domingo, 12 de janeiro de 2014

Haim – Days Are Gone

por Rafael Menegueti
Haim - Days Are Gone
Três jovens irmãs de Los Angeles, com a música nas veias da família, se juntam e montam uma banda de rock. E acabam virando uma nova sensação mundial. Sei que todos nos já ouvimos falar dessas bandas de irmãos e logo pensam “já vi esse filme”, nomes como o Kings of Leon, Oasis, Beach Boys, Hanson e muitos outros são lembrados. Você pode até ter visto muito disso por aí, mas com certeza você nunca OUVIU algo como isso que eu citarei agora.

Estou falando do Haim, a banda que simplesmente surpreendeu e explodiu em 2013 com seu álbum de estréia, “Days Are Gone”. Formada por Danielle Haim (Vocais, Guitarra), Este Haim (Baixo, Backing vocals) e Alana Haim (Guitarra, teclados), a banda já era uma das mais comentadas antes mesmo do lançamento desse disco. Em 2012 já se ouvia falar nelas como a grande promessa da música. E elas confirmaram as expectativas com seu excelente debut, lançado em setembro passado.

Esqueçam o rotulo de “versão feminina dos Strokes” dado por alguns por aí. Apesar de serem próximas de Julian Casablancas, o som do Haim é bem mais abrangente do que o do Strokes. Trata-se de uma mistura interessante de estilos como o indie rock com o R&B, o pop e o folk norte-americano. Cheio de sintetizadores e com as próprias garotas como compositoras, o disco de estréia impressiona pela simplicidade e pela criatividade das garotas. Faixas com uma instrumentação simples e com cadencia constante fazem do disco uma ótima escolha pra quem quer ouvir algo mais relaxante.

Da esq. para a dir.: Alana, Danielle e Este Haim
Os principais singles da banda, “Falling” e “Forever”, alem da excelente “The Wire”, prendem a atenção do ouvinte a cada ouvida. Por todo o álbum é possível escutar influencias de variados estilos. Surf rock, Hip-hop, eletrônico, aqui encontramos tudo, bem dosado e com arranjos muito bem produzidos. 


A banda vem conquistando cada vez mais espaço no cenário indie com “Days Are Gone”, chegando inclusive ao primeiro lugar nas paradas britânicas e em segundo nos EUA. Por isso elas já são consideradas a grande revelação do pop rock alternativo mundial. Portanto se você gosta de música abrangente e com várias misturas de estilos, vale a pena conferir “Days Are Gone”, e acompanhar os próximos passos das irmãs californianas.

Nota: 8,5/10


Status: Versátil e inovador


Faixas:

1. Falling
2. Forever
3. The Wire
4. If You Could Change Your Mind
5. Honey & I
6. Don't Save Me
7. Days Are Gone
8. My Song 5
9. Go Slow
10. Let Me Go
11. Running If You Call My Name
12. Send Me Down (bônus versão Deluxe)
13. Edge (bônus versão Deluxe)
14. Falling (Remix) (bônus versão Deluxe)
15. Go Slow (Demo) (bônus versão Deluxe)