terça-feira, 25 de novembro de 2014

Queen – Live At The Rainbow ´74 DVD (2014):





Por Davi Pascale

Chega ao mercado brasileiro, CD, DVD e Blu-Ray com apresentação histórica do grupo Queen. Gravada no início da carreira, o material mostra os músicos dando seus primeiros passos para o estrelato em uma performance enérgica e cativante.

O ano de 2014 parece ser um bom ano para os fãs do Queen. Além do lançamento da coletânea Queen Forever (em breve, comentaremos aqui nesse blog), chegam às lojas duas apresentações históricas do período inicial do grupo. Algo que há muito tempo é desejado entre seus fãs. Em 1974, a banda soltou dois discos: Queen II e Sheer Heart Attack. E são justamente essas duas turnês que estão registradas aqui.  E o melhor de tudo, os dois shows no mesmo pacote.

Era, literalmente, o início de tudo. Na apresentação de Março, final da gira de seu segundo álbum, os rapazes se apresentavam como número de abertura do Mott The Hoople. Hoje, parece até piada, tendo em vista o posto que o grupo de Freddie Mercury atingiu. Quem adquirir o CD duplo poderá conferir o show na integra. No DVD, contudo, há apenas duas canções dessa performance: “Son And Daughter” e “Modern Times Rock n´ Roll”. Após a exibição, vem a explicação. Esse material é tudo que eles têm. O resto da filmagem está perdida em algum canto por aí. Embora a qualidade de imagem não seja tão límpida quanto à do show principal, trata-se de um documento histórico.

A apresentação principal é a que ocorreu em Novembro do mesmo ano, quando o grupo retornou à mesma casa para 2 noites como headliner. E com ingressos sold out! Os garotos começavam a dar seus primeiros passos para o estrelato. Começavam a ter suas primeiras músicas com grande projeção comercial (“Seven Seas of Rhye” e “Killer Queen”), começavam a investir em projeção de palco. Começavam a se tornar um grupo renomado.

Uma das marcas dos shows do Queen era a performance de Freddie Mercury. Dando seus famosos pulinhos para frente, mexendo os braços cheios de pose, jogando a cabeça para trás. Aqui, estava começando a criar seus movimentos. Já tinha uma boa presença de palco e já tinha o público na palma de suas mãos, mas sua movimentação era bem mais sutil.

Freddie Mercury estava começando a criar seus famosos movimentos

A produção de palco também era bem simples ainda. Um jogo de luz extremamente simples, um gelo seco ali perto do final e só. O que mais impressiona, contudo, era o profissionalismo dos músicos e a confiança que os mesmos transmitiam em um estágio onde ainda eram uma banda novata. Brian May e John Deacon quase não se movimentam, mas interpretam as canções com perfeição. Tanto no instrumental quanto no vocal. Roger Taylor também se demonstrava bem à vontade.

A sonoridade, nessa época, era um pouco diferente daquela que os garotos de hoje estão acostumados. Quem teve seu primeiro contato com o Queen através de canções como “Bicycle Race”, “Under Pressure”, “A Kind Of Magic” ou “Another One Bites The Dust” pode estranhar o material encontrado aqui. Embora já contasse com o timbre inconfundível da guitarra de Brian May, com os vocais únicos de Freddie Mercury e os backing extremamente trabalhados, os arranjos tendiam mais para o hard rock. As guitarras falavam mais alto. 

Freddie Mercury já roubava a cena com sua interpretação vocal e também com suas habilidades no piano. Durante 80 minutos, os músicos entregam uma performance enérgica e profissionalíssima. No repertório, além de clássicos como “Keep Yourself Alive”, “Now I´m Here”, “In The Lap Of The Gods... Revisited”; temos também clássicos menores e, muitas vezes, esquecidos como “Father to Son” e “White Queen”. Rola até mesmo um cover de “Jailhouse Rock” (canção imortalizada na voz de Elvis Presley). Esse é um registro que os caras estavam devendo aos seus velhos seguidores. Se a década de 80 está bem registrada em DVD´s como Hungarian Rhapsody e Rock Montreal, a década de 70 carecia de imagens. Parece que a história começa a mudar. Ainda bem...

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Imperdível

Faixas:

Sheer Heart Attack Tour:
      01)   Procession
      02)   Now I´m Here
      03)   Ogro Battle
      04)   Father to Son
      05)   White Queen (As It Began)
      06)   Flick Of the Wrist
      07)   In The Lap Of The Gods
      08)   Killer Queen
      09)   The March of the Black Queen
      10)   Bring Back That Leroy Brown
      11)   Son And Daughter
      12)   Guitar Solo
      13)   Son And Daughter (Reprise)
      14)   Keep Yourself Alive
      15)   Drum Solo
      16)   Keep Yourself Alive (Reprise)
      17)   Seven Seas Of Rhye
      18)   Stone Cold Crazy
      19)   Liar
      20)   In The Lap Of The Gods… Revisited
      21)   Big Spender
      22)   Modern Times Rock n´ Roll
      23)   Jailhouse Rock
      24)   God Save The Queen

Queen II Tour:
      01)   Son And Daughter
      02)   Guitar Solo
      03)   Son And Daughter (Reprise)
      04)   Modern Times Rock n´ Roll