domingo, 19 de abril de 2015

Queda nos ingressos: exploração ou falta de interesse?



Por Davi Pascale

Recentemente foi postado, em um site sobre rock/metal, um artigo que dizia o quão em baixa estava o heavy metal, culpando o publico e usando como justificativa o fato dos ingressos do festival Monsters of Rock e dos dias de heavy metal no Rock in Rio não terem se esgotado (na verdade, atualmente Metallica e System Of a Down já estão com noites esgotadas). Não preciso nem dizer que a desculpa não poderia ter sido mais fajuta. O que me faz questionar quem teria escrito tamanho absurdo: um novo ouvinte ou um empresário frustrado.

Para início de conversa, é preciso deixar claro que o fato de não esgotar ingressos não quer dizer necessariamente que o espetáculo será um fracasso. Isso só saberemos no dia, para falar a real. Mas seguindo a lógica do autor... Um grupo que vendeu 90% dos ingressos está em baixa? Faça-me o favor... Depois que há uma razão para a queda dos ingressos nos espetáculos do Brasil e isso está longe de ser por falta de interesse de público.

Pelo contrário, os músicos da cena de heavy metal costumam ir embora daqui maravilhados com a receptividade. Eles vêm ao Brasil esperando tocar no meio de uma floresta com macacos em volta e quando chegam aqui se deparam com todas as exigências cumpridas, fãs calorosos que sabem as letras de suas canções de cor e que perseguem os músicos em hotéis e aeroportos em busca de fotos/autógrafos, mesmo quando o cara não é um artista lendário. O cara sai daqui se sentindo os Beatles. Tuomas Holopainen do Nightwish, somente para dar um exemplo, comentou na época da cantora Anette Olson que a prova de fogo da cantora seria passar pelo publico da America do Sul, onde os fãs costumavam ser mais fanáticos. E um dos países citados como exemplo pelo músico foi justamente o Brasil. Tobias Sammet do Edguy já chegou a rasgar elogios para o nosso país em documentário da banda. Portanto, falar que o publico não apóia é de uma sandice total.

A razão para essa queda na venda de ingressos, na minha visão seriam 3: excesso de shows (muitos shows, muito próximos), valor abusivo nos ingressos (basta comparar os valores nos outros países) e a situação econômica do nosso país. São poucas as pessoas em nosso país que ganham realmente bem e muitas vezes o cara precisa escolher qual show ele irá dessa vez. Há quem questione a alta do dólar. Realmente o valor está absurdo e pode, sim, influenciar, mas a verdade é que a exploração no valor dos ingressos já está ocorrendo há um bom tempo. Existem shows que estou assistindo pela segunda, terceira, quarta vez e que se for comparar ao que paguei na primeira vez a diferença no valor pode chegar até 10x mais. E isso já ocorre há mais de 10 anos. Tudo bem, a economia do país, os afetos de download (que faz com que os músicos foquem mais os shows e acredito que a gravadora leve uma fatia, já que disco não vende mais tanto quanto antes), etc, podem ter colaborado, mas será que à ponto de multiplicar 6, 7, 10 vezes o valor final? Duvido! Nada me tira da cabeça que estamos sendo explorados. E o pior de tudo, não foram somente os shows internacionais que subiram de preço... Será que a culpa é realmente e unicamente do publico?