sábado, 17 de fevereiro de 2018

Warrior – Warrior (2017):



Por Davi Pascale

Gravação histórica é lançada oficialmente pela primeira vez. Banda trazia músicos que mais tarde ficariam conhecidos em outros grupos, além de representar a base do que se tornaria o primeiro álbum do Vinnie Vincent Invasion.

Algumas dessas gravações, os fã mais ardorosos do Kiss conhecem há alguns anos por conta dos bootlegs. Contudo, essa é a primeira vez que esse material chega às lojas oficialmente. A qualidade de som é boa para os padrões da gravação, mas obviamente não dá para comparar à uma grande produção. O que importa aqui realmente é o conteúdo. Explico...

Em 1982, os mascarados do Kiss estavam trancafiados em um estúdio de gravação em Los Angeles trabalhando no que viria a ser o, hoje clássico, Creatures Of The Night. Apesar do resultado final do disco ter sido fantástico, o momento que os músicos viviam não eram os melhores. Ace Frehley estava fora da banda, eles não tinham um guitarrista definido e precisavam entregar um disco forte, uma vez que seus trabalhos mais recentes não haviam rendido o esperado. Uma das fitas que eles ouviram foi a de um jovem rapaz chamado Vincent Cusano. O músico já havia participado de algumas bandas – como o Treasure – mas nunca havia conseguido destaque.

Do outro lado do país, mais precisamente em Boston, o New England, um conjunto de relativo sucesso nos EUA havia perdido seu guitarrista e vocalista, John Fannon. O ultimo disco deles não havia vendido o esperado e a Elektra quebrou o contrato com a banda. O músico ficou desiludido e pediu as contas. Começaram então a busca por um novo guitarrista. A banda conhecia os integrantes do Kiss. Ambas trabalhavam com Bill Aucoin, haviam excursionado junto e Paul Stanley havia dado uma força no segundo disco dos rapazes. Com isso, Jimmy Waldo (tecladista do grupo) se sentiu confortável em ligar ao Gene Simmons pedindo uma indicação. Gene indicou Vinnie. Um músico talentoso que estava ajudando eles em seu novo disco, mas quem considerava muito baixinho para integrar o Kiss.

Os músicos ouviram a demo do rapaz, ficaram impressionados com sua habilidade na guitarra e com suas composições e o convidaram para entrar no grupo. Conhecido por seu idealismo e personalidade forte, Vincent teve culhão de dizer que não queria fazer parte do grupo, que queria montar sua própria banda em L.A. e que se quisessem, poderiam ir até lá. Por incrível que pareça, os caras toparam. Assim, morreu o New England e nasceu o Warrior.

A banda durou pouco. Fizeram alguns ensaios, uma demo de seis músicas e isso foi tudo. O disco nunca foi terminado. Nunca fizeram uma foto juntos. Nunca fizeram um show juntos. Nunca fizeram um videoclipe. A razão, obvio, foi a entrada de Vinnie no Kiss. O musico trabalhava com o Warrior ao mesmo tempo em que colaborava com o disco do grupo. Mostrou algumas musicas para a banda, segurou outras com ele (para usar no disco que nunca saiu) e quando menos esperava, o convite irrecusável veio. O baixista Gary Shea e o tecladista Jimmy Waldo montaram na sequencia o Alcatrazz com o vocalista do Rainbow, Graham Bonnett. Banda que ficou famosa por destacar os guitarristas Yngwie Malmsteen e Steve Vai.

O material desse CD é justamente a famosa demo e o registro de alguns ensaios. Uma parte instrumental e outra cantada por Fergie Frederiksen. Na época, foi cogitado ele e Robert Fleischman (que mais tarde gravaria com o Vinnie Vincent Invasion). Os músicos fizeram alguns ensaios com ele, mas a coisa não andou pra frente. Após a saída do grupo, o rapaz entrou em um outro conjunto muito popular nos EUA, o Toto.

A parte da demo conta com os vocais do próprio Vinnie. Embora ele não tenha um alcance alto (essa foi a razão de tentarem buscar um cantor) seu timbre não era ruim e o resultado final acaba sendo interessante. Essa é a parte do CD que possui melhor qualidade de gravação. Grande parte desse material acabou sendo regravado anos mais tarde no debut do Vinnie Vincent Invasion. Minhas favoritas são “Boys Gonna Rock” e “Back On The Street”.

A parte instrumental acaba sendo bacana porque dá para prestar mais atenção nos detalhes da guitarra de Vinnie. O cara realmente era um guitarrista excelente. É possível notar também que os teclados eram trabalhados de maneira bem eficiente. Os ensaios com Fergie é a parte mais crua de todas, com direito à diálogos, músicos parando a canção no meio, a banda começando a faixa em diferentes trechos, como ocorre em “Gypsy In Her Eyes”. Dá para sacar onde queriam chegar com um vocal cantando mais alto. Particularmente, gostei do trabalho do rapaz. Sim, há alguns deslizes, afinal era um ensaio, mas achei que ficou bacana. Inclusive, a “Gypsy In Her Eyes” que ficou com uma pegada bem Journey. Fergie se diferenciava de Fleischman por não ficar cantando alto todo o tempo – o que faz com que o publico se divida em relação aos discos solos de  Vinnie – e tinha um bom timbre.

No encarte, eles trazem a história do grupo bem detalhadinha. Foi daí que fiquei sabendo do tal telefonema ao Gene. A historia que conhecia é que o Warrior ensaiava na sala ao lado da onde o Kiss gravava seu cultuado LP e que os músicos haviam se impressionado com Vinnie e convidado o garoto a integrar o grupo. Parece que não foi beem assim... De todo modo, o disco é curioso, tem alguns registros bem interessantes e quem é fã de algum dos músicos é bom não marcar toca porque esse disco deve ficar raro com o tempo. Saiu por um selo bem pequeno. Não deixem a oportunidade passar em branco.

Nota: 8,0 / 10,0

Faixas:
01)   Boys Gonna Rock – Studio Recordings 1982
      02)   It´s Not Pretty (Being Easy) – Studio Recordings 1982
      03)   Gypsy In Her Eyes – Studio Recordings 1982
      04)   Back On The Street – Studio Recordings 1982
      05)   I Need Love – Studio Recordings 1982
      06)   Baby Oh Why – Studio Recordings 1982
      07)   Betrayed – Instrumental Rehearsals
      08)   Hot Nights – Instrumental Rehearsals
      09)   Baby Oh Why – Instrumental Rehearsals
      10)   Back On The Street – Instrumental Rehearsals
      11)   I Need Love – Instrumental Rehearsals
      12)   Back On The Street – Rehearsals Featuring Fergie Frederiksen
      13)   Gypsy In Her Eyes – Rehearsals Featuring Fergie Frederiksen
      14)   Baby Oh Why – Rehearsals Featuring Fergie Frederiksen
      15)   Hot Nights – Rehearsals Featuring Fergie Frederiksen 
      16)   Betrayed – Rehearsals Featuring Fergie Frederiksen