terça-feira, 7 de abril de 2015

Blondie – Live By Request (2004):



Por Davi Pascale

Em 2003, Blondie lançava seu oitavo álbum de inéditas, The Curse of Blondie. O trabalho era o segundo desde sua volta em 1997. O anterior, No Exit, havia colocado o grupo de volta às paradas com o hit “Maria”. O disco não conseguiu repetir o sucesso comercial, mas agradou seus seguidores. A apresentação ocorrida no ano seguinte, gravada como um especial de TV, provava estarem em uma ótima fase enquanto instrumentistas. 

Embora seja um programa de televisão, esse DVD faz parte da videografia oficial do conjunto. Não se trata daqueles ‘piratas oficiais’ que invadem as bancas e livrarias por aí. Muitos se dirigem ao grupo de Debbie Harry como um grupo disco, mas é um erro. É verdade que se utilizaram do gênero para a criação de algumas músicas, como o megahit “Heart of Glass”, mas eles sempre foram mais do que isso. Sua sonoridade sempre foi uma mistura de diferentes vertentes. Do funk ao regggae. Do disco ao punk. Do pop ao rock. Criaram uma sonoridade própria. Há quem ame, há quem odeie. Nas apresentações, contudo, especialmente a desse DVD, o lado rock fala mais alto. Por isso, me senti à vontade para comentar dele por aqui.

Live By Request é um programa televisivo do canal A&E, onde o artista cria seu repertório a partir do pedido do publico. Alguns por carta, mas a maioria por telefonemas. A idéia é muito legal, mas poderiam ter aberto ao menos um pedido para alguém da platéia. Antes de pedir a canção, a pessoa se identifica e tem a oportunidade de trocar rápidas palavras com o artista. Para o fã, isso é praticamente a realização de um sonho. Infelizmente, as pessoas que telefonaram deixaram seu lado admirador falar muito alto e ficavam apenas rasgando elogios ao artista. Principalmente à cantora Debbie Harry, que ouvia com atenção e agradecia educadamente aos comentários. Nenhum depoimento marcante por conta dos participantes.

A apresentadora também é fraquinha e não soube explorar a entrevista com os músicos. Os comentários sempre meio bobinhos e com muita babação de ovo, não soube aproveitar as deixas que os músicos deram. Uma pena! Esse pessoal tem muita história para contar. Mas porque, resolvi recomendar o vídeo, apesar dos pesares? Porque os comentários são extremamente curtos. A música é o que fala mais alto no programa e a performance é realmente muito boa.

Músicos atendem pedidos dos telespectadores

Quando gravaram esse programa, já havia 7 anos que eles haviam retornado à ativa. Os músicos estavam muito entrosados. Vale destacar a performance do baterista Clem Burke, cada vez mais preciso, e da cantora Deborah Harry, carismática e extremamente afinada. Na época, ela se aproximava dos 60 anos (agora, se aproxima dos 70), mas estava em melhor forma física do que quando fez o DVD Live, 5 anos antes.

No show, o lado rock fala mais alto, o som é mais puro. A bateria se faz mais presente, as guitarras ganham mais volume. Músicas como “Hangin´ On The Telephone”, “Rip Her To Shreds” e “Call Me” se tornam empolgantes. As grandes surpresas, contudo, são a versão rock de “Good Boys” (musica de trabalho do momento, onde o arranjo original contava com uma pegada mais dançante) e “Accidents Never Happen”, uma canção de Eat To The Beat que não costuma ser muito lembrada. O DVD ainda traz de bônus 4 canções que não foram ao ar na ocasião. A que mais me chamou a atenção foi “(I´m Always Touched By Your) Presence, Dear” do inicinho da carreira. Outro momento bem interessante foi a versão acustica de “The Dream´s Lost On Me”.

O vídeo não é muito longo. São pouco mais de 90 minutos (já contando o material extra) e a qualidade imagem/som é muito boa. Se você é fã do grupo nova-iorquino, Live By Request é diversão garantida. E se não conhece muito, é uma boa porta de entrada. Afinal, suas principais canções estão aqui.

Nota: 9,0/10,0
Status: performance bem profissional

Faixas:
01)  Dreaming
02)  Hangin´ On The Telephone
03)  Accidents Never Happen
04)  Tide Is High
05)  Good Boys
06)  Undone
07)  Rip Her To Shreds
08)  One Way Or Another
09)  Rapture
10)  X Offender
11)  Call Me
12)  Union City Blue
13)  Heart of Glass
14)  The Dream´s Lost On Me (Bonus)
15)  End to End (Bonus)
16)  Hello Joe (Bonus)
17)  (I´m Always Touched By Your) Presence, Dear (Bonus)
18)  Good Boys (videoclipe)
19)  Galeria de Fotos