sábado, 11 de janeiro de 2014

CPM 22: Acústico (2013)



Por Davi Pascale

A MTV se foi (tudo bem, se tornou canal a cabo, mas já caiu praticamente no esquecimento, vamos ser sinceros aqui), mas a moda dos acústicos continua. O mais novo grupo a se aventurar nesse universo são os rapazes do CPM 22.

O formato acústico é um formato que me agrada, mas não é todo mundo que funciona nessa fórmula. Alguns não funcionam porque insistem em tocar as músicas com os mesmos arranjos de sempre trocando as guitarras pelo violão. Quem aposta nisso, quase sempre passa vergonha. O legal desse tipo de projeto é justamente desnudar as canções, ajudar o ouvinte a perceber certas nuances que passam despercebidas no arranjo original. É quando o vocalista também tem a oportunidade de mostrar quão bom ele é. A voz fica muito mais evidente nesse tipo de arranjo.

E aí mora o segundo problema. Se o cara for um músico regular ou ruim, o resultado tende a ser vexaminoso. É mais fácil você perceber que o guitarrista não tem palhetada quando não tem aquele monte de distorção por trás. Grande parte dos conjuntos brasileiros não possui grandes vocalistas. Possuem, simplesmente, um cara que, por algum motivo, funciona na proposta do grupo. E nesse tipo de show, isso também fica em evidência.

O Ex-Charlie Brown Jr., Heitor, agora faz parte da banda

O CPM 22 falha nos dois aspectos. Os caras pegaram musicas de todos os seus discos (que é uma sacada legal), ensaiaram direitinho (o que é sempre importante) e tocaram elas da maneira que foram para os discos. Há pouquíssimas alterações aqui. Uma banda que faz um som mais pesadinho (pelo menos para os padrões FM) tocando elas com violão, sem alterar nada (ou quase nada), fica parecendo mais uma brincadeira entre amigos do que um show esquematizado. Me lembra aquele lance da época de escola: “Chegou o recreio. Vamos pegar o violão e cantar umas musiquinhas com a galera”.

A limitação dos músicos também fica nítida. Principalmente do vocalista Badauí. É verdade que eles nunca fizeram uma apresentação que fosse risível. As performances que vi deles sempre estavam redondinhas. Por outro lado, nunca foram grandes músicos. Eram músicos que funcionavam dentro daquela proposta. Mas como disse antes, um cara limitado, na maior parte das vezes, tira o brilho. É exatamente isso o que acontece aqui. Você não desliga o CD player puto, mas fica aquela sensação de “até que é divertido”. E não mais do que isso. Muito pouco para quem tenta reconquistar espaço na mídia com o novo trabalho.

De novo, trouxeram 4 canções inéditas. E, devo dizer, nenhuma se destaca. Nenhuma tem a chance de se tornar o novo grande hit do CPM. São faixas que variam do razoável para o agradável. Nehuma de falar “nooooossa, que som”! Mais uma vez, muito pouco para quem tenta recuperar seu espaço.

Dinho Ouro Preto é o convidado do show

Até as fórmulas das participações especiais, eles mantiveram. O artista convidado foi o Dinho Ouro Preto. O cara até que se saiu bem. Aliás, o Capital Inicial foi um dos artistas que soube fazer o projeto direitinho. O acústico que eles lançaram em parceria com a extinta MTV (não adianta, para mim se extinguiram) foi fantástico. Dizem que o Rodolfo (exatamente, o atual pastor e ex-Raimundos) foi convidado e não pode participar porque a igreja não permitia. Não sei até onde é verdade, mas ele realmente deve agradecer a Deus. Deveria fazer uma prece diária agradecendo por ter escapado desse mico. É outro cantor que não funcionaria em uma roupagem dessas. E olha que eu sempre gostei do Raimundos, hein... Banda alto astral total. Irreverente, criativa, fizeram bons discos. Mas, grande cantor, nunca foi. Era apenas carismático.

A impressão que fica é que os rapazes tentaram, se esforçaram, mas não chegaram lá. Faltou um produtor. Alguém que tivesse a capacidade de fazer com que os músicos encontrassem o seu caminho. Ficou tudo muito previsível, faltou o elemento surpresa! Espero que eles acertem no próximo projeto. É uma banda bacana, divertida, sem duvidas, mas dessa vez deixou a desejar...

Nota: 5,0
Status: Morno

Tracklist:

01) Não Sei Viver Sem Ter Você
02) Desconfio
03) O Chão Que Ela Pisa
04) Tony Galano (Inédita)
05) Vida Ou Morte
06) Vai Mudar
07) Irreversível
08) Por Nós 3 (Inédita)
09) Tarde de Outubro
10) Sofridos e Excluidos
11) Dias Atras
12) Perdas (Inédita)
13) Sonhos e Planos
14) Nossa Música
15) O Mundo Dá Voltas
16) A Alguns Quilometros de Lugar Nenhum
17) Pra Sempre (Inédita)
18) Um Minuto Para O Fim do Mundo (Participação: Dinho Ouro Preto)
19) CPM 22
20) A Cura
21) 1.000 Motivos
22) Regina Let´s Go