terça-feira, 4 de abril de 2017

Rush – 2112 40th Anniversary CD + DVD (2016):



Por Davi Pascale

Álbum clássico do Rush é relançado com material bônus. Contando com a presença de faixas ao vivo, material tributo e vídeo raro, o material diverte os fãs.

2112 é o quarto disco do Rush e o terceiro a contar com as baquetas do mestre Neil Peart. Quem é fã do trio canadense, já conhece esse material de cabo a rabo. Afinal, trata-se de um clássico dos rapazes. Quem não possui um exemplar, essa é a hora. Para celebrar os 40 anos do LP, os músicos retornaram o álbum às lojas acrescido de material bônus.

Como esse disco já é bem conhecido, não vou ficar falando muito sobre ele. É um trabalho que é meio que conhecimento obrigatório. Mas foi realmente sensacional reescutar esse material. Minha faixa preferida é a que dá título ao disco. 20 minutos de som (e você achou que só o Dream Theater fazia isso, né?), mas que passam rapidinho. A construção da música é perfeita, a execução também. E, sim, a remasterização está bacana. Mas vamos falar dos bônus que é o que importa...

A galera do Rush nunca teve o costume de gravar faixas para escolher depois. Eles gravam somente o material que vai para o disco, sendo assim não espere inúmeras faixas inéditas porque isso não existe. De todo modo, o material é interessante. Temos aqui, o anuncio de rádio da época, 3 performances ao vivo também da época, além de um mini tributo ao Rush. É isso mesmo! Temos outros artistas interpretando canções do Rush aqui. E, claro, do álbum em questão. As mais bacanas foram as versões de Dave Ghrol e Taylor Hawkins (Foo Fighters) - para “Overture”, registrando o que haviam feito em sua performance no Rock n Roll Hall of Fame - a de Steven Wilson e a do Alice In Chains. Os músicos não gravaram nota por nota, mas fizeram registros dignos. Ninguém acabou com a musica dos caras...

CAPA DO DISCO ORIGINAL

Para completar o material, temos um DVD muito bacana. Não é muito longo, pouco mais de uma hora, mas bem interessante. Temos a performance de “Overture” pela trupe de Dave Grohl, uma entrevista com Billy The Kid, uma banda de hardcore, dessas com pegada comercial descarada, que foi convidada para regravar a (ótima) “A Passage to Bangkok”. E o pior que a versão não ficou ruim, não. A entrevista foi muito bacana porque os garotos demonstraram um respeito enorme à galera do Rush.

Com relação ao Rush, temos uma entrevista bem bacana com Alex Lifeson (guitarrista) e Terry Brown (produtor do disco). Juntos, relembram de varias curiosidades sobre o LP. Comentando de faixas que tocaram poucas vezes ao vivo, das gravações, da construção das músicas, da foto escolhida para contracapa, do conceito do álbum. Dura em torno de 20 minutos apenas, mas traz depoimentos curiosíssimos.

Como se não bastasse, nos brindam com 30 e poucos minutos de uma apresentação da época. Mais precisamente na Capitol Theatre. No set, consta a faixa-título do então novo álbum, 2 sons de Caress Of Steel, 2 sons de Fly By Night e um do debut. A qualidade de imagem não é espetacular, mas vale pela história e também pela qualidade da performance. Item obrigatório!

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Obrigatório

CD 1:
Faixas:
      01)   2112:     Overture
The Temple Of Syrinx
Discovery
Presentation
Oracle: The Dream
Soliloquy
Grand Final
      02)   A Passage to Bangkok
      03)   The Twilight Zone
      04)   Lessons
      05)   Tears
      06)   Something For Nothing

CD 2:
      01)   Solar Federation
      02)   Overture – Dave Grohl, Taylor Hawkins and Nick Raskulineckz
      03)   A Passage to Bangkok – Billy Talent
      04)   The Twilight Zone – Steven Wilson
      05)   Tears – Alice In Chains
      06)   Something For Nothing – Jacob Moon
      07)   2112 – Live at Massey Hall 1976 Outtake
      08)   Something for Nothing – Live at Massey Hall 1976 Outtake
      09)   The Twilight Zone – Live 1977 Contraband
      10)   2112 1976 Radio AD

DVD:
      01)   Live At Capitol Thatre 1976:      Bastille Day
Anthem
Lakeside Park
2112
Fly By Night
In The Mood
      02)   Overture – Dave Grohl, Taylor Hawkins and Nick Raskulineckz
      03)   A Passage to Bangkok – Behind The Scenes with Billy Talent 
      04)   2112 – 40 Years Closer A Q&A with Alex Lifeson and Terry Brown