segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Don´t Stop Believin´: Everyman´s Journey (2012):





Por Davi Pascale

Trago hoje mais um documentário que descobri fuçando na Netflix. Filme foca na história de seu novo vocalista e traz imagens bem interessantes.

Normalmente quando uma grande banda realiza um documentário, tende a ser em cima de sua trajetória ou de um disco em específico. Nesse caso, é sobre um período de sua história. Para ser mais preciso, de sua fase mais recente.

É muito difícil um grupo se reerguer depois de perderem um vocalista onde os fãs possuem tamanha admiração e que possui um estilo bem característico. Pouquíssimas vezes na história presenciamos essa superação. E eles conseguiram isso com um ilustre desconhecido.

A história é um pouco parecida com a do Judas Priest e o Ripper Owens. Quando o emblemático Rob Halford se afastou do grupo, os músicos correram atrás de um vocalista cover que tivesse as mesmas características. E assim, Owens entrou na história. O Journey foi parecido. Neal Schon, guitarrista e líder do grupo, começou a revirar o Youtube assistindo cantores que tivessem registrado alguma musica do Journey. Chegou assim em um garoto das Filipinas, Arnel Pineda.

Esse é o foco principal de Don´t Stop Believin´. Como chegaram nele, como ele recebeu o convite, as primeiras impressões, a audição que realizou, os primeiros shows com ele, as reações da imprensa e do publico. E, claro, de onde ele veio.

Longa conta história de Arnel Pineda

Como vários de nossos heróis, o garoto teve uma história repleta de dificuldades. Perdeu sua mãe cedo, morou na rua, cantava em troca de comida. Arnel comenta sobre as dificuldades de sua infância, sobre sua relação com bebidas, drogas e até uma perda temporária de sua voz.

A banda faz um breve retrospecto de sua trajetória, onde tentam explicar a saída de Steve Perry, comentam sobre a mudança da sonoridade do conjunto quando esse se juntou à eles, o afastamento de Steve Augeri, mas eles pularam o período em que Jeff Scott Soto esteve no conjunto. Sim, foi curto, eu sei. Não chegaram nem a registrar um CD juntos, mas já que tiveram essa preocupação de fazer esse panorama poderiam ter explicado a não continuidade com ele. Algo que foi alvo de fortes críticas na época.

Everyman´s Journey traz imagens bem interessantes de bastidores. Flashes dos músicos na estrada, nos estúdios, nos palcos. Sua relação com os fãs. Demonstra Arnel Pineda como um garoto simples, ainda desacreditado com suas conquistas. O cantor diz não se incomodar com as críticas de parte dos seguidores e que até entende o ponto de vista deles.

De todo modo, o garoto venceu na história. Journey pode não ter mais a popularidade que tinha na época de Steve Perry, mas enfrenta seu melhor momento entre todas suas idas e vindas. Pelo menos em relação à shows, o grupo está bem mais forte do que nos anos 90 e início dos anos 2000. E isso se deve, em parte, pelos fãs terem abraçado o novo cantor.

Don´t Stop Believin´: Everyman´s Journey é um filme de rock, mas acima de tudo, de esperança e superação. Registro bem interessante que merece ser conferido por seus inúmeros admiradores.