segunda-feira, 4 de maio de 2015

Karmaflow: The Rock Opera Videogame Original Soundtrack (2015)

Por Rafael Menegueti

Karmaflow - The Original Soundtrack
Ano passado eu fiz um post falando sobre o Karmaflow, um projeto de um grupo de desenvolvedores holandeses para criar um game que fosse também uma opera rock (leia o post aqui). Para isso, inúmeros nomes consagrados da cena atual do metal foram convidados, gravando as vozes e o instrumental acompanhados pela orquestra holandesa Metropole. Cada cantor assumiu um personagem da historia, e as canções são parte do jogo também, embora nem todas que o jogador encontra no game estejam na trilha sonora que, finalmente, foi lançada.

Finalmente porque o jogo já estava disponível desde janeiro, quando foi lançado pela Steam. E de fato os desenvolvedores entregaram o que prometeram, um jogo envolvente, inovador e com personagens e enredo bem exóticos. Surpreendente por ser um projeto independente, bancado por um sistema de croudfunding. O CD com a trilha, a princípio limitado a mil cópias, saiu no ultimo dia 29 de abril. Mas é possível encontrar a versão digital também através do site Bandcamp.

A banda que se apresenta ao vivo como Karmaflow In Concert
Vale lembrar que as canções são apresentadas dentro do contexto do jogo e não como um projeto musical comum. Sendo assim, a trilha sonora não é exatamente o objetivo principal do lançamento. Mas as faixas são boas demais para serem simplesmente um complemento do mesmo. Nesta trilha, encontramos varias vinhetas e canções apresentadas pelas vozes presentes no game.

Após o tema inicial, apresentado no menu do jogo, a primeira canção é a vinheta “The Essence of Grief”, gravada por Charlotte Wessels (Delain), que é a narradora da historia (uma narração obviamente cantada). Ela tem apenas pouco mais de um minuto, e apresenta a introdução do enredo. Charlotte ainda aparece em outros quatro interlúdios da trilha, que separam as partes do enredo em intervalos. Em seguida já temos a primeira música mais elaborada, “The Muse and the Conductor”, que mostra o dueto de Alissa White-Gluz (Arch Enemy) e Marc Hudson (Dragonforce), respectivamente como os personagens que dão nome a faixa, com Alissa usando tanto seus guturais quanto a voz limpa, e Marc complementando com vocais masculinos competentes.

Os cantores presentes na trilha (clique para ampliar)
Após Charlotte reaparecer no interlúdio “The Essence of Despair”, vem a parceria de Mark Jansen (Epica) e Lindsay Lovecraft (Cradle of Filth) em “The Guide”. Já em “The Bird Goddess” quem solta a voz é a vocalista do Tristania, Mariangela Demurtas. “The Twins” é um belo dueto com Tony Kakko (Sonata Arctica) e Elize Ryd (Amaranthe), fazendo os personagens “Irmão Sol” e “Irmã Lua” respectivamente. Já em “The Heart” quem aparece é Henning Basse (MaYaN, ex-Metalium) e Daniel de Jongh (Textures) que fazem uma das duplas mais entrosadas entre os duetos. A inusitada parceria entre Dani Filth (Cradle of Filth) e Simone Simons (Epica) resulta na faixa mais longa e progressiva da trilha, “The Creator and the Destructor”, ponto alto do lançamento. “The Sacrifice”, cantada pela desconhecida mas talentosa Lisette van den Berg, encerra a trilha sonora.

Os instrumentistas por trás das músicas (clique para ampliar)
O trabalho dos músicos é muito bom, ao criar um clima nas canções que de fato remete a uma opera rock, com elementos épicos, boa orquestração e que não poupou em peso e riffs potentes. Um verdadeiro músical para headbangers. Os nomes envolvidos, não só dos cantores, mas também dos músicos da banda (veja a lista na imagem acima) jamais decepcionariam com o currículo que tem. Seria interessante apenas que eles tivessem incluído todas as canções apresentadas no game, ao invés de optar por deixar algumas que seriam cantadas por personagens repetidos de fora, já que, com excessão de Charlotte Wessels, todos os outros nomes aparecem em apenas uma canção no disco. Mas nada que tirasse a beleza do projeto. Pelo contrario, ficou um gostinho de “quero mais”.


Nota: 8,5/10
Status: Epico e inovador

Faixas:
1. Karmaflow Main Theme
2. The Essence Of Grief
3. The Muse And The Conductor
4. The Essence Of Despair
5. The Guide
6. The Essence Of Jealousy
7. The Bird Goddess
8. The Twins
9. The Essence Of Greed
10. The Heart
11. The Creator And The Destroyer
12. The Sacrifice