quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Skid Row – Under The Skin: The Making of Thickskin (2003):



Por Davi Pascale

Under The Skin marca recomeço do Skid Row. Vídeo é curto e mostra músicos bem-intencionados, com gana de seguir em diante.

Sim, eu sei. Sebastian Bach era a cara do grupo e grande parte de seus fãs sentem sua falta. Indiscutível. Ainda assim, a trupe do Skid Row vem fazendo um trabalho digno. Se por um lado, não resgata a magia do passado; de outro, está acima do que boa parte das bandas fazem atualmente. Posso dizer isso sem medo porque tive a oportunidade de assisti-los mês passado e o show me surpreendeu.

O vocalista aqui não era nem o Tony Harnell, nem o Sebastian Bach e nem o ZP Theart. O responsável por assumir a bronca, nessa época, era o Johnny Solinger. Um vocal que sempre dividiu opiniões. Realmente, o alcance dele era um pouco mais baixo do que o dos outros caras, mas eu curtia seu trabalho vocal. Tinha um bom timbre. Meio rasgadão. Nas músicas mais pesadas, em alguns momentos, ele me lembrava o John Bush (Anthrax). Aparentemente, a intenção dos músicos era se desligar do passado. Se era isso, conseguiram. Não apenas o vocal era diferente, como a banda seguia por outros caminhos.

O show que assisti recentemente foi bem nostálgico. Me senti de volta à 1993. Parece que as músicas dessa segunda fase ficaram para trás. Claro que para nós, fãs, é genial a sensação de voltar no tempo, mas se fosse músico da banda, insistiria em alguns sons da fase mais atual. Os discos mais recentes têm boas músicas. Em especial, o Thicksin, que era o trabalho que estavam lançando nessa época.

O curta mostra a banda nesse período. Explicam a ideia do retorno, a busca pelo novo vocalista, trazem alguns trechos de shows e das gravações do então novo álbum. Apenas 2 músicas estão na íntegra – “Thick Is The Skin” e “One Light”. Clipes criados com imagem a partir da gravação do CD. Interessante!

A ideia da fita é seguir o padrão dos VHS´s dos anos 80. Ou seja, trata-se do que era chamado de homevideo. Um filme curto – nesse caso, aproximadamente 50 minutos – com depoimentos dos músicos, cenas de bastidores, filmes caseiros, cenas engraçadas. Não é um documentário realizado com a intenção de explicar a trajetória e, sim, mostrar o que a banda é naquele momento. Como o vídeo não é muito longo, acaba sendo interessante de assistir.

Era possível notar que os dias de glória, infelizmente, haviam ficado para trás. Os shows eram realizados em locais pequenos, os ensaios em lugares minúsculos. É nítido que a ideia de recomeço reapareceu em todos os sentidos. Legal que os músicos não deixaram se abalar com a situação...

A única frustração veio nos extras. A ideia é bacana. Entra uma imagem do grupo na tela, você clica em um integrante e aparece algo relacionado à aquele integrante. O mais bacana foi o do guitarrista Dave Snake Sabo com um solo inspirado no meio de “Beat Yourself Blind”. Phil Varone colocou imagens dele gravando uma música do novo álbum. A ideia é legal, mas não tem o músico indo e voltando e a linha de bateria é bem simples. Não é algo tão curioso assim. Solinger poderia ter optado por algo mais bacana do que mostrar ele cozinhando ao som de uma música mexicana. Fala sério...

Under The Skin, certamente, não tem a mesma magia de Oh Say Can You Scream ou Roadkill, mas diverte. Ainda estou esperando por um DVD ao vivo desses caras, Para assistir de forma despretensiosa...

Nota: 7,0 / 10,0
Status: Agradável