sexta-feira, 26 de junho de 2015

Coal Chamber – Rivals (2015):





Por Davi Pascale

Coal Chamber está de volta! Dez Fafara resgata antigo grupo, mas não a antiga sonoridade. Novo álbum demonstra uma banda mais pesada, mais agressiva e com composições acima da média. Até agora, um dos melhores discos do ano.

Quem viveu os anos 90 viu, ao menos, 4 movimentos dominarem a parada rock. Todos eles repletos de polêmicas. Na primeira metade da década tivemos o grunge e o britpop. Depois, tivemos o rock industrial e o nü-metal.  Se no início da década, a explosão do grunge deixava os fãs do hair metal próximos à vera-verão, no fim da década foi a vez dos headbangers se descabelarem com a explosão de grupos que eram rotulados de metal, ao mesmo tempo em que faziam sons mais experimentais. Não era raro, cruzarem com elementos eletrônicos ou com o hip-hop. Entre os grandes destaques da cena estavam o Korn, o Deftones, o Limp Bizkit (pelo menos, nos primeiros discos) e o Coal Chamber.

Embora aqui no Brasil, o mimimi fosse intenso; fora de nosso país, a realidade era bem diferente. Se aqui em nosso país, as publicações de heavy metal viravam as costas para o gênero e ficavam de mimimi nas resenhas, fora do país, muitos grupos eram capa das publicações especializadas. Sem contar que vários nomes da cena se fortaleceram participando do festival Ozzfest. Os dois primeiros álbuns do Coal Chamber – Coal Chamber e Chamber´s Music – são considerados clássicos do gênero.

Grupo retorna com sonoridade mais pesada e direta

Enquanto o grupo esteve na geladeira, Dez Fafara criou o (ótimo) Devildriver com uma sonoridade mais direta e agressiva. Muitos que adoravam odiá-lo passaram a comprar seus discos e idolatrar o rapaz. Escutando Rivals fica claro que ele quer, finalmente, unir os dois públicos. O novo trabalho há alguns elementos que nos lembram a década de 90, mas está longe de ser um trabalho nostálgico.

Há alguns elementos (como linhas de baixo e levadas de bateria) que nos remetem ao movimento, mas não é um álbum típico do gênero. O som está bem na cara. Extremamente pesado. Guitarra com afinação lá embaixo, bateria na cara. A sonoridade nu-metal se faz presente em “Suffer In Silence” que conta com a participação especial de Al Jourgensen (Ministry) e, em especial, na faixa “The Bridges You Burn” que conta com um arranjo altamente influenciado por Korn. “Another Nail In The Coffin” traz os vocais declarados, só que com uma linguagem mais próxima de Slipknot do que de Limp Bizkit. É nítido, durante a audição, que as experimentações diminuíram. 

Os vocais limpos também diminuíram. Dez está cantando, na maior parte do tempo, de uma maneira mais agressiva, meio Sepulturawannabe. Está mais próxima dos discos do Devildriver do que dos discos antigos do Coal Chamber. Eles fizeram uma releitura de como seria o Coal Chamber hoje se nunca tivesse parado. A banda está olhando para frente e não para trás. Os grandes destaques ficam por conta de “Empty Handed”, “Over My Head”, “Bad Blood Between Us”, além das já citadas “The Bridges You Burn” e “Another Nail In The Coffin”. Para ouvir no talo!

Nota: 9,0/10,0
Status: Empolgante

Faixas:
      01)   I.O.U. Nothing
      02)   Bad Blood Between Us
      03)   Light In The Shadows
      04)   Suffer In Silence
      05)   The Bridges You Burn
      06)   Orion
      07)   Another Nail In The Coffin
      08)   Rivals
      09)   Wait
      10)   Dumpster Dive
      11)   Over My Head
      12)   Fade Away (Karma Never Forgets)
      13)   Empty Handed