sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Def Leppard – Def Leppard (2015):



Por Davi Pascale

Britânicos do Def Leppard soltam novo álbum. Com poucas novidades, disco resgata um pouco da sonoridade oitentista e deve agradar seus fiéis seguidores.

Já tem um tempo que o grupo vinha fazendo uma série de turnês bem sucedidas, mas sem colocar novo material nas lojas. Seu último álbum de inéditas foi (o bom) Songs From The Sparkle Lounge de 2008. Em alguns trabalhos, os músicos tentam manter sua sonoridade clássica, como acontece em Euphoria. Em outros, buscam se arriscar em novos universos, como ocorre em Slang ou em X. Experiências, essas, não muito felizes. Em seu décimo álbum de inéditas, se mantém em território comum, mas as músicas de trabalho podem empolgar seus seguidores além da conta.

Quem ouviu as faixas de trabalho “Let´s Go” e “Sea of Love” pode ter criado uma expectativa de um retorno àquela sonoridade Hysteria/Adrenalize. Realmente, vários momentos do novo CD nos levam de volta à esses discos. Principalmente, pelo trabalho de guitarra (tente escutar “Let´s Go” e não se lembrar do riff de “Pour Some Sugar On Me” ou escutar “Dangerous” e não se lembrar de “Armaggedon It”), mas a sonoridade não se mantém durante todo o play.

“Man Enough”, por exemplo, é declaradamente pop. A faixa contém uma pegada mais moderninha, com direito à bateria eletrônica, beats e tudo mais. Me remeteu bastante aos seus tempos do tão odiado Slang. “We Belong” e “Energized” são duas baladas que poderiam estar presentes no álbum X.

Músicos lançam seu primeiro trabalho de inéditas em 7 anos

Essas não são as únicas baladas por aqui e também não são as melhores. “Last Dance” é a famosa balada voz/violão. Não é tão forte quanto “Two Steps Behind”, mas é uma boa música. As que mais me chamaram a atenção, contudo, foram “Battle of My Own”, que conta com uma pegada blues no violão e a balada rocker “Wings Of An Angel” que nos leva de volta aos anos 80.

Alguns rocks do disco também nos remetem aos seus anos de ouro. Além das já citadas duas faixas iniciais, canções como “All Time High”, “Broken ´n´ Brokenhearted” e “Forever Young” trazem de volta a alegria dos anos 80. Do jeito que a galera gosta. Guitarra falando alto, refrãos marcantes. Não chegam ao peso de High n´ Dry ou On Through The Night, mas trazem aquele espírito de festa que as canções dessa época tinham. “Sea Of Love”, que conta com a participação Debi Blackwell Cook (Delta Deep), é outra que mantém esse espírito.

Os backings continuam firme, forte e característico. Joe Elliot não tem mais aquela força vocal que tinha nos tempos de “Stagefright” e “Rock! Rock! ´Til You Drop”, mas ainda é um belo cantor. Flertando rock com pop, nostalgia com modernidade, temos, mais uma vez, Def Leppard sendo Def Leppard! Quem gosta da banda, pode ir sem medo...

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Bem elaborado

Faixas:
      01)   Let´s Go
      02)   Dangerous
      03)   Man Enough
      04)   We Belong
      05)   Invincible
      06)   Sea of Love
      07)   Energized
      08)   All Time High
      09)   Battle of My Own
      10)   Broke ´n´ Brokenhearted
      11)   Forever Young
      12)   Last Dance
      13)   Wings of an Angel
      14)   Blind Faith