domingo, 15 de maio de 2016

Lulu Santos – Clube Atletico Aramaçan (14/05/2016):



Por Davi Pascale
Foto: Carlos Ferrari / Agência Preview (extraída do site: gshow.globo.com)

Lulu Santos agitou a galera de Santo Andre na noite de sábado. Apresentando hits e mais hits, o cantor transformou o clube em um karaokê gigante e prometeu não demorar tanto a retornar à cidade.

Chame Lulu do que quiser, menos de amador. São poucos os artistas brasileiros que apresentam um espetáculo do nível que o guitarrista apresenta. E isso ficou comprovado no show desse fim-de-semana. O rapaz fez uma apresentação perfeita. Banda impecável, iluminação impecável, performance impecável.

O show estava marcado para às 0:00h. E assim foi. 23:58h, as luzes da casa se apagaram. Sem atrasos, o cantor entrou sorridente no palco relembrando um de seus grandes sucessos dos anos 80, o clássico “Toda Forma de Amor”. Tradicional como abertura de show, é uma daquelas músicas que permite diversas interpretações. Ao longo dos anos, já foi registrada em formato acústico, dance, rock... Aqui, fez uma mistura. Entrou no palco com uma pegada eletrônica, fazendo suas famosas coreografias. Assim que assume sua guitarra, a pegada da música muda completamente, indo para um pop mais tradicional. Igual ao início de sua apresentação no Rock in Rio 2015.

Seus álbuns mais recentes não vêm apresentando mais tantos hits como acontecia nos anos 80 e 90. A razão não é que o músico perdeu a mão, mas pelo fato de já estar mais do que consolidado na cena, Lulu resolveu arriscar mais nos arranjos, passou a fazer um pop um pouco mais sofisticado e isso, infelizmente, fecha um pouco as portas para o mercado. Engana-se, contudo, quem acredita que seu show se transformou em uma apresentação fria. Mantém a sua lógica de apresentar 2 ou 3 canções de seu trabalho mais recente e completar o set com canções emblemáticas em sua carreira.

Musico relembrou hits de diferentes fases de sua carreira em show impecável

O show é uma verdadeira festa. O repertório parece saído de uma jukebox. “Aviso Aos Navegantes, “Sábado à Noite”, “Um Certo Alguém”, “O Último Romântico”, “Condição”. Segue misturando clássicos dos anos 80 com grandes hits dos anos 90. A performance de Lulu, ajuda a manter o clima de festa. Usa apito, joga confete para o alto, faz inúmeras coreografias. Vale ressaltar as novas versões de "Um Certo Alguém" e "O Ultimo Romântico, onde o músico trocou sua guitarra elétrica por um ukulele e ficou genial!

Suas famosas baladas também não ficaram de fora. “De Repente California”, “Sereia”, “Como Uma Onda”, “Certas Coisas”, “Apenas Mais Uma de Amor”. Estão todas aqui, sendo cantadas uníssonas pela plateia. É possível ver desde jovens de 20 e poucos até mulheres com mais de 50 anos cantando letra por letra, nota por nota. 

Muitos não dão o devido o valor ao musico enquanto guitarrista. Quem conhece sua carreira à fundo, contudo, sabe que o Luiz Mauricio é um músico muito acima da média e ele faz questão de comprovar isso com solos inspirados nas roqueiras “Adivinha o Que” e “Casa”. Sua banda de apoio é de primeira. Baterista preciso. Jorge Ailton se destaca tanto no baixo, quanto no vocal. (Aliás, notei que utiliza Hofner e Rickenbacker, seria um fã de Beatles?). Andrea Negueiros chama atenção por sua presença de palco e afinação. E o multi-instrumentista Milton Guedes, velho parceiro de Lulu, é um show à parte.  

Depois de 27 músicas distribuídas em 110 minutos, o músico se despede ao som de “Tempos Modernos”. Trazendo o passado para o presente, encerra da maneira que começou, ou seja, voltando às batidas dance. Quando passar pela sua cidade, não deixe de conferir. Impecável!