segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Música Comentada: Smashing Pumpkins – Today

Por Rafael Menegueti

A formação do Smashing Pumpkins em 1992
Billy Corgan é, na minha opinião, um dos caras mais notáveis na historia do rock alternativo. Enquanto o mundo da música pirava com as bandas de Seattle, no inicio dos anos 90, Billy fazia de tudo para conseguir com que seu Smashing Pumpkins, de Chicago, fosse o próximo grande fenômeno da música. Pode-se dizer que ele conseguiu, talvez não tanto quanto ele queria, mas a banda estourou, e muito por causa do que ele conseguiu em seu segundo álbum, Siamese Dream, de 1992.

Quando a banda entrou em estúdio para gravá-lo, a gravadora colocou uma certa pressão para que ele ficasse pronto logo. Nessa época, Billy estava tendo alguns problemas para compor. Ele passava por uma depressão e toda a expectativa em cima da banda ajudou a fazer com que ele tivesse um bloqueio criativo. E foi Today a primeira música que ele conseguiu compor para o disco.

A música tem um tom irônico, visto que sua melodia alegrinha contrasta com uma letra suicida e depressiva escrita por Corgan. Muita gente nem nota isso, visto que os versos iniciais dizem “hoje é o melhor dia que eu já tive”, mas na verdade isso seria uma ironia, com a ideia de que ele seria o melhor porque pior não podia ficar.

O pessoal da gravadora gostou da canção, por acreditar que ela tinha cara de hit. Billy, com sua personalidade forte e obsessão por controle, precisava que as músicas ficassem perfeitas. E era uma preocupação para ele o fato de o baterista Jimmy Chamberlin estar tendo problemas com drogas e o fim do relacionamente entre o guitarrista James Iha e a baixista D’arcy Wretzky atrapalharem o andamento das gravações. Por isso, dizem que ele acabou gravando a maior parte de todos os instrumentos no álbum.

Today sempre foi idealizada para ser a música que alavancaria as vendas do disco, pelo menos para a gravadora. Mesmo assim, após perder o prazo final de entrega do álbum (foram meses de atraso) e estourar a verba de produção, Billy decidiu insistir com a gravadora para que Cherub Rock fosse o primeiro single. Nisso ele errou, já que Today, que foi lançada depois, acabou de fato abrindo caminho para a banda no mainstream, enquanto Cherub Rock passou mais desapercebida. Ao lado de Disarm, foram os primeiros grandes hits da banda.


Today is the greatest
Day I've ever known
Can't live for tomorrow
Tomorrow's much too long
I'll burn my eyes out
Before I get out

I wanted more
Than life could ever grant me
Bored by the chore
Of saving face

Today is the greatest
Day I've ever known
Can't wait for tomorrow
I might not have that long
I'll tear my heart out
Before I get out

Pink ribbon scars
That never forget
I tried so hard
To cleanse these regrets
My angel wings
Were bruised and restrained
My belly stings

I want to turn you on

Hoje é o melhor
Dia que já vivi
Não posso viver para o amanhã
O amanhã é muito longo
Eu qeimarei meus olhos
Antes que o dia chegue

Eu quis mais
Do que a vida poderia me dar
De saco cheio da rotina
De salvar minha honra

Hoje é o melhor
Dia que já vivi
Não posso esperar pelo amanhã
Posso não chegar tão longe
Vou arrancar meu coração fora
Antes que o dia chegue

Cicatrizes de laços rosas
Que nunca se esquecem
Eu tentei tanto
Limpar estes desgostos
Minhas asas de anjo
Foram machucadas e enfaixadas
Sinto pontadas na barriga

Quero te excitar