terça-feira, 12 de julho de 2016

Halestorm – ReAnimate 2.0 The Covers EP (2013):



Por Davi Pascale

Em 2013, o Halestorm soltou o segundo volume do projeto ReAnimate, um EP formado por covers. Disco mantém qualidade do primeiro disco e destaca, mais uma vez, a bela voz de Lzzy Hale.

Algo muito bacana nesses EP´s é que alguns dos artistas escolhidos não são óbvios. Outro ponto a favor é que a banda é formada por ótimos músicos, portanto as versões acabam ficando super interessantes. O fato de não reproduzirem nota por nota tira aquela sensação de álbum tapa buraco.

Mais uma vez, o CD é formado por seis faixas. As que mais me chamaram a atenção foram justamente as menos óbvias. “Get Lucky” do Daft Punk e “Hell Is For Children” da cantora Pat Benatar estão entre os grandes destaques. A canção do Daft Punk perdeu aquele ar meio swingado, ganhou uma releitura mais pesada, repleta de guitarras distorcidas. Ficou com uma cara meio Within Temptation, meio Evanescence. Bem interessante. A versão da Pat Benatar também ficou destruidora. O arranjo foi bem menos alterado, praticamente ganhou um pouco mais de peso, mas ficou igualmente genial.

É comum, nesse tipo de projeto, grandes ícones do rock serem relembrados. Aqui, não foge a regra. AC/DC e Judas Priest são homenageados em competentes versões de “Shoot to Thrill” e “Dissident Agressor”. Acertaram em pegar faixas menos manjadas. Claro que quem é fã dos grupos, conhece esses sons de cabo a rabo, mas não são faixas tão óbvias. Llzy Hale não é Rob Halford, mas é dona de uma bela voz, e faz bonito nas duas canções. Ambas bem difíceis de serem interpretadas.

Em seu mais recente álbum, Into The Wild Life, o grupo inseriu alguns elementos eletrônicos nos arranjos. Resgatam aqui, um artista que fez muito bem essa mistura. E também acertaram no álbum. Trata-se de “1996” do polêmico Marilyn Manson, faixa vinda diretamente de Antichrist Superstar, seu melhor trabalho até hoje. A pegada eletrônica foi mantida.

Se por um lado trazem um toque de modernidade ao homenagear um dos grandes nomes da década de 90, de outro não esquecem as origens do rock. Uma levada blues aparece em “Gold Dust Woman”, clássico do Fleetwood Mac. Lembro que o Hole já havia criado uma versão dessa faixa nos anos 90, transformando-a em um rock alternativo. O grupo de Lzzy Hale não foi tão longe. A versão original já tinha esse ar meio blueseiro. A única coisa que fizeram foi acelerar pouca coisa o arranjo. Talvez, para combinar um pouco mais com o resto do material que tem uma dinâmica mais acelerada.

ReAnimate 2.0 mantém o nível e a lógica de ReAnimate (2011). Mais uma vez, deram uma cara sua para as canções, sem descaracterizar os arranjos originais e, mais uma vez, o grande destaque é Llzy Hale com sua voz incrivelmente potente. Álbum bem produzido, bem tocado e bem animado. Pode ir sem medo!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Empolgante

Faixas:
      01)   Dissident Agressor (Judas Priest).
      02)   Get Lucky (Daft Punk)
      03)   Shoot to Thrill (AC/DC)
      04)   Hell Is For Children (Pat Benatar)
      05)   Gold Dust Woman (Fleetwood Mac)

      06)   1996 (Marilyn Manson)