terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Delain – Lunar Prelude EP (2016)

Por Rafael Menegueti

Delain - Lunar Prelude EP
2016 promete ser um grande ano para o Delain. A banda holandesa de metal sinfônico acaba de iniciar mais uma turnê norte-americana ao lado de Nightwish e Sonata Arctica, está preparando o seu quinto álbum de estúdio e ainda adicionou uma nova integrante para incrementar ainda mais o som. Para abrir caminho para o que virá, a banda lança o EP Lunar Prelude, que reúne algumas boas surpresas aos fãs.

Nesse EP a banda apresenta duas músicas inéditas, uma regravação, quatro faixas ao vivo e uma versão orquestral. Algo semelhante ao que foi feito em Interlude (2013), ou no CD bônus da versão deluxe de The Human Contradiction (2014). Tendo em vista que a banda já vinha preparando material novo há um tempo, era natural esperar que algum lançamento do tipo pudesse surgir enquanto o novo disco não chega.

O EP é inaugurado com duas faixas inéditas. Primeiro Suckerpunch, que dá a mostra da energia e melodia cativantes que a banda sempre emprega em suas músicas. Já é notório como a adição da guitarrista Merel Bechtold fez bem ao peso da banda, e como essa composição mostra um avanço maior na direção músical independente e única que a banda vem buscando em seus últimos lançamentos. Enquanto a primeira é mais enérgica, Turn The Lights Out é mais cadenciada. Mesmo não sendo exatamente uma balada, ela tem um ar mais de trilha pra músical, e uma melodia encantadora. Os vocais de Charlotte Wessels continuam hipnóticos e soando como massagem para os ouvidos, ao mesmo tempo que a bateria, agora a cargo de Ruben Israel, e as guitarras oferecem um peso que mantém a devida proporção entre metal e o “pop” das melodias.

Delain com a nova formação
Falando em melodia pop, a faixa Don’t Let Go, que apareceu originalmente como bônus em The Human Contradiction, reaparece em uma versão mais pesada, com mais ênfase nas guitarras, mas mantendo a levada animada da original. Em seguida o EP apresenta quatro versões ao vivo, todas do disco mais recente. Lullaby, que só passou a ser executada ao vivo mais recentemente, abre a sequencia e mantem-se próxima da versão de estúdio. Stardust, vem em seguida, na mesma levada. Here Come The Vultures é uma de minhas favoritas, mas sofre um problema. A faixa que abre o mais recente álbum da banda tem sua introdução retirada nas versões ao vivo, o que pra mim tira um pouco do brilho de uma das melhores canções do grupo. Army of Dolls encerra a sequência provando como a banda consegue manter um excelente nível em suas performances ao vivo.

O EP se encerra com uma faixa que é basicamente a extração dos arranjos sinfônicos de Suckerpunch, algo muito próprio para agradar fãs desse gênero no metal. Se Lunar Prelude, como o nome sugere, serve como um preludio pro que virá daqui pra frente, os fãs da banda podem ficar tranquilos. O Delain deve continuar com sua proposta diferenciada no estilo, ótimas composições e cada vez mais discos bem elaborados e empolgantes.


Nota: 9/10
Status: pra deixar ansioso

Faixas:
01. Suckerpunch
02. Turn The Lights Out
03. Don't Let Go
04. Lullaby (Live 2015)
05. Stardust (Live 2015)
06. Here Come The Vultures (Live 2015)
07. Army Of Dolls (Live 2015)
08. Suckerpunch Orchestra