segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Lulu Santos – Luiz Mauricio (2014)





Por Davi Pascale

Lulu Santos chega à seu 25º álbum mantendo sua veia pop e deve agradar seus velhos fãs. Um dos maiores hitmakers do país aposta em participação especial polêmica. Entretanto, aqueles que resolverem conferir o novo disco mesmo assim, irão se deparar com o mesmo artista de sempre: criativo, sempre contando com músicos competentes, arranjos alegres e gravação perfeita. Quem é fã, tem de tudo para curtir.

Talvez alguns de vocês não saibam, mas Lulu Santos começou a carreira tocando rock n´ roll. E não era uma bandinha qualquer, não. O Vímana, além de Lulu, contava com mais dois músicos que fariam carreira na década de 80 (Lobão e Ritchie), além de Patrick Moraz, tecladista do lendário Yes; e apostava em uma sonoridade progressiva. Infelizmente, tudo que nos restou desse grupo é o raríssimo compacto Zebra, vendido a preço de ouro nos sites de leilões por aí. Existe um LP desse período que permanece inédito e deve continuar assim por muito tempo, já que os músicos não sabem onde foi parar o material...

Embora sua carreira solo seja rotulada como pop, o rock vira e mexe aparece presente em seu trabalho. Seja no arranjo de “Hiperconectividade” (Liga Lá), na releitura de “Ando Meio Desligado” (Mutantes) ou na versão que fez de “Get Back” dos Beatles (“De Leve”). Sendo assim, não é nenhum crime comentarmos sobre o rapaz em nosso blog, certo?

Luiz Mauricio é dividido em 2 partes. A primeira com uma sonoridade mais dance e a segunda com uma sonoridade pop mais tradicional, digamos assim (já que os arranjos dançantes dele também podem ser considerados pop). É como se resgatasse um pouco de cada universo. Afinal, a primeira etapa de sua carreira (Tempos Modernos à Mondo Cane) apostava nesse universo pop rock mais cru; enquanto a segunda etapa (a partir de Assim Caminha a Humanidade) focava mais nessa sonoridade mais dance com batidas eletrônicas, scratches, efeitos de voz, etc. O título do disco acaba combinando com essa ideia. Afinal, ele gravou o disco como Lulu Santos, mas o intitulou de Luiz Mauricio. Foi com esse nome que ele iniciou sua carreira solo e gravou o raríssimo compacto Melô do Amor. É como se ele estivesse revendo toda sua trajetória.

Imagem da capa é do próprio músico aos 5 anos de idade

O álbum inicia com o remix da faixa “Luiz Mauricio” com um arranjo meio swingado que me remeteu muito à seus tempos de Anti Ciclone Tropical. “SDV” e o remix de “Sócio do Amor” já contam com uma sonoridade mais atual. Entretanto, o maior espanto para seus fãs é a canção “Michê”. Não pela letra. Apesar do título, a letra não tem baixaria (michê é um termo utilizado no meio da prostituição), mas pela participação especial do execrável Mr. Catra. O que será que deu na cabeça de Lulu Santos, um músico de primeiro escalão, convidar um artista de 40ª categoria como o Catra? Aliás, o cara não apenas canta como divide os créditos.

Lulu se demonstra atualizado não apenas nas sonoridades e nos convidados, mas também nos assuntos retratados. “SDV” significa “Segue de Volta” e fala sobre redes sociais, enquanto “Torpedo” fala sobre se relacionar através de mensagens de texto. “Agora como eu prometi. Um torpedo eu remeti. Pra ver se você sente o mesmo. Vou me aventurar no ar”.

“Drones” é a primeira faixa instrumental do CD e serve como um elo para a segunda etapa. A partir da já citada “Torpedo” temos a sonoridade clássica de Lulu Santos. Baixo marcantes, bateria swingada, guitarras oras dedilhadas, oras funkeadas com suas linhas vocais extremamente melódicas. A introdução de “Efe-se”, por algum motivo, me remeteu à “Sem Nunca Dar Adeus”. Já a balada “Lava-Jato” que conta com uma influência beatle possui uma melodia que nos remete aos seus tempos de Tudo Azul. “Blueseado” é mais uma faixa instrumental com um Lulu mais solto nas guitarras. Interessante, mas não dá dimensão de seu talento. Para quem não sabe, Lulu é um excelente músico. Quem quiser ter uma ideia do que é capaz nas seis cordas, recomendo recorrer aos seus shows mais antigos. As versões originais de “Luiz Mauricio” e “Sócio do Amor” encerram o CD de maneira animada. Essa última foi a primeira faixa divulgada do novo álbum. O lançamento da música ocorreu através de sua página do Facebook.

O disco conta com uma excelente qualidade de gravação e traz o músico à frente do projeto. Além de compor sozinho 7 das 10 músicas inéditas, o rapaz ainda comandou a parte de produção, direção musical e arranjos; além de ter gravado guitarra, violão e ukulelê. Sem dúvidas, um dos maiores talentos da nossa cena pop. Entre os músicos convidados estão Dadi (A Cor do Som) e o seu antigo parceiro Memê. O disco não é uma obra-prima e está longe de clássicos como Ritmo do Momento e Toda Forma de Amor, mas também está longe de ser um disco ruim e merece ser conferido por aqueles que têm uma mente mais aberta.

Nota: 7,0 / 10,0
Status: Animado e atualizado

Faixas:
      01)   Luiz Mauricio (DJ Memê Remix)
      02)   SDV (Segue de Volta)
      03)   Michê (Chega de Longe Bis)
      04)   Sócio do Amor (DJ Sany Pitbull e Batutinha DJ Remix)
      05)   Drones (Instrumental)
      06)   Torpedo
      07)   Efe-se
      08)   Fogo Amigo
      09)   Lava-Jato
      10)   Blueseado (Instrumental)
      11)   Luiz Mauricio
      12)   Sócio do Amor