quarta-feira, 22 de março de 2017

Tesla – Real to Reel (2007):



Por Davi Pascale

Há aproximadamente 10 anos, o Tesla soltou no mercado o primeiro volume de um projeto que intitularam de Real to Reel. Projeto que nada mais era do que reviver as musicas de alguns de seus principais ídolos. A ideia despretensiosa acabou rendendo um dos grandes momentos de sua discografia, graças à qualidade das interpretações. Por isso, resolvi escrever sobre ele hoje.

A banda é extremamente cultuada entre os amantes do hard rock, mas não é uma banda de hits. Ao menos, no Brasil. Embora tenham se destacado na década de 80, os rapazes nunca tiveram a mesma pegada comercial que outros grupos da época possuíam.  A influência de 60´s e, principalmente, 70´s sempre foi perceptível em seu som. E são essas as épocas celebradas aqui.

Entre os homenageados; estão artistas lendários como Beatles, Rolling Stones, Deep Purple, Led Zeppelin, Thin Lizzy, Robin Trower, entre tantos outros. Muito bacana que eles fugiram do território comum.  As músicas não foram descaracterizadas, mas eles não pegaram faixas manjadíssimas como “Smoke On The Water”, “Boys Are Back In Town” ou “Hey Jude”. Foram mais à fundo. O repertório é realmente muito bacana.

As guitarras de Frank Hannon e Dave Rude são o ponto alto do disco, assim como o belíssimo trabalho vocal de Jeff Keith. Mas não dá para deixar de citar o solo de bateria de Troy Lucketta em “Space Truckin´” (Deep Purple). Ficou destruidor.

Jeff arrebenta em “I´ve Got a Feeling” (Beatles). Certamente, uma das melhores faixas do disco. Os guitarristas se destacam em “Day Of The Eagle” (Robin Trower), esbanjando feeling, e, principalmente, em “Dear Mr. Fantasy” (Traffic). Os solos são de chorar de tão lindos.

Gravar Led Zeppelin é sempre uma tarefa ingrata, já que os 4 músicos originais eram fantásticos e seus fãs são tão doentes quanto os do Dream Theater. Conhecem cada nota, cada suspiro, acham um sacrilégio alguém alterar uma pequena virada que seja. Mesmo assim, os garotos se saíram incrivelmente bem na releitura de “Thank You”. O clássico dos Stones, “Honky Tonk Women”, também ficou bem representado.

“Rock Bottom”, classicão do UFO, e “Stealin´”, do Uriah Heep, também soam empolgantes. A única bola fora foi mesmo “Bad Reputation” do Thin Lizzy. Sim, é um puta som. E como já disse, os caras do Tesla são ótimos músicos. Definitivamente, sabem o que estão fazendo. O problema desse som é o vocal. A voz de Phil Lynott era bem característica e achei que soou estranha na voz do Jeff.

Em Real to Reel, os garotos do Tesla dão uma verdadeira aula de rock n roll. Fazem aquele rock n roll sem frescura, sem trocentos efeitos, com músicos tocando com alma e repertório avassalador. Para quem curte rock n roll, na essência da palavra, o disco é indispensável. Escutem!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Espetacular

Faixas:
      01)   Space Truckin´
      02)   Walk Away
      03)   Hand Me Down World
      04)   Bad Reputation
      05)   Thank You
      06)   I´ve Got a Feeling
      07)   Day Of The Eagle
      08)   Ball Of Confusion
      09)   Rock Bottom
      10)   Stealin´
      11)   Bell Bottom Blues
      12)   Honky Tonk Women 
      13)   Dear Mr. Fantasy