quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

We Wish You a Hairy Christmas (2003):





Por Davi Pascale

Hoje é dia de Natal. Nessa época, é muito comum ouvirmos canções mais calmas, mais populares para agradar nossos familiares. Existem aqueles que gostam de ouvir discos de megastars interpretando clássicos natalinos. Agora... E para quem não consegue abrir mão do rock n roll? Bem... Esses podem correr atrás de trabalhos temáticos realizados por astros do rock. Existem vários álbuns bacanas por aí. Hoje, lembraremos um deles...

We Wish You a Hairy Christmas é uma compilação lançada em 2003, através de um selo independente chamado Koch Records, que contava com a participação de vários artistas da cena hair metal. Mas o que vem a ser hair metal? Esse é o nome que os críticos criaram para se dirigir à toda aquela cena dos anos 80 que contava com bandas com cabelos volumosos. Quase sempre com grande apelo comercial, a maioria vinha de L.A., e aqui no Brasil foi vergonhosamente apelidada de rock farofa. Os críticos odiavam. A garotada adorava. Não existe quem tenha vivido essa época e não tenha, ao menos, um LP dessa safra em casa. Podem até dizer ‘dessa eu gostava porque tinha mais peso’ ou ‘o guitarrista era genial’. Tudo desculpinha para não reconhecer que curte (ou curtiu) a cena dos anos 80.

E existe algo em comum. Natal é uma data mágica, alegre. E esses grupos tinham uma sonoridade bem pra cima, não eram artistas deprê. Nesse álbum, misturam-se releituras para clássicos natalinos com canções criadas especialmente para o projeto.

Roqueiros dos anos 80 celebram o Natal em lançamento independente

O Warrant abre o disco com uma releitura de “Father Christmas”, composta originalmente por Ray Davies, líder do Kinks. O grupo britânico gravou ela em 1977. A história gira em torno de uma gangue formada por crianças pobres que invadem uma loja de brinquedos e dizem que eles querem levar apenas o dinheiro. Que os brinquedos ficam para as crianças ricas. Ainda contando com a performance do saudoso Jani Lane, a versão do Warrant ganhou mais velocidade e mais peso. Dentre os covers, esse é o único que não se trata de uma canção tradicional.

L.A. Guns, Tuff, Gilby Clarke, Roxx Gang e Faster Pussycat trouxeram um ar rock n roll para clássicos natalinos. Dentre essas, a melhor de todas foi a versão do L.A. Guns. Contando ainda com a presença de Phil Lewis e Steve Riley, os rapazes fizeram uma versão matadora de “Run, Run, Rudolph”. Essa faixa é muito lembrada pelo registro do lendário Chuck Berry. Aqui, aparece em uma versão um pouco mais lenta, com um pouco mais de peso, mas ainda mantendo a estrutura de rock tradicional. A pior ficou por conta do Faster Pussycat. Nessa época, o grupo estava apostando em uma sonoridade mais moderna, flertando o rock com eletrônica. Tentaram fazer isso com “Silent Night”, conhecida no Brasil por “Noite Feliz”, e ficou horripilante.

De outro lado; Danger Danger, Enuff Z´nuff, Bullet Boys, Every Mother´s Nightmare e Pretty Boy Floyd vieram com canções autorais. As faixas são boas, mas o ponto alto fica, sem nenhuma dúvida, com o Danger Danger. Não só a sacada de utilizar a entrada de “Jingle Bell Rock” foi sensacional, como a faixa tem ar de hit. Se tivesse tocado nas rádios, tornaria um grande sucesso. Aliás, chegou perto, já que ela foi utilizada no filme Meu Papai É Noel 2 (sucesso de bilheteria). Contando com o vocalista Paul Laine, a linha vocal nos remete bastante ao Jon Bon Jovi. Se você é daqueles que fica reclamando que no final de ano tem que aturar Simone, Chitãozinho & Xororó e Roberto Carlos, fique sabendo que você já pode mudar o discurso. Aumente o volume e boas festas!

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Animado

Faixas:
      01)   Father Christmas (Warrant)
      02)   Naughty Naughty Xmas (Danger Danger)
      03)   Happy Holiday (Enuff Z´nuff)
      04)   Run Run Rudolph (L.A. Guns)
      05)   Everyday Should Be Like Christmas (Bullet Boys)
      06)   Jingle Bell Rock (Tuff)
      07)   Won´t Be Home For Christmas (Every Mother´s Nightmare)
      08)   I Saw Mommy Kissing Santa Claus (Gilby Clarke)
      09)   Happy Family (Pretty Boy Floyd)
      10)   Santa´s Back In Town (Roxx Gang)
      11)   Silent Night (Faster Pussycat)