sábado, 19 de julho de 2014

Capas de discos: Veja algumas curiosidades sobre elas no rock

Por Rafael Menegueti

As repetições de padrões

Algumas bandas costumam adotar padrões que se repetem nas capas de seus álbuns. E o motivo é muito simples: identidade. Não se trata apenas de criar um logo. As bandas criam mascotes, inserem elementos que se tornam marca registrada em cada uma das capas. E se alguma vez eles deixarem essas marcas de lado, pode ter certeza que os fãs irão estranhar.

O famoso Eddie, mascote do Iron Maiden
Os mascotes são um dos artifícios mais populares. Se você conhece Iron Maiden, por exemplo, automaticamente se lembra de Eddie, que é presença garantida em tudo que a banda estampa, principalmente suas capas. Muitas bandas possuem mascotes, que aparecem com certa frequência em suas capas. O Avenged Sevenfold tem a Deathbat, que aparece na arte de todos os discos (apenas o primeiro não o possui na capa). Motorhead, Misfits e varias outras bandas também fazem uso de mascotes, mas creio que esses dois primeiros exemplos sejam os mais usados nas capas dessas bandas.

Avenged Sevenfold - Waking the Fallen
Outros exemplos de repetição: Os noruegueses do Sirenia sempre incluem uma figura feminina em suas capas. O nome da banda significa “sereia”, e isso fez com que em três oportunidades a banda escolhesse usar esses seres nas capas: no seu debut “At Sixes and Sevens”, no EP “Sirenian Shores” e no mais recente disco “Perils of the Deep Blue”. Todas as capas do Stream of Passion contam com a presença da vocalista da banda, Marcela Bovio. Em todas as capas do As I Lay Dying vemos caveiras (a única exceção foi “Shadows Are Security”). E se não tiver uma imagem violenta, sangrenta e horripilante, não é uma capa do Cannibal Corpse.

Sirenia - Perils of the Deep Blue
As censuras

Falando do Cannibal Corpse, lembramos logo das censuras que a banda sofre. Até porque é meio difícil não causar espanto quando se ilustra seus discos com desenhos de corpos mutilados e demônios devorando carne humana. E nem é difícil imaginar que isso causou o banimento da banda em alguns países, como a Austrália. Sem falar no banimento de parte de sua obra na Alemanha por esse motivo (alem da temática das letras). A banda foi proibida até tocar músicas de vários de seus discos por lá.

Cannibal Corpse - The Wretched Spawn
O Guns ‘N Roses tambem passou por isso com seu disco “Appetite for Destruction”. A capa original era uma ilustração que fazia referencia a um estupro (por um robô!). A banda teve de mudar a capa nos EUA para não sofrer boicote das lojas. Até a MTV ameaçou boicotar a banda.

Guns 'N Roses - Appetite for Destruction
Da pra imaginar também que o Iron Maiden teria problemas ao fazer Eddie assassinar a premiê britânica Margaret Thatcher na capa do single “Sanctuary” (1980). Ou que ninguém entendesse a nudez de John Lennon e Yoko Ono na capa de Two Virgins como artística. Assim como a nudez da jovenzinha de “Virgin Killer”, do Scorpions. Outras bandas que chegaram a ser censuradas foram o Pantera, Beatles, Rolling Stones e Jimi Hendrix.

Iron Maiden - Sanctuary (single)

As idéias criativas

Velvet Underground & Nico
O ícone da pop-art Andy Warhol criou a capa clássica do disco “Velvet Underground & Nico”, da banda de mesmo nome. A banana era um adesivo, que podia ser descolado revelando a fruta com coloração rosada. Mas essa já é passada. Tem outros exemplos de criatividade para vermos por aí. Como o Public Image Ltd., de Johnny Rotten, que lançou o disco triplo “Metal Box” numa caixa de filmes de metal antigo. Os Rolling Stones fizeram uma calça jeans com um zíper de verdade na capa de “Sticky Fingers”. E o System of a Down, que fez um disco sem capa. “Steal This Album!” não possui um encarte, a arte se limita a contracapa e a impressão na mídia do CD, que imita um CD virgem gravado, pirata.

Public Image Ltd. - Metal Box