quinta-feira, 27 de abril de 2017

Vespas Mandarinas – Daqui Pro Futuro (2017):



Por Davi Pascale

E o mistério continua... Não sei o que acontece na cena mainstream brasileira. Mas 90% dos artistas que lançam um puta disco, não conseguem manter a qualidade nos trabalhos seguintes. Não sei o que acontece. Mesmo... O mais novo a adentrar esse time é a galera do Vespas Mandarinas.

Depois de surpreenderem com o excelente Animal Nacional, o grupo chega ao seu tão aguardado segundo álbum. Os espantos são muitos. A banda não existe mais. Vespas Mandarinas agora é um duo: Thadeu Meneghini e Chuck Hipolitho. O visual mudou para uma pegada mais clean. E o som também. Embora o disco não seja de todo ruim, está muito abaixo do material do seu debut.

A parceria com Adalto Rabelo Filho continua. As letras, em sua maioria, continuam em alto nível. A exceção fica por conta da rasa “E Não Sobrou Ninguém”. O time de parceiros, aliás, está em alta. Edgard Scandurra (Ira!) que havia dado as caras no DVD Animal Nacional Ao Vivo, gravou as guitarras dessa música, que ainda teve a participação de PJ (Jota Quest) com uma linha de baixo esperta. Fabio Golfetti (Violeta de Outono), Samuel Rosa (Skank) e Pupilo (Nação Zumbi) são apenas mais alguns dos vários nomes que participam do novo álbum...

Esse trabalho é realmente um risco. Fizeram uma mudança grande demais para alguém que está em seu segundo álbum apenas. Não tenho nada contra o artista querer inovar, buscar novos sons, novas batidas, mas é preciso certa cautela. Uma coisa é dar um passo para frente, outra é não saber onde põe o pé. Não tenho duvidas de que perderão muitos fãs com esse novo trabalho.

Outro grande problema que temos aqui é um repertório inconsistente. Temos algumas faixas muito boas. Caso do pop “Que Esse Dia Seja Meu”, da orquestrada “Cada Um Sabe de Si”, da balada “Só Pra Te Dizer” e do rock “Fingir Que Não Ri”, facilmente a melhor do disco. O problema é que quando o nível cai, cai bonito. Caso de “Carranca”, flertada pela MPB, do pop “Lambe-Lambe” ou da new wave “Inutensílios”.

Embora não seja um disco terrível como muitos andam pintando por aí, me deixa realmente triste ver a banda seguindo esse caminho. Já totalmente esfacelada, sem rumo e deixando explicito que estão preocupados em adentrarem as rádios com força custe o que custar. Não vejo problema em querem alcançar longos voos. O problema é essa mentalidade de à qualquer custo. Para vocês terem uma ideia de que a ponto chegamos. Os caras lançaram seu novo clipe em um canal do Youtube especializado em produzir clipes de artistas de funks MC´s. Medo de imaginar o que virá daqui pro futuro...

Nota: 6,0 / 10,0
Status: Rumo ao pop

Faixas:
      01)   Daqui Pro Futuro
      02)   Que Esse Dia Seja Meu
      03)   Fingir Que Não Ri
      04)   Só Pra Te Dizer
      05)   Carranca
      06)   Fica Comigo
      07)   Cada Um Sabe de Si
      08)   E Não Sobrou Ninguém
      09)   Lambe-Lambe
      10)   Expresso Nova
      11)   Inutensílios
      12)   De Olhos Bem Fechados
      13)   Só Se Vive Uma Vez
      14)   Questão de Ordem