sexta-feira, 18 de julho de 2014

As confusões de Jim Morrison





Por Davi Pascale

Não é segredo para ninguém que James Douglas Morrison, o famoso Jim Morrison, era chegado em álcool e drogas. Basta uma rápida pesquisa para nos depararmos com historias e mais historias envolvendo o musico e seus vícios. Elas estão em todos os lugares. Nos livros, nas entrevistas com músicos da banda, no filme de Val Kilmer... Jim era conhecido não apenas por seu estilo único de cantar, não apenas pelas poesias que escrevia, mas também por ser uma pessoa que falava e fazia o que desse na telha, não importando as conseqüências. E, esse estilo de ser, muitas vezes interferia no trabalho da banda. Houve 2 apresentações que geraram mandato de prisão do artista. Uma delas, durante o show do Doors, inclusive, mas... Por quais motivos?

O primeiro incidente ocorreu em 10 de Dezembro de 1967, no inicio da carreira. Na época, estavam promovendo seu segundo LP, Waiting For The Sun. A apresentação era em Connecticut. Minutos antes de subir ao palco, o cantor estava no backstage com uma garota e um policial que não o havia reconhecido resolveu expulsá-los de lá. Desbocado que só, ‘lizard king’ se negou a sair de lá e respondeu ‘se manda’. O policial puxou o spray de pimenta e alertou “última chance”. Morrison, mandou de volta “última chance para você se mandar”. Resultado? Cantor levou spray na cara.

O mal entendido fez com que o show atrasasse. Tinham que esperar que se recuperasse. O cantor subiu ao palco para fazer o show, mas não deixou barato. Durante a execução de “Backdoorman” começou a descrever o ocorrido. O problema é que ele começou a dar indiretas para o policial durante o seu discurso. “Um rapaz de roupinha azul, com um chapeuzinho azul, um porquinho azul”. Quando o empresário da banda, alertou o guarda que havia atacado spray em quem havia sido pago para proteger, o oficial explicou que o havia feito porque não o havia reconhecido. Ou seja, se não fosse da banda, aquela era sua reação. Morrison, que não concordava com tal atitude, aproveitou para disparar “Sou como vocês. Ele fez comigo, o que faria com qualquer um de vocês”.

O final da história não poderia ser diferente. A polícia invadiu o palco, interrompeu o concerto e deu ordem de prisão. As acusações eram de incitar violência (jogar publico contra polícia), indecência e obscenidade publica (provavelmente por estar bêbado). O artista conseguiu responder em liberdade até que uma decisão fosse tomada. Depois de um tempo, as acusações foram retiradas. Mas, logo se encrencaria de novo.

Jim foi preso em cima do palco

Certa vez, assisti uma entrevista do já falecido tecladista Ray Manzarek (Doors) onde ele falava sobre a tensão de excursionar ao lado de Morrison. Segundo suas próprias palavras, nunca sabiam se uma apresentação chegaria ao fim. Outro exemplo clássico é a apresentação ocorrida em 1 de Março de 1969, em Miami. O cantor já estava com seu visual totalmente mudado. De garoto sex symbol (o rapaz causava histeria nas garotas da platéia) havia passado para um visual mais desleixado. Com uma enorme barba, cabelos mais longos e bem acima do peso (decorrente da alta ingestão de álcool), em nada lembrava o artista que havia encantado as meninas apenas 3 anos antes.

Esse show ainda é motivo de discussão. Visivelmente bêbado (isso ninguém discute já que estava falando totalmente enrolado e falando frases desconexas), Morrison subiu ao palco extremamente puto. Praticamente se recusava a cantar. Andava de um lado para o outro, provocava a platéia, mas não cantava quase nada. Os fãs ficaram bravos e começaram a vaiar. O cantor começou a chamar a platéia de bando de idiotas e animais. Em determinado momento do show, uma garota invadiu o palco e agarrou-o pela cintura. E Morrison mandou: “Você quer ver?” E daí entra uma infinita discussão. Há quem diga que colocou o pênis para fora por alguns segundos e guardou de volta. Há quem diga que ele abaixou o zíper, enfiou a mão dentro da calça e fez uma simulação. Até hoje ninguém tem certeza do que aconteceu. Mas o que deixou ele puto? 

Uma ação dos contratantes. Os promotores resolveram remover os assentos da casa para caber mais gente e não queriam dar um bônus para o grupo alegando que eles não ganhavam por ingresso. A manobra irritou os músicos. Eles haviam fechado um contrato para tocar para 7.000 pessoas. Com essa manobra, colocaram 14.000, exatamente o dobro. Os músicos entenderam que os promotores estavam dando uma de espertos. Pagando o cachê de um show, mas tendo o publico de duas noites. O cantor visivelmente irritado fez a acusação no microfone. 

Cantor simulou colocar o penis para fora

Depois de “Light My Fire”, os promotores Ken Collier e Jim Collier surgiram no palco e pediram que a platéia se acalmasse. Jim não gostou de ter o microfone tomado de suas mãos e empurrou Ken de lado, enquanto pegava o microfone de volta. Não contente, jogou Jim Collier na platéia e logo em seguida ele foi puxado para baixo através da ação de um segurança. Ken desligou o equipamento da banda e foi o fim do show.

Em 5 de Dezembro de 1969, 4 dias após o espetáculo, foi emitido um mandato de prisão de Morrison acusando-o de obscenidade, de aparecer bêbado frente ao publico  e, mais uma vez, por incitar a plateia. Morrison havia retornado da Jamaica quando foi levado pelo FBI. O julgamento ocorreu em agosto de 1970 e durou 16 dias. Acabou sendo sentenciado em 6 meses de prisão e foi solto após pagar uma fiança de R$50.000 dólares. Seus colegas de banda sempre foram unânimes. Admitiram que o cantor estava bêbado, que provocou a platéia, mas negam a parte dele ter abaixado as calças. Segundo os músicos, a prova está na ausência de imagens. Dizem que havia fotógrafos por todo canto e que não existe imagem dele com a calça arriada e nem com o membro pra fora. Não negam, contudo, que ele tenha feito um gesto ameaçando.

A história afetou o grupo. Os contratantes não procuravam mais a banda por conta dos recentes escândalos. Houve apenas mais um show em New Orleans, antes que entrassem em estúdio para gravar seu ultimo álbum com Jim, L.A. Woman. Em 3 de Julho de 1971, Jim Morrison foi encontrado morto na banheira de um apartamento onde vivia em Paris. Com apenas 27 anos de idade, em seu óbito consta parada cardíaca, mas existem varias teorias. Inclusive de overdose de drogas, o que, honestamente, não seria difícil de ocorrer. Seu estilo rebelde levou o rapaz cedo demais, o que é uma pena, já que independente de seus ataques, era um artista brilhante.