sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Wilko Johnson & Roger Daltrey – Goin´ Back Home (2014):



Por Davi Pascale

Músicos se unem para projeto despretensioso e acabam entregando um dos melhores álbuns de rock dos últimos tempos. Direto e nostálgico, o trabalho deve agradar aos fãs de rock n roll dos anos 60.

Em 2010, Roger Daltrey e Wilko Johnson se conheceram durante uma premiação. Ao começarem a conversar sobre música, os dois repararam que havia algo em comum: ambos amavam a música de Johnny Kidd & The Pirates. Dali, nasceu a vontade de fazer algo juntos, o que demoraria três anos para acontecer (as gravações ocorreram em 2013). Por uma ironia do destino, Daltrey já havia trabalhado com músicos que fizeram parte da vida de Wilko, mas nunca havia trabalhado com o próprio. Em seu álbum Parting Should Be Painless (1984), Norman Watt-Roy e Mick Gallagher, baixista e tecladista dos Blockheads, haviam participado da gravação. Assim como Ian Dury, que havia participado de alguns backings. Norman volta a dar as caras por aqui. Completam o time; o baterista Dylan Howe (também dos Blockheads), o tecladista Mick Talbot (Style Council) e o gaitista Steve Weston.

Roger Daltrey ficou mundialmente conhecido por ser vocalista do icônico The Who. Um dos principais nomes da British Invasion. Wilko Johnson é daqueles músicos que quase nunca são citados, mas que é venerado por diversos artistas. Sua banda Dr Feelgood é considerada influencia direta para grandes nomes da cena britânica com The Jam e The Clash. Uma das marcas registradas do rapaz é o fato de não utilizar palheta para tocar.

Roger Daltrey e Wilko Johnson se destacam com projeto despretensioso

Gravado em apenas uma semana, o disco demonstra todo um ar de descontração, quase uma jam. Os músicos mantiveram a estrutura dos velhos discos. 11 faixas, pouco mais de 30 minutos de duração. A influência de Johnny Kidd aparece nas 2 primeiras faixas. “Goin´ Back Home” é uma parceria com Mick Green, um dos Pirates. Já “Ice On The Motorway” traz resquícios de “Shakin´ All Over” no riff principal. Músicas como “I Keep It To Myself”, “Keep On Loving You” e “Everybody´s Carrying a Gun” deixam explícito o amor que ambos possuem pelo blues. A maioria das composições são de Wilko Johnson. A única exceção é “Can You Please Crawl Out Your Window?”, uma velha canção de Dylan.

Roger Daltrey, atualmente com 71 anos, vem sofrendo críticas sobre suas cordas vocais há alguns anos. Realmente, cantar o material que escreveu ao lado de Pete Townshend, nessa altura do campeonato deve ser bem difícil para o rapaz. Independente de qualquer coisa, deixe a cisma de lado e escute o álbum. O estilo combinou perfeitamente com sua voz. Daltrey fez um ótimo trabalho vocal no disco. Wilko também rouba a cena com ótimos riffs. Outro que merece menção é Steve Weston, o mais jovem da turma, faz a diferença em canções como "Some Kind of Hero" e na já citada "I Keep It To Myself".

Na época em que gravaram o disco, Wilko (também conhecido por atuar na série Game Of Thrones) estava com um câncer no pâncreas e havia anunciado à imprensa que seu estado era terminal. O musico chegou, inclusive, a anunciar uma turnê de despedida. Felizmente, o rapaz resolveu arriscar uma cirurgia para a retirada do tumor e o resultado deu certo. Durante a premiação Q Awards, o músico declarou: “Foi uma operação de 11 horas. O tumor pesava 3 quilos, o tamanho de um bebê”. Aparentemente, o músico desistiu da idéia de aposentadoria. Sendo assim, torcemos para que em breve nos brinde com mais álbuns como esse.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Empolgante

Faixas:
      01)   Going Back Home
      02)   Ice On The Motorway
      03)   I Keep It To Myself
      04)   Can You Please Crawl Out On Your Window
      05)   Turned 21
      06)   Keep On Loving You
      07)   Some Kind of Hero
      08)   Sneaking Suspicion
      09)   Keep It Ought Of Sight
      10)   Everybody´s Carrying a Gun       
      11)   All Through The City