segunda-feira, 16 de março de 2015

Helix – Bastard Of The Blues (2014):



Por Davi Pascale

Helix chega à seu décimo-terceiro álbum de estúdio. Contando com três integrantes da formação clássica, os canadenses devem agradar seus velhos fãs com trabalho despretensioso.

Os canadenses do Helix soltaram mais um disco no ano passado. Os caras nunca foram uma banda de mega-exposição, mas tiveram alguns pequenos sucessos lá na década de 80. No Brasil, seus trabalhos mais conhecidos são Walkin´ On The Razor´s Edge e Long Way To Heaven que chegaram a ser lançados em vinil por aqui, na ocasião. Dessa época, restaram o baterista Greg ‘Fritz’ Hinz, o baixista Daryl Gray e o vocalista Brian Vollmer. Nessa ocasião, os guitarristas eram Paul Hackman (que morreu no auge, devido à um acidente automotivo – a van que trazia os músicos de volta de um concerto em Vancouver tombou e o rapaz que estava sem cinto morreu) e Brent ‘The Doctor’ Doener, que chegou a retornar algumas vezes para o conjunto. Atualmente, completam a formação os músicos Chris Julke e Kaleb ‘Duckman’ Duck.

Como disse, logo acima, esse álbum é despretensioso. É um trabalho que os músicos fizeram pensando em agradar aos fãs. Aparentemente, não há uma pretensão de se voltar à mídia. Não se trata de um álbum de rock moderno. É um álbum de hard rock ao pé da letra, remetendo bastante ao som dos anos 80. A capa e o título não ajudam muito. A capa com um monstrinho segurando a guitarra pode passar a idéia de um grupo pesadíssimo, o que não é  o caso. Bastard of the Blues, embora seja título de uma canção, pode passar a idéia de um grupo de com uma forte influência do blues, o que também não é o caso. Há algumas referências ao gênero, porém bem sutis. As canções, contudo, são muito boas.

Esse novo disco, realizado com o intuito de comemorar 40 anos de estrada, apresenta 8 faixas inéditas, além da regravação de 3 velhas canções. Ao contrário da maioria dos conjuntos que apostam em regravar seus sons mais conhecidos, os meninos apostaram em regravar 3 canções que julgam não terem recebido a atenção merecida. São elas: “Axe to Grind”, “Skin In The Game” e “The Bitch Is a Bullet”.

Helix celebra 40 anos de banda com álbum de inéditas

A faixa-título apresenta bastante influência da sonoridade dos anos 70 na construção dos versos, onde a linha de bateria nos remete à “Nobody´s Fault” (Aerosmith). O refrão, contudo, já nos remete aos anos 80 com refrão chiclete e cheio de coros. A referência setentista volta a aparecer com tudo em “Sticks & Stones”. Tente ouvi-la e não se recordar de “Ballroom Blitz” (Sweet). O refrão é quase um plágio.

Como todo grupo do gênero, não poderia faltar a famosa balada, aqui representada por “All The Love Is Gone”. Provavelmente, a mais fraca do disco. Não tenho nada contra músicas mais lentas, mas parece não ser o forte dos caras. “Screaming At The Moon” e “Metal At Midnight”, por outro lado, são bem legais e devem funcionar bem nos shows.

A década de 80 pode ter sido a década perdida no sentido econômico (principalmente, no Brasil marcado por hiperinflação), mas no sentido musical foi bem bacana. Embora muitos massacrem os grupos daquela época, sempre curti bastante. As bandas possuíam uma energia e uma alegria que quase não se vê mais por aí. Retratava bem aquela idéia de diversão. “Winning Is The Best Revenge” se tivesse sido lançado como single naquele período, teria estourado. Bastard Of The Blues resgata esse sentimento de diversão, aquela inocência que estava perdida há um tempo. Certamente, não trará o grupo de volta aos holofotes, nem mudará o rumo do rock, mas sem duvidas, irá trazer ótimos momentos para quem deseja ouvir um bom disco de rock n roll.

Nota: 7,5 /10,0
Status: Divertido

Faixas:
      01)   Bastard of the Blues
      02)   Even Jesus (Wasn´t Loved In His Hometown)
      03)   Winning Is The Best Revenge
      04)   Screaming At The Moon
      05)   Metal at Midnight
      06)   Hellbound for a Heartbreak
      07)   When All The Love Is Gone
      08)   Axe to Grind
      09)   Skin In The Game
      10)   The Bitch Is a Bullet

      11)   Sticks & Stones