sexta-feira, 16 de junho de 2017

Rolling Stones – Havana Moon DVD + CD (2016):



Por Davi Pascale

Os The Rolling Stones lançam o registro de mais uma apresentação. É basicamente isso o que temos aqui. A parte de documentário é extremamente curta. Nem chamaria de documentário. Apenas de abertura do vídeo. Algo que dura em torno de 5 minutos e nada mais.

O lance é que os Stones sempre foram bons de palco, possuem um repertório fortíssimo em suas mãos, sem contar que como Cuba não está acostumado a shows de rock, a galera de lá vibra como o público brasileiro costumava vibrar nos shows ocorridos nos anos 80. Lembra da reação da galera no primeiro Rock in Rio? Aquela onda...

O público cubano além de se demonstrar participativo, sabendo várias letras de cor (o que chega a surpreender conhecendo o regime político do país), demonstrava-se alegre. Todos com um sorriso no rosto, dançando, pulando, muitas vezes com os olhos brilhando. A estimativa de quantas pessoas compareceram é tão confusa quanto as estimativas dos participantes nas manifestações aqui do Brasil. Há quem diga que haviam 500.000, há quem diga 700.000, há quem diga 1.200.000. O que é inegável é que o público era enorme. Nas tomadas da cena dá para ver um mar de gente.

A banda não inventou moda. Fez uma apresentação típica dos Stones. Ou seja, alguns poucos lados B (como “All Down The Line” e “You Got The Silver”) e uma tonelada de clássicos. Sim, essas canções já ultrapassaram o status de hits há um bom tempo. A postura de palco é a mesma. Keith Richards com seu jeito desleixado, Charlie Watts de bem com a vida, um Ron Wood meio espalhafatoso e o Mick Jagger dominando o palco como um rockstar cheio de caras e bocas e abusando do rebolado.

A energia da banda é realmente incrível. Charlie, Mick e Keith já passaram dos 70 há alguns anos e continuam com o mesmo pique de 20 anos atrás. Como era de se esperar em um grupo que excursiona há mais de 5 décadas, os rapazes estão super entrosados.



O início com “Jumpin´ Jack Flash” e “It´s Only Rock n Roll” é um tiro certeiro. Nada melhor do que dois clássicos logo de cara para deixar todo mundo animadaço. A produção de palco é grandiosa, mas um pouco menos tecnológica do que as utilizadas em turnês anteriores. Bacana... Algumas surpresas no repertório como a lembrança de “Out of Control” da época de Bridges to Babylon (álbum que trouxe turnê ao Brasil em 1998). Se não me engano, a faixa mais recente do set. Não foram acrescentadas nenhuma de A Bigger Bang, nem de seu álbum de covers.

A banda estava visivelmente feliz. Mick Jagger falava quase todo o tempo em espanhol, a fim de cativar ainda mais a plateia. A balada “Angie” foi recebida calorosamente, assim como o rock “Honky Tonk Women”. O carismático Keith Richards assume o microfone em duas músicas: “You Got The Silver” e “Before They Make Me Run”. Como era de se esperar, os ingleses saem do palco ao som de “Brown Sugar”, antes de retornarem ao bis com “You Can´t Always Get What You Want” e “Satisfaction”.

Nesse pacote lançado no Brasil, temos 3 discos. 2 CD´s e 1 DVD. Ambos com apresentação na íntegra e gravação impecável. Havana Moon traz um show cativante e profissionalíssimo. Sem duvidas, um item indispensável na coleção dos amantes do bom e velho rock ´n´ roll.

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Excelente

Faixas:
- Jumpin´ Jack Flash
- It´s Only Rock n´Roll (But I Like It)
- Tumbling Dice
- Out of Control
- All Down The Line
- Angie
- Paint it Black
- Honky Tonk Women
- You Got The Silver
- Before They Make Me Run
- Midnight Rambler
- Miss You
- Gimme Shelter
- Start Me Up
- Sympathy For The Devil
- Brown Sugar
- You Can´t Always Get What You Want
- (I Can´t Get No) Satisfaction