sábado, 12 de julho de 2014

Ozzy Osbourne: Suicide Solution





Por Davi Pascale

O caso suicide solution é mais uma dessas histórias inusitadas do rock n´ roll. A música levou Ozzy Osbourne à corte. Em 24 de Outubro de 1984, John McCollum, um jovem de 19 anos que vivia na California, se matou com um tiro deitado em sua própria cama. Os pais do garoto entraram no quarto, encontraram o LP Blizzard of Ozz rodando em seu toca-discos e  resolveram mover uma ação contra Ozzy. Acreditem, se quiserem.

Muitas são as lendas envolvendo o universo musical. Acreditem ou não, até mesmo Xuxa e Ivete Sangalo já foram acusadas de terem ligações com Satan. O cantor britânico se defendeu dizendo que a letra era exatamente o oposto. Que era uma canção anti-suicida e quem duvidasse disso, deveria ler a letra impressa no encarte dentro do disco. A letra realmente não fala de suicídio. Trata-se de uma homenagem à Bon Scott, vocalista do AC/DC, morto durante um coma alcoólico. Solution, tem dois significados na língua inglesa: “solução” ou “mistura”. E nesse caso, deve ser traduzido como 'mistura'. Ou seja, a tradução correta seria 'Mistura Suicida'. 

O IBAR (The Institute for Bio-Acoustic Research), analisou a música - na época da acusação - e encontrou mensagens subliminares. A partir daí, a história virou palhaçada total. A cada dia surgia uma versão diferente da tal frase. Alguns diziam que estava gravado "get the glass, shoot" (pegue o vidro, corte-se), outros "get the fucking gun" (pegue a porra da arma) e " let yourself go" (liberte-se). Os mais radicais diziam escutar algo como "get the gun, get the gun, shoot, shoot, shoot, shoot" (pegue a arma, pegue a arma, atire, atire, atire, atire). Ozzy ironiza ao ouvir as insinuações "Bem, eu não teria uma carreira muito promissora se eu matasse todos que compram meus discos, né?". 

Ozzy foi acusado de incentivar suicidio de jovem

Realmente essa historia de rodar disco ao contrario, que o pessoal de igreja adora, não tem o menor sentido. Porque algum artista, que depende dessas pessoas para se manter na ativa, vai gravar mensagens subliminares em seus discos incentivando que essa pessoa faça algo ruim? O que isso traria de positivo para o artista? A provocação de Ozzy Osbourne tem mais sentido do que as acusações contra ele. Fato!

Se você acha que esse é um caso bobo, que ele consegue se safar facilmente, engana-se. O processo durou até 1988 quando o cantor foi inocentado por falta de provas (ah vá...). Vale lembrar, como curiosidade, que o riff de "Suicide Solution", composto por Randy Rhoads, foi inspirado em uma canção do Quiet Riot chamada "Force of Habit". Antes que alguém tenha a infame idéia de acusá-lo de plagio, gostaria de lembrar que antes de tocar com Ozzy, o garoto fez parte da banda de Kevin DuBrown e foi ele quem gravou a tal faixa. Se você acha que o pessoal desistiu de acusar músicos de rock de terem influencias negativas na juventude, vá sonhando. Esse é apenas um dos inúmeros casos onde um artista foi acusado de incentivar alguém que ele nem conhecia a fazer algo negativo. Com o tempo, relembraremos mais alguns casos memoráveis.