domingo, 27 de abril de 2014

Autoramas – Internacional: Gravado ao Redor do Mundo (DVD)





Por Davi Pascale 

Enquanto muitos grupos se queixam por não conseguirem entrar nas rádios, outros encontram diferentes plataformas para conseguirem sobreviver. O Autoramas é uma das bandas mais cultuadas da cena independente brasileira e sempre buscaram diferentes maneiras de se promovorem conseguindo, inclusive, adentrar o cenário internacional. 

O primeiro DVD foi “Desplugado”, um concerto acústico que contou como o apoio da emissora MTV. “Internacional” demonstra uma outra realidade. Lançado de maneira independente, com distribuição do selo Coqueiro Verde, trata-se de um documentário que mescla imagens do dia-a-dia na estrada com clipes das 7 primeiras músicas de seu mais recente álbum de inéditas (Música Crocante).

Como o próprio nome entrega, as cenas focam suas viagens ao exterior. Aparecem aqui cenas de entrevistas em rádio, apresentações nos clubes (com as músicas todas editadas), passeios pelas cidades onde não faltam visitas às lojas de discos...

Fica nítido a dificuldade que é viver de uma banda. Os caras viajam horas e se apresentam quase sempre em locais pequenos. Gabriel Thomaz sempre arrisca algumas palavras na língua do pais onde estão se apresentado, mostra o disco que está sendo vendido no palco. Por vezes até cantarola trechos das músicas no microfone para que o público saiba quais são os músicas que estão naquele exemplar. Comentam que nesse tipo de turnê, costumam fazer 25 shows em 21 dias. Isso, meu amigo, é puxado até demais!

Filme mistura faixas de "Música Crocante" com cenas do dia-a-dia na estrada

Os músicos não se abatem com as dificuldades e parecem se divertir a cada momento. Inclusive no palco. Não faltam brincadeiras entre os colegas de bandas. Especialmente com o baterista Bacalhau. É comum entre bandas que misturam garotas com rapazes, as meninas se queixarem de dificuldades na estrada. Assistindo ao vídeo, pelo que tudo indica, a baixista Flavia Couri parece tirar a situação de letra. Não houve nenhum momento que demonstrasse que ela estava sobrando. A moça consegue, inclusive, se destacar nos shows.

A produção é simples, porém eficaz. Com boa captação de áudio (exceto nos registros dos shows, mas acredito que essa crueza tenha sido proposital e não chega a atrapalhar o vídeo, já que as canções não estão na íntegra) e uma boa captação de imagem, o longa flui bem. Nos extras há mais algumas canções que ficaram de fora do vídeo (agora na integra) onde as mais bacanas são a sessão no Atomino Studio (Erfurt, Alemanha) e a participação da ex-baixista Simone do Vale em um capítulo chamado “Baile de Debutante”.

Realizado através do sistema de crowfunding, onde 133 pessoas desembolsaram R$10.753,00, o Autoramas entrega aos seus fãs um vídeo alegre e despretensioso, uma divertida visão do que é viver de rock n´ roll. Torço agora para que não demorem para lançar um DVD ao vivo de uma apresentação elétrica. Repertório para isso os caras já têm...

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Divertido