quinta-feira, 1 de maio de 2014

The Beatles: The Decca Tapes (2014)


Por Davi Pascale

O selo Discobertas acaba de colocar à disposição essa gravação lendária do quarteto que saiu de Liverpool para cair na boca de todo o mundo.  Todo fã que se preze tem esse disco em sua coleção. Durante muito tempo, os colecionadores correram atrás de bootlegs importados com esses registros. Embora os registros que conheça apresente boa qualidade de som, o preço nem sempre era muito amigável. Com essa edição nacional, e também não oficial, a situação fica um pouco mais fácil. Os admiradores mais jovens e não tão endinheirados podem adquirir o produto por um preço acessível e sem rodar muito.

Em 01 de Janeiro de 1962, quatro rapazes que sonhavam em viver de música chegaram aos estúdios da Decca, em Londres, por volta de 11:00h para realizarem uma gravação teste. Ao lado deles estava Brian Epstein, dono de uma loja de discos que estava empresariando o quarteto. Esses quatro meninos se denominavam The Beatles. Palavra criada pelos próprios, onde misturavam ‘beat’ (batida) com ‘beetles’ (besouro).

Brian se atentou ao grupo quando alguns garotos entraram em sua loja perguntando sobre um disco dos Beatles cantando “My Bonnie”. O registro na verdade era de Tony Sheridan. A banda havia sido contratada para acompanhá-lo nas gravações. De todo modo, esse vinil acaba trazendo os primeiros registros fonográficos dos fab four. Sheridan simpatizou com os músicos e autorizou que, além do material dele, registrassem duas músicas sem ele. As escolhidas foram “Ain´t She Sweet”, cantada por John Lennon, e a instrumental “Cry For a Shadow”. Na ocasião, Epstein não ligou uma coisa à outra e disse que nunca havia ouvido falar naquele nome. Astuto que só, correu atrás de informações e descobriu que costumavam se apresentar em um clube ali mesmo em Liverpool que atendia pelo nome de The Cavern.

 
Brian Epstein mudou o visual da banda e conseguiu contratos melhores

Sem perder tempo, foi checar. Gostou do que viu. Ficou espantado com a energia da apresentação e com o estardalhaço que causavam. Se ligou que havia um pote de ouro em sua frente e começou a empresariá-los. Foi dele a idéia de usarem ternos e penteado para frente. Foi dele também a idéia de criar uma postura de palco. Nascia aí o primeiro problema. Pete Best, baterista até então, se recusava a mudar seu visual, o que acabou criando um mal-estar. Não há como negar a qualidade do trabalho desenvolvido por Epstein. As apresentações passaram a ocorrer em melhores condições (locais melhores, sets menores), a agenda cresceu, assim como o cachê do grupo. Só o que faltava era um contrato. Depois de bater nas portas de diversas gravadoras, finalmente conseguiu uma audição. Essa que temos em mãos agora.

A audição estava marcada para às 11:00h. Os rapazes chegaram. Os executivos, não. Todo esse atraso da equipe da gravadora gerou um grande nervosismo entre os músicos. O staff inicial era formado pelo superintendente Dick Howe, o co-produtor Mike Smith (braço direito de Dick), o engenheiro de som Peter Attwood e o assistente de gravação Tony Meehan (que mais tarde criou fama como baterista do The Shadows). Para aumentar ainda mais a insegurança, Mike proibiu os garotos de utilizarem os amplificadores que haviam levado. Disse que a audição teria que ser realizada com o equipamento do estúdio.

Por volta de 14:00h, o teste se finalizava. Quinze músicas foram registradas nesse período. Entre essas, estavam duas canções que seriam re-gravadas posteriormente para o disco With The Beatles: a agitada “Money” e a balada “Till There Was You”. Além de 3 composições da dupla Lennon/McCartney (“Hello Little Girl”, “Like Dreamers Do” e “Love of the Loved”), também foram registradas várias músicas que interpretavam nos clubes. Algumas, como “Memphis, Tennessee” e “Besame Mucho”, seus fãs mais afoitos já conhecem pelas versões ao vivo de álbuns como “Hamburg, 1962” e Live at the BBC”. 

O grupo foi reprovado porque grupos com guitarra estavam saindo de moda

No dia, apenas 3 funcionários apareceram. Dick Howe não compareceu à audição e, por isso, o grupo não teve um retorno imediato. Após os términos das gravações, Mike informou à Brian Epstein que precisava mostrar o material para Dick e que assim que possível entrariam em contato.

Dois meses se passaram até que os Beatles finalmente receberam a notícia de que haviam sido reprovados. Duas razões foram apresentadas. A primeira era a de que grupo com ênfase em guitarra não tinha mais futuro e a outra era de que haviam acabado de contratar o Brian Poole and the Tremeloes que julgavam serem mais profissionais e com mais potencial. Ironicamente, a musica mais famosa do conjunto que tomou o lugar deles é “Twist And Shout”, faixa que encerra o disco Please Please Me (o debut lançado pela EMI) e que é mais lembrada pela versão dos Beatles do que pela versão de Brian Poole. A decisão de não contratá-los, considerada a maior gafe da história do rock, foi tomada pela dupla Dick Rowe e Mike Smith.

Não demoraria muito e Pete Best seria substituído por Ringo Starr. E com essa formação (John, Paul, George e Ringo) tendo o genial George Martin por trás, dominariam o mundo da música de uma forma nunca vista antes. Não se assuste com a história alternativa dentro do encarte do CD. Aquele texto na verdade é uma história criada para a contracapa do LP que nada tem a ver com a realidade. Tanto que logo embaixo traz os dizeres: “The Untold Story of the Decca Tapes” is a work of historical fiction. Ou no bom e velho português: “The Untold Story od the Decca Tapes” é uma ficção cientifica. A história contada aqui é a verdadeira história. A certeza de que a gravadora Decca deixou a sorte escorrer entre seus dedos. Os executivos se arrependeram tanto que, pouco após a explosão dos rapazes de Liverpool, contrataram um outro grupo com ênfase na guitarra e cabelos desajustados, os Rolling Stones. Essa fica para um outro post.

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Mágico

Faixas:
      01)   Like Dreamers Do
      02)   Money
      03)   Til There Was You
      04)   The Sheik of Araby
      05)   To Know Her Is To Love Her
      06)   Take Good Care of My Baby
      07)   Memphis, Tenneessee
      08)   Sure to Fall
      09)   Hello Little Girl
      10)   Three Cool Cats
      11)   Crying Waiting Hoping
      12)   Love of the Loved
      13)   September In The Rain
      14)   Besame Mucho
      15)   Searchin´