quarta-feira, 9 de março de 2016

Leif´s – Fobus In Totum / Nem Sei de Mim (2014):





Por Davi Pascale

Raro compacto dos Leif´s foi relançado recentemente em uma embalagem luxuosa. Compacto marca importante transição de um renomado músico brasileiro e durante muitos anos foi item de colecionador.

Afinal, quem é Leif´s? E que músico é esse? Leif´s foi um grupo de rock brasileiro surgido no final dos anos 60 no meio daquele turbilhão de tropicália, ditadura militar e afins. Hoje, muitos não sabem de quem se trata. Na época, eram bem respeitados, principalmente entre os músicos. Seu registro mais conhecido é justamente um que realizaram como banda de apoio. Em 1969, Gilberto Gil convidou os rapazes para acompanharem ele e Caetano no show que realizariam de despedida (os músicos haviam sido exilados). Havia ficado impressionado com uma apresentação que tinha assistido na televisão. Esse registro chegou ao mercado em 1972 com o nome de Barra 69.

Nesses três anos que se sucederam, os garotos dos Leif´s fizeram algumas gravações. Duas delas foram lançadas em um compacto com o nome de Os da Bahia. Jogada de marketing da gravadora. Os músicos não gostaram da ideia, ficaram extremamente putos. Portanto, a ideia de relançar com o nome original é meio que um modo de corrigir um erro do passado. Sim, é exatamente esse o disquinho que retornou ao mercado. As demais gravações permanecem inéditas.

Antes de sair do Brasil, Gilberto Gil presenteou o guitarrista da banda com o LP Smash Hits, de Jimi Hendrix. O garoto havia iniciado sua trajetória como baixista, onde havia tido uma certa repercussão com um grupo chamado Os Minos. Mais um grupo que teve sua discografia restrita à compactos (nesse caso, 2). A partir daqui, se tornaria guitarrista. E não um guitarrista qualquer. O garoto, no caso, é um músico chamado Pepeu Gomes.

 A influência de Jimi Hendrix pode ser sentida na audição do compacto. Já assisti várias entrevistas de Pepeu, onde comenta a importância que o guitarrista de Seattle teve na sua formação musical. Talvez, muitos tenham dificuldade de ligar uma coisa à outra. Até porque Pepeu Gomes desenvolveu um estilo próprio, misturando inclusive técnicas de música brasileira. Aqui, contudo, é bem nítido. Os Leif´s faziam um rock n roll psicodélico, meio experimental, tinha a ver com o som dos artistas tropicalistas.

Completavam o time: Jorginho Gomes, Carlinhos Gomes e Leif Erickson Lico. As músicas, ambas da dupla Pepeu/Lico, eram curtas. Pouco mais de 2 minutos cada. Muitos artistas tropicalistas ficaram marcados por trabalhar de maneira escancarada a influencia da musica brasileira nos arranjos. Aqui, esse lado regional é bem mais sutil. O que fala alto aqui é mesmo a guitarra de Pepeu. As músicas são muito boas. Minha favorita é a faixa do lado A, “Fobus In Totum”.

Essa nova edição é muito bacana. O disco ganhou uma capa, encarte e a primeira edição vinha junto com um pôster. A qualidade do áudio está muito boa. Disco indispensável na coleção de quem curte rock nacional. Na torcida para que mais pérolas sejam resgatadas no decorrer dos anos.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Histórico

Faixas:
      01)   Fobus In Totum  
      02)   Nem Sei de Mim