é a história mais comum de todas. Toda vez que algum artista muito famoso morre, aparece algum infeliz para dizer que ele está vivo, vivendo escondido com outro nome. Até com o Michael Jackson já fizeram essa acusação. Jim morreu aos 27 anos, vítima de um ataque cardíaco (provavelmente causado pelo excesso de drogas). Muitos dizem que o corpo enterrado em Paris não é o dele e de que haveria forjado a morte para se livrar da vida artística. Chegaram até a comercializar um vídeo onde alegavam que ele estava vivendo em uma fazenda. O vídeo, obviamente, é fake.