quarta-feira, 18 de junho de 2014

Nightwish – Rock Werchtwer Festival 2008 DVD (2013)





Por Davi Pascale

Anette Olzon durou pouco na banda. 2 discos. 1 turnê e meia. A sueca teve a tarefa ingrata de substituir a belíssima Tarja Turunen, idolatrada por 10 em cada 10 fãs do grupo, na ocasião. Por ter durado pouco, não deu tempo de lançarem um DVD com um show na íntegra com a cantora. Com isso, esse bootleg lançado pela Coqueiro Verde torna-se obrigatório para os fãs da banda. A qualidade de gravação é boa, embora obviamente não tenha o mesmo cuidado que possui os registros oficiais do conjunto.

Muitos acusam a substituta de ter tornado o grupo mais pop. Discordo. A banda já vinha apontando para esse caminho nos últimos discos com a Tarja (“Nemo” é um ótimo exemplo de faixa comercial pré-Anette) e a moça não estava em condições de apitar nada em respeito aos rumos musicais do conjunto. Decisões que sempre ficaram à cargo do egocêntrico e talentoso, Tuomas Holopainen.

Mesmo tendo durado pouco no grupo, deu tempo dos fãs brasileiros conferirem a formação de perto. Inclusive, eu tive a oportunidade de conferir um desses shows. Embora tenha gostado muito da apresentação, saí desapontado com a plateia que insistia em ficar gritando “Tar-ja, Tar-ja, Tar-ja” nas pausas entre uma canção e outra, e fazendo pouco caso da moça que estava fazendo uma apresentação super profissional. Tive a impressão de estar rodeado de crianças. Se os brasileiros não a receberam bem (para quem não se recorda, a cantora abandonou o show de Porto Alegre aos prantos), o mesmo não podemos dizer de outros países. E não falo apenas desse show. Já tive a oportunidade de assistir outros bootlegs dessa turnê, onde a plateia sempre foi receptiva.

Embora tenha um estilo totalmente distinto de sua antecessora, Olzon é, sem dúvidas, uma excelente cantora. Anette não canta lírico que nem Turunen. Sempre cantou com a voz limpa, mas não estragava a banda. Até porque tem um excelente alcance. Às vezes, insistia em cantar algumas músicas que não combinavam com seu estilo. Lembro que na apresentação de São Paulo, ela arriscou “Wishmaster”. Embora, não tenha feito feio em relação à afinação, não soou bem. Ficou estranho. É aquele tipo de faixa que é muito característica. As faixas escolhidas para a apresentação desse DVD, contudo, soaram bem na voz dela. Uma de suas principais qualidades é que ela não fica tentando imitar a ex-vocalista. Canta no estilo dela e se sai muito bem, obrigado!
 
Anette Olzon: estilo distinto, porém extremamente competente

Por ser uma apresentação realizada como parte de um festival (como o nome da fita entrega), o show é curto.1 hora cravada. Há poucos momentos de interação com a plateia. O que eles queriam era, provavelmente, mostrar o maior número de canções possível. Os músicos, entretanto, tocam com garra e a execução é fantástica. Estavam vivenciando uma ótima fase. Super entrosados. Anette tem uma postura de palco bem distinta à de Tarja também. Mais alegre, mais solta (nos movimentos de palco). Gravado durante a tour do Dark Passion Play, o primeiro com a ex-Alyson Avenue nos vocais, misturam faixas do (excelente) álbum com algumas das prediletas de seus fãs. Os destaques ficam para “Amaranth”, “Dark Chest Of Wonders” e “Ever Dream”. Uma que senti falta foi “The Poet And The Pendulum”.

Embora tenha começado a curtir o trabalho do Nightwish ainda na fase da Tarja Turunen, na fase do Oceanborn para ser mais específico, gostaria que o final dela com o grupo tivesse sido diferente. Para bem ou para o mal, tinham se renovado. Não estavam tentando soar como no passado. E a menina tinha potencial e era bem intencionada. Embora goste também de Floor Jansen (desde os tempos de After Forever, por sinal), acredito que a garota ainda mereceria estar no grupo. Infelizmente, o profissionalismo que Tuomas tem na hora de compor, de gravar seus discos e de fazer seus shows (não há como negar, seu trabalho é impecável), não tem na hora de lidar com seus colegas de banda. Não gostei do modo como ele demitiu as 2 cantoras e não me estranharia se resolvesse demitir Floor Jansen de uma hora para outra. A moça que se cuide!

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Muito bom

Faixas:
      01)   Bye Bye Beautiful
      02)   Dark Chest of Wonders
      03)   Whoever Brings The Night
      04)   The Siren
      05)   Amaranth
      06)   Sleeping Sun
      07)   Ever Dream
      08)   Dead To The Word
      09)   Sahara
      10)   Nemo
      11)  Wish I Had An Angel