segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Queen – Forever Deluxe Edition (2014):



Por Davi Pascale

Nova coletânea do grupo britânico Queen revive algumas de suas melhores baladas e apresenta três canções inéditas. Devidamente remasterizado, acompanhando um encarte com fotos e letras das canções, disco deve satisfazer os fãs.

Muitos podem questionar a razão de uma coletânea de baladas, mas faz sentido. Já existia uma coletânea focando o material mais rock (Queen Rocks), já existe o Greatest Hits que foca o lado mais comercial, mas não existia nenhuma tendo as canções mais românticas como foco principal. E tem a ver. Várias delas se tornaram grandes hits. “Love of My Life”, “Play The Game”, “Somebody to Love”… Contudo, algumas que são extremamente conhecidas, como "We Are The Champions, ficaram de fora. E isso foi proposital. A ideia dos músicos era criar um álbum contando com as famosas canções de amor, mas também privilegiando algumas faixas que acreditam merecerem maior destaque.

Paras os fãs de carteirinha, contudo, o que importa mesmo é o material inédito. Temos 3 aqui. E, sim, com a voz de Freddie Mercury. Duas delas, não são exatamente inéditas. Os fãs mais fiéis já as conhecem. Entretanto, aparecem aqui em uma versão diferente das que rodavam por aí, o que já faz valer o investimento.

“Love Kills” já havia sido gravada por Freddie Mercury para a trilha sonora do filme Metropolis (1984). A versão original apostava na sonoridade típica da época, repleta de sintetizadores e bateria eletrônica com uma pegada mais dance.  O instrumental havia sido criado pelo próprio Queen, que naquela época, se aventurava em uma pegada mais pop. Entretanto, para a nova versão foram regravadas as guitarras e bateria. Apostando em uma versão semi-acústica, apresenta um arranjo parecido ao que fizeram para a turnê Queen & Adam Lambert. Ficou bem legal...

Coletânea traz canções inéditas com Freddie Mercury

Já a faixa "There Must Be More To Life Than This” havia aparecido em Mr. Bad Guy, primeiro álbum solo do cantor. Porém, a versão conhecida mundialmente, não contava com o dueto realizado com o rei do pop, Michael Jackson. O dueto nasceu durante as gravações de Hot Space (1981), mas a faixa não chegou a ser finalizada. Antes de Freddie utilizá-la em seu álbum, houve mais uma tentativa quando estavam trabalhando em The Works. E mais uma vez, a ideia foi abandonada. Trouxeram aqui, o produtor William Orbit (Madonna) para terminar a canção. Embora goste muito dos dois artistas é, para mim, a mais fraca entre as inéditas.

O ponto alto, certamente é "Let Me In Your Heart Again”, uma bonita balada composta por Brian May que havia sido escrita para o álbum The Works e acabou ficando de fora do disco. Mantém a estrutura típica das baladas do Queen. Tem como ponto central o piano, o vocal explosivo de Freddie e os backing encorpados. Não falta a sonoridade marcante da guitarra de Brian. Honestamente, não a teria deixado de fora do disco. Considero-a muito superior à muita faixa que entrou no repertório final. Sem contar que tinha chance de ter se tornado um grande hit na época.

A versão standard é formada por 20 faixas, enquanto a versão deluxe traz 36. Porém, todas as inéditas aparecem na edição simples. Portanto, se você é um antigo fã do conjunto e já possui a discografia completa pode economizar um pouco adquirindo a versão mais simples. Se você for colecionador, como eu, adquira a dupla. Afinal, a tendência é que depois de um tempo a versão deluxe suma do mercado e não é nenhum sacrifício ouvir um pouco mais de Queen, certo?

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Boa trilha para o Natal

Faixas:
CD 01:
      01)   Let Me In Your Heart Again
      02)   Love Kills – the ballad
      03)   There Must Be To Life Than This – Queen & Michael Jackson
      04)   Play The Game
      05)   Dear Friends
      06)   You´re My Best Friend
      07)   Love of My Life
      08)   Drowse
      09)   You Take My Breath Away
      10)   Spread Your Wings
      11)   Long Away
      12)   Lily Of The Valley
      13)   Don´t Try So Hard
      14)   Bijou
      15)   These Are The Days Of Our Lives
      16)   Nevermore
      17)   Las Palabras de Amor (The Words of Love)
      18)   Who Wants to Live Forever

CD 2:
      01)   I Was Born to Love You
      02)   Somebody to Love
      03)   Crazy Little Thing Called Love
      04)   Friends Will Be Friends
      05)   Jealousy
      06)   One Year of Love
      07)   A Winter´s Tale
      08)   ´39
      09)   Mother Love
      10)   It´s a Hard Life
      11)   Save Me
      12)   Made In Heaven
      13)   Too Much Love I Will Kill You
      14)   Sail Away Sweet Sister
      15)   The Miracle
      16)   Is This The World We Created…?
      17)   In The Lap Of The Gods … Revisited
      18)   Forever