sábado, 25 de janeiro de 2014

Kurt Cobain Day no calendário de Aberdeen



Por Davi Pascale

Kurt Donald Cobain morreu dia 5 de Abril de 1994. Sua obra, contudo, permanece viva. Fato que deixa o pessoal mais xiita de cabelo em pé. Pois bem, agora temos mais um fato que deixará muitos querendo ter uma parada cardíaca. Foi anunciado ontem que a cidade de Aberdeen irá comemorar o Dia Kurt Cobain. Exatamente, o cara virou uma data comemorativa. Se o pessoal que não gosta deles, já havia ficado possesso ao saber que o Nirvana será homenageado no Rock n Roll Hall of Fame ao lado de nomes como Cat Stevens, Peter Gabriel e Kiss, agora então deve ter nego querendo se matar...

Sempre fui um grande fã do Nirvana. Desde que ouvi os simples e poderosos acordes de “Smells Like Teen Spirit” nas rádios pela primeira vez. Na época, o Nirvana era uma banda que andava na contramão. Em uma época onde os grupos faziam clipes com carros vermelhos, garotas peitudas e cantavam sobre festas e bebidas em arranjos, na maior parte das vezes, alegres, os caras vieram com um som pesado, direto, poucos acordes, com uma atitude altamente influenciada pela cena punk. Ninguém esperava, mas os caras, em tempo recorde, dominaram a cena. Tornaram-se grandes vendedores de disco, tornaram-se ícones. Bastava colocar o rosto de Kurt Cobain em algo que era venda certa. Posters, camisetas, revistas, o que você imaginar. Foi uma verdadeira febre. Sendo assim, considero a homenagem no Rock n Roll Hall of Fame mais do que merecida. O trio de Aberdeen, certamente, foi um marco daquela geração. Goste você, ou não, da idéia.

A cena grunge foi vendida pela mídia como uma cena de Seattle, mas os garotos nunca esconderam de ninguém de onde tinham vindo. Em pouquíssimo tempo, o mundo todo ouviria falar de Aberdeen. O prefeito da cidade, Bill Simpson, ao divulgar a criação da data declarou que “os moradores de Aberdeen podem se orgulhar do papel que nossa comunidade teve sobre a vida de Kurt Cobain e do reconhecimento internacional que nossa comunidade recebeu devido à conexão com Kurt Cobain e suas conquistas artísticas”. Não há mentira. Muitas pessoas passaram a visitar a cidade, simplesmente por ter sido o berço do líder do Nirvana. Fato!

Placa na entrada da cidade

Tanto não há exageros que essa não é a primeira vez que Kurt Cobain é homenageado em sua terra natal. Logo que se chega à cidade, encontra-se uma placa com os dizeres “Welcome to Aberdeen: Come As You Are”. Referencia direta à um dos maiores sucessos do trio. A placa foi criada em 2005, 11 anos após a morte do vocalista. Essa homenagem foi criada e patrocinada pelo Kurt Cobain Memorial Committe, uma organização sem fins lucrativos, criada em 2004 com o intuito de ajudar a manter viva a memória de Kurt.


O Kurt Cobain Day será celebrado no dia 20 de Fevereiro, data em que ele comemoraria 47 anos, caso ainda estivesse vivo.  No dia 12 de Fevereiro serão anunciadas as atrações. É possível que haja comemoração durante toda a semana. Existe a possibilidade, ainda, de que uma festa semelhante ocorra na cidade de Hoquiam, cidade onde o músico morou por alguns meses. A festa entrará no calendário do município e deve ser comemorada anualmente. Gritem, xinguem, esperneiem, chorem, babem, mas o fato é que vocês terão que conviver com isso. Sorry, guys!