quinta-feira, 31 de março de 2016

Ron Keel – Metal Cowboy (2014):



Por Davi Pascale

Álbum solo de Ron Keel empolga ao mesclar hard rock com country. Contando com ótimo trabalho vocal e repleto de excelentes riffs, disco tem de tudo para agradar aos fãs do cantor.

Ron Keel tem uma lista extensa de contribuições. Seus projetos mais famosos são o cultuado Steeler (que teve em sua formação músicos renomados como Yngwie Malmsteen e Axel Rudi Pell), Iron Horse e a banda que levava seu nome, Keel, a mais famosa delas. O rapaz nunca foi um gigante do rock. Nunca atingiu um status de um Guns n´ Roses ou de um Van Halen, mas certamente quem curte esse tipo de som, já ouviu falar dele uma vez na vida. Conseguiu emplacar algumas músicas nas rádios como “Rock n Roll Animal” e “The Right to Rock”, isso lá pelos anos 80, nos Estados Unidos. No Brasil, nunca foi muuuuito forte.

O rapaz é mais um dos ídolos do rock que tem uma aproximação com o country. Nessa cena oitentista, essa admiração é mais comum do que se imagina. Músicos como Jon Bon Jovi (Bon Jovi) e Bret Michaels (Poison) nunca esconderam serem fãs do gênero e até arriscaram gravar algumas coisas nesse universo. Dentro do heavy metal, temos o Rebel Meets Rebel, que nada mais era do que o Pantera sem o Phil Anselmo, junto com o cantor country David Allan Coe. A ideia era justamente mesclar heavy metal com o country, que é o que o título do CD propões.

Aqui, para ser mais exato, Ron mescla o hard rock com a country music. Seria meio que um amadurecimento do trabalho que realizava com o Iron Horse. Lá, a idéia já era essa, mas achei a equação aqui melhor resolvida. Por ser um trabalho solo, não temos uma banda fixa. Vários músicos participaram da gravação. Entre eles; Frank Hannon (Tesla), Mike Vanderhule (Y&T) e Gene Arco (Keel).

Musico aposta em feliz mistura entre hard rock e country music

Temos aqui, guitarras distorcidas repletas de slide, bateria direta e sólida, a voz forte com sotaque meio caipira de Ron. Sim, o cara continua mandando bem. “Long Gone Bad”, responsável por abrir o disco, conta com um criativo trabalho de guitarra e ótima linha vocal. Certamente, uma das melhores do disco. Outro grande destaque é “What Would Skynyrd Do?”, com clara referência ao lendário Lynyrd Skynyrd. Não apenas no título, mas também na construção do refrão, nos backing vocals e no riff de guitarra. Outros grandes destaques ficam por conta da roqueira “The Last Ride” e da regravação de “Evil, Wicked, Mean & Nasty”. O clássico do Keel ganhou um arranjo mais cadenciado, com um vocal menos gritado e a inclusão de uma gaita. Ficou espetacular!

O rapaz nos entrega ainda duas (boas) baladas: “The Cowboy Road” e “Just Like Tennessee”. Essa última, com os violões falando alto, teria se tornado um hit se tivesse sido gravado na década de 80. Corria altos riscos de entrar na trilha de algum filme ou até mesmo de algum comercial de cigarro da época. Sem exagero! As músicas que contam com participações especiais são as que falam mais diretamente com o universo country, colocando-o à frente do rock n roll, inclusive. A mais bacana é “Singers, Hookers & Thieves” que conta com o (ótimo) vocalista Paul Shortino (Rough Cutt, Quiet Riot). O dueto ficou fantástico e a música é deliciosa.

Metal Cowboy mistura na dose certa os dois gêneros. A qualidade de gravação poderia ser um pouquinho melhor, é verdade, mas a qualidade das composições compensa. Sem contar que os músicos que estão por trás do projeto são ótimos. Se você curte southern rock ou é fã do cantor, vá sem medo!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Empolgante

Faixas:
      01)   Long Gone Bad
      02)   Wild Forever
      03)   My Bad
      04)   What Would Skynyrd Do?
      05)   Just Like Tennessee
      06)   The Last Ride
      07)   When Love Goes Down
      08)   Singers, Hookers & Thieves (c/ Paul Shortino)
      09)   Evil Wicked Mean & Nasty
      10)   The Cowboy Road
      11)   3 Chord Drinkin´ Song
      12)   My Bad (Radio Version)
      13)   Just Like Tennessee (Unplugged)

      14)   Singers, Hookers & Thieves (Solo Acoustic Version)