segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Brian May & Kerry Ellis – The Candlelight Concerts Blu-ray + CD (2013):





Por Davi Pascale

Brian May e Kerry Ellis lançam apresentação intimista gravado no lendário festival de Montreux. Contando apenas com o reforço do tecladista Jeff Leach, a dupla emociona. O show é fantástico, mas para apreciá-lo devemos esquecer por alguns instantes a imagem de rockstar que temos na memória.

Brian May ficou famoso ao lado do grupo britânico Queen. Em seu antigo conjunto, chamavam a atenção pela qualidade de seus músicos, pela sofisticação de seus arranjos e por apostarem em concertos performáticos. Aqui é exatamente o oposto. Os arranjos continuam sendo extremamente bem elaborados e bem executados, entretanto apostam em uma sonoridade mais simples. Apenas um músico de apoio. Sem samplers, sem backing vocals complexos. No palco, apenas os músicos, os instrumentos e algumas velas. Não há jogos de luzes, gelo seco, nem nada do tipo. Na maior parte do tempo, os músicos ficam sentados, inclusive.

A simplicidade é a marca do espetáculo. Brian conversa com os fãs entre uma música e outra, faz seus comentários sempre respeitosos, comenta algumas curiosidades. Parece que está tocando para velhos amigos. A simpática Kerry também aposta algumas palavras com a plateia e ganha os presentes ao dedicar “Life Is Real” ao Freddie Mercury. A canção havia sido gravada originalmente no subestimado Hot Space como uma homenagem ao beatle John Lennon.

No repertório, misturam-se canções da dupla com números do Queen e alguns covers. Um momento de destaque é certamente a versão de “Something” dos Beatles. “Simplesmente amo os Beatles. Essa música foi composta pelo musico mais jovem, George Harrison. Kerry e eu adoramos essa música”, declara Brian durante o concerto. Outros momentos marcantes são as performances de “Tie Your Mother Down” que foi totalmente reformulada, ganhando uma cara meia country, e a balada “No-One But You (Only The Good Die Young)”.

Musicos apresentam show profissional e intimista

Freddie Mercury, além de ter sido um excelente showman e um grande compositor, era também um grande cantor. Por isso, cria-se expectativa nas músicas do Queen. E os fãs podem ficar tranquilos. Os vocais são muito bem executados. Tanto Brian May quanto Kerry Ellis se saem muito bem na tarefa. Eles não ficaram tentando imitar Freddie, tentando reproduzir os falsetes que fazia no estúdio, nem nada do tipo. Cantaram no estilo deles e se saíram muito bem. Ambos possuem uma boa voz e Kerry possui uma ótima extensão vocal. Se bem que em “Somebody to Love” as notas mais altas foram jogadas para a plateia, né espertinha?

A garota é uma cantora de peças musicais, portanto sua afinação é impecável. Entre as peças que interpretou está o musical We Will Rock You, formado apenas por canções do Queen. Brian May sempre foi apaixonado pela voz de Ellis. Gostava tanto que chegou a produzir seu primeiro álbum solo, Anthems (2010). Na sequência, saíram em turnê pela primeira vez. Uma segunda gira ocorreu em 2012 com a intenção de arrecadar dinheiro para a Born Free Foundation, instituição criada para cuidar de animais silvestres, que conta com o apoio da dupla. Foi daí que nasceu o CD Acoustic By Candlelight, presente nesse pacote.

Há algumas variações no repertorio do CD e do vídeo e algumas pequenas diferenças nos arranjos. No compact disc foram retirados os poucos momentos em que o rapaz recorre à sua guitarra, como na linda interpretação de “Last Horizon”, deixando o material com uma cara ainda mais intimista. O CD/Blu-ray conta com uma ótima qualidade de gravação e certamente irá agradar aos fãs, desde que não estejam esperando um show de rock com guitarras falando alto, é claro.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Intimista

Faixas:
Blu-ray:
      01)   I Who Have Nothing
      02)   Dust In The Wind
      03)   Born Free
      04)   Somebody to Love
      05)   Nothing Really Has Changed
      06)   Life Is Real
      07)   The Way We Were
      08)   ´39
      09)   Something
      10)   Last Horizon
      11)   Love of My Life
      12)   The Kissing Me Song
      13)   Tie Your Mother Down
      14)   We Will Rock You
      15)   No-One But You (Only The Good Die Young)
      16)   Crazy Little Thing Called Love

CD:
      01)   Born Free
      02)   I Loved a Butterfly
      03)   I Who Have Nothing
      04)   Dust In The Wind
      05)   The Kissing Me Song
      06)   Nothing Really Has Changed
      07)   Life Is Real
      08)   The Way We Were
      09)   Something
      10)   Love of My Life
      11)   I´m Not That Girl
      12)   I Can´t Be Your Friend
      13)   In The Bleak Midwinter
      14)   Crazy Little Thing Called Love
      15)   No-One But You (Only The Good Die Young)