quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Scooby Doo And Kiss: Rock n Roll Mystery (2105):



Por Davi Pascale

Kiss faz nova parceria com a empresa Hanna-Barbera. Em sua primeira animação, os mascarados de Nova Iorque dividem a telinha com o divertido Scooby Doo. DVD já foi lançado...

Embora esse seja o primeiro desenho animado do Kiss, essa não é a primeira produção ao lado de Hanna-Barbera. O lendário filme Kiss Meets The Phantom Of The Park, lançado no Brasil com o nome de Kiss e o Fantasma das Trevas, foi uma parceria dos músicos com o estúdio. O desenho traz algumas referências ao longa.

Assim o como o filme de 1978, toda a confusão ocorre em um parque de diversões em uma noite em que ocorrerá uma apresentação do Kiss. Dessa vez, contudo, os músicos não são meros convidados. Eles são os donos do parque (Kiss World). Outras semelhanças são os superpoderes emprestados aos músicos. Paul Stanley com sua visão raio-x, Gene Simmons cuspindo fogo. Os músicos se teletransportando (com a diferença que na antiga película, esse poder era exclusividade do Spaceman). Além da cena inicial ocorrida em uma montanha russa e os créditos iniciais ao som de “Rock n´ Roll All Nite”.

Na historinha, Daphne é apaixonada pelo Starchild (Paul Stanley) e arma uma cilada para que seus amigos – Velma, Fred, Salsicha e o velho cachorro Scooby – levem ela ao show que ocorrerá na noite de Halloween. Quando chegam ao local, descobrem que o parque realmente está com problemas e resolvem ajudar os músicos à decifrarem o mistério. The Demon (Gene Simmons), não está muito confiante da idéia, mas os demais músicos convencem o linguarudo à aceitar a ajuda dos colegas. 

Animação traz várias referências da Kisstory

Juntos, precisam decifrar o mistério e resolve-lo antes do início da apresentação. Uma bruxa que está atrás de um poderoso diamante do grupo (Black Diamond) está aterrorizando o parque. Precisam detê-la o quanto antes e manter o diamante à salvo. Assim como no filme Detroit Rock City (1999), há várias referências à kisstory. A vidente Chikara, o ancião The Elder, o vilão Destroyer, o universo paralelo Kissteria. Sem contar nos personagens Shandi Strutter e Dellilah Domino. Há ainda Stanley pintando um retrato de Daphne (para quem não sabe, ele realmente pinta telas) e a menção ao enorme merchandising da banda.
   
O papel dos músicos não é muito diferente do tão odiado filme dos anos 70: músicos com superpoderes que combatem o mal e levam alegria para as pessoas através de sua música. A diferença é que desenho animado sempre vendeu a idéia de que tudo é possível ocorrer ali. Seja na incrível velocidade do Taz Mania, seja nas trapalhadas de Pernalonga, seja na historinha do Kiss. E funcionou bem! E já que muitos estão atacando os músicos pelo projeto, vale lembrar que essa não é a primeira vez que um artista de rock se aventura nesse universo. Que o diga as várias participações na série Os Simpsons ou ainda a animação Yellow Submarine (The Beatles). 

O desenho é extremamente bem feito e conta com diversos efeitos, além de uma música escrita especialmente para o projeto. Vi algumas pessoas reclamando da dublagem em português. Assisti com o áudio original, mas não duvido que tenha ficado ruim. A dublagem do filme dos anos 70 já não era nenhum primor. Contudo, esse desenho é legal assistir com o áudio original, já que foram os próprios músicos que gravaram as vozes dos personagens. O DVD ainda não foi lançado no Brasil, mas a prensagem importada (tanto do DVD, quanto do Blu-Ray) conta com legenda em português. O desenho é muito bacana. Deixe a raivinha de lado e se divirta. Caso contrário, o senhor não ganhará um biscoito Scooby...