quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Lafayette e os Tremendões – A Nova Guarda (2015):

A equipe do blog Riff Virtual se encontra de férias. Retomaremos nossas atividades no dia 20 de Janeiro. Enquanto essa data não chega, trazemos para vocês alguns de nossos melhores posts. Recordar é viver. Confira!



Por Davi Pascale

Músicos da geração anos 90/00 se unem à figura emblemática da Jovem Guarda. Em seu segundo álbum, músicos apostam em canções inéditas onde tentam reviver o início do rock brasileiro.

Aposto que muitos de vocês devem estar se perguntando: Afinal, quem é Lafayette? Lafayette é lembrado por muitos como o rapaz que gravava ao lado de Roberto Carlos na época da Jovem Guarda. Na real, ele gravava com a maior parte dos artistas do movimento. Chegou a participar de discos de diferentes artistas como Martinha, Wanderléa, Golden Boys, Jerry Adriani, Renato e Seus Blue Caps, só para citar alguns. Muitos defendem a idéia de que a Jovem Guarda não teria sido a mesma sem sua contribuição.

O músico, que já está com mais de 70 anos, se uniu ao grupo Os Tremendões em 2004, por acaso. Gabriel Thomaz assistiu à uma apresentação do tecladista em um shopping center e o convidou para comparecer ao ensaio de uma banda que havia criado para tocar canções daquela época. Para a surpresa de todos, ele apareceu, levou um som com os garotos e decidiu ficar no conjunto. Cinco anos depois, chegava às lojas o primeiro CD. As 15 Super Quentes trazia releitura de velhas canções daqueles tempos. Agora, lançam seu primeiro trabalho autoral.

O time é formado por Nervoso (Acabou La Tequila), Renato Martins (Canastra), Melvin Ribeiro (Carbona), Érika Martins (Penélope), Raphael Miranda (Luxuria), Gabriel Thomaz (Autoramas) e, é claro, Lafayette.

Músicos resgatam espírito da Jovem Guarda em novo CD

Em A Nova Guarda, os garotos tentam recriar a sonoridade da época. Mantiveram a batida das canções e a inocência das letras (embora os assuntos remetam à temas atuais). E, é claro, que o famoso tecladista não se reinventou. Segue a risca fazendo aquilo que se espera dele, utilizando o mesmo instrumento que sempre utilizou: seu famoso órgão Hammond B-3. Embora o projeto tenha nascido da cabeça de Gabriel Thomaz, a maior parte das composições são de Renato. 

“As Canções da Minha Idade” traz um vocal declamado, assim como Roberto Carlos fez em “Não Quero Ver Você Triste Assim”. O numero instrumental “A Nova Guarda de Lafayette e os Tremendões” nos remetem à grupos como The Clevers e The Jordans. “Eu Tenho Mil Garotas” é uma balada com uma levada meio anos 50, assim como ocorria em canções como “O Ritmo da Chuva” (Demétrius).

Os vocais são divididos ente Erika, Gabriel, Nervoso e Renato.  “Só Verão”, que conta com um teclado com fortes referências de “Quero Que Vá Tudo Pro Inferno” (tentem adivinhar o porquê), traz uma linha vocal meio brega, no melhor sentido da palavra. Nervoso soa como uma mistura entre Roberto Carlos e Reginaldo Rossi (fase rock). Erika Martins se destaca em “Tem Quem Quer”, enquanto seu marido Gabriel Thomaz se sobressai no rock “Decisão”.  

A Nova Guarda é um álbum despretensioso, alegre e bem feito. Certamente irá agradar não apenas aqueles que são fãs dos músicos que participam do projeto (grupos como Autoramas e Penélope nunca esconderam a admiração que tinham pela Jovem Guarda), como aqueles que viveram e sentem um pouco de saudades daquela época. Recomendado à nova e à velha guarda.

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Alegre

Faixas:
      01)   A Nova Guarda de Lafayette e Os Tremendões
      02)   Só Verão
      03)   Eu Tenho Mil Garotas
      04)   Deixa Que Eu Deixo
      05)   Pra Viver do Seu Lado
      06)   Não Vale Mais Nada
      07)   Tem Quem Quer
      08)   Te Vejo Nos Meus Sonhos
      09)   As Canções da Minha Idade
      10)   Decisão